Avalie o Fit cultural dos candidatos

6 dicas de como avaliar o fit cultural dos candidatos

Basicamente, o fit cultural pode ser definido como o processo de identificar se o candidato tem um perfil que se encaixa ao da corporação contratante. Essa análise é extremamente importante para a empresa, pois minimiza as chances de erros na contratação — diminuindo, consequentemente, a rotatividade e ampliando a segurança dos colaboradores.

Para ser bem feita, essa avaliação requer bastante planejamento e conhecimento sobre a própria cultura organizacional, além de um processo de recrutamento e seleção preciso e disciplinado. Não à toa, muitos gestores têm dúvidas no momento de realizar as suas etapas.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos detalhar algumas dicas valiosas para você definir o fit cultural dos seus candidatos. Ficou interessado? Então, siga com a leitura para conferir!

O que é e como funciona o fit cultural na empresa?

Quando usada como verbo, “fit” é uma palavra em inglês que significa “servir”. Nesse caso, trata-se de algo que combina bem em uma determinada circunstância — como um sapato ou uma calça jeans que é exatamente do seu número. Tendo em conta essa perspectiva, o fit cultural se refere ao colaborador que se adapta bem ou é compatível com a cultura organizacional da empresa.

Essa perspectiva é muito usada como método eliminatório pelos setores de RH e/ou pelas companhias que dirigem processos seletivos. Em outras palavras, a falta dessa compatibilidade cultural para trabalhar em uma instituição pode ser uma das causas pelos quais não se é contratado. É indispensável, portanto, que o candidato conheça os valores e a rotina da empresa antes de ir para a entrevista.

Como desenvolvê-lo em sua organização?

Para realizar a escolha certa de um candidato que se encaixa com a vaga, é preciso, antes de tudo, entender o que a empresa deseja para o futuro desse colaborador e da sua própria cultura. O ideal, portanto, é que a organização tenha um culture code — ou código de cultura organizacional — no qual devem estar descritas as suas principais diretrizes de forma clara e objetiva.

Uma das melhores alternativas para construir esse culture code é elencar palavras, expressões e frases que definam os valores centrais da empresa. Esses comportamentos listados devem estar disponível para todos e ser divulgadas publicamente, servindo como uma maneira de consolidar a marca tanto diante do público quanto dos seus colaboradores.

O culture code serve não só para lembrá-los ao longo do tempo de quais são as diretrizes a serem preservadas, mas também para introduzir os trabalhadores novatos na cultura organizacional. A partir, então, da elaboração desse documento, é que é possível escolher os candidatos com melhor fit cultural.

Quais são as dicas para avaliar o fit cultural dos candidatos?

Bom, agora que ficou clara a importância desse assunto, é hora de vermos como é possível avaliar a compatibilidade cultural dos candidatos à vaga já durante a seção e o recrutamento, certo?

1. Conheça a cultura organizacional

O primeiro passo para fazer uma boa análise do fit cultural dos candidatos, como dissemos, é ter um profundo conhecimento sobre os valores e a cultura da própria empresa. Afinal, isso é o que servirá de base para direcionar todo o restante do processo seletivo.

2. Realize uma entrevista comportamental com os candidatos

A entrevista comportamental é muito importante para conseguir observar o perfil psicológico de cada candidato. Com ela, fica mais fácil saber, por exemplo, se o profissional tem as mesmas aspirações da corporação na qual está querendo se inserir. Além disso, ela tem a capacidade de apontar as potencialidades desse indivíduo. Assim, além de contratá-lo, já será possível ter um direcionamento sobre as ações que serão necessárias para desenvolver esse talento.

3. Avalie o histórico de trabalho

Avaliar o histórico de trabalho do candidato também é um passo importante para verificar o seu fit cultural. Isso porque, se o profissional atuou em empresas com culturas muito distintas, é provável que ele já tenha uma bagagem pouco favorável, capaz de gerar conflitos; da mesma forma, se esse aspirante à vaga atuou em organizações com uma cultura similar, a probabilidade de ele ter um perfil mais adequado se amplia.

4. Faça dinâmicas

Realizar dinâmicas é uma excelente forma de avaliar como o candidato se sai na prática. Com isso, é possível observar os níveis de liderança, flexibilidade, resiliência, competitividade, entre outras características importantes de acordo com as aspirações da corporação.

5. Entenda se o candidato equilibra a cultura ao seu desempenho profissional

Contratar um profissional compatível à cultura da empresa é muito importante, como vimos, mas isso não basta: ele precisa ter um desempenho à altura. Por isso, avalie bem se, além do perfil ideal para integrar o quadro de funcionários, o aspirante à vaga tem a especialização necessária.

6. Considere as opções de candidatura com bom senso e sabedoria

Por fim, é necessário avaliar todas as opções de candidatura com cuidado e cautela, levando em conta a realidade da sua corporação. Assim, as chances de se cometer um erro na contratação são bem menores, mantendo a cultura da organização e tornando-a mais competitiva.

Também é importante ressaltar, por outro lado, que o fit cultural é um conceito essencial para enriquecer e otimizar o processo de seleção nas organizações — mas não para enrijecê-lo. Então, tenha muita paciência e não descarte um candidato somente por um traço que o distingua da cultura da empresa, como uma má experiência isolada na sua trajetória ou idade, por exemplo. Foque nos valores principais, não em superficialidades.

Como vimos, para avaliar o fit cultural é necessária a elaboração de um processo seletivo estratégico e bem embasado na cultura da empresa. É importante que os colaboradores tenham capacidades, habilidades e pontos de vista variados para desenvolver ideias inovadoras, mas a essência da estratégia deve estar alinhada em todos, para garantir a produtividade e o sucesso da corporação.

E então, gostou do nosso artigo? Que tal contratar agora mesmo uma empresa que pode ajudar a avaliar o fit cultural dos seus candidatos? Entre em contato conosco e aproveite uma equipe especializada em processos de recrutamento e seleção de qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *