Imagem apresenta ambiente de trabalho descontraído e ilustra os benefício da liderança e motivação

Use a liderança e motivação para engajar os colaboradores

A liderança e motivação são elementos essenciais para o crescimento da empresa. Nesse momento, o papel do líder é extremamente importante, pois sua responsabilidade é manter sua equipe engajada, fazendo com que ela reconheça a sua importância para o bom desenvolvimento do negócio.

Neste artigo vamos lhe explicar qual a relação entre liderança e motivação, além de dar dicas para você manter a sua equipe comprometida com as metas da sua empresa. Acompanhe e aprenda!

O que é motivação?

Motivação é um conceito que está muito presente no meio empresarial. Porém, poucas pessoas sabem o que significa ter um funcionário motivado e qual o impacto disso na empresa. Por isso, antes de entender como melhorar a motivação dos seus colaboradores é essencial entender o que realmente significa esse conceito.

Motivação é uma força que impulsiona as pessoas a realizarem uma atividade da melhor forma possível. Isso significa que um funcionário motivado tem mais disposição para atingir suas metas e gerar os melhores resultados para a organização. É por isso que, quanto mais motivado, mais produtivo é o seu colaborador.

Qual o papel do líder na motivação?

O líder tem um papel essencial na motivação da sua equipe. Seu comportamento e sua forma de agir influenciam, diretamente, nos resultados dos colaboradores ao seu redor. Isso significa que, dependendo do estilo de liderança assumido pelo líder, a sua equipe pode gerar mais e melhores resultados.

Porém, sabemos que não é fácil construir e manter uma equipe engajada e motivada nas suas metas a longo prazo. Pode ser difícil conciliar as demandas do projeto e gestores da empresa com a capacidade da equipe de gerar resultados. Dessa forma, o seu time pode sofrer frustrações, diminuindo o seu engajamento nas suas atividades.

Pensando nisso, selecionamos 4 atitudes de liderança para manter sua equipe motivada. Descubra agora quais são elas!

1. Abra os canais de comunicação

Na hora de se comunicar com a sua equipe, é essencial ter em mente que não basta apenas repassar informações. Para manter os seus colaboradores motivados, é essencial permitir que eles deem sua opinião e participem das decisões em relação aos próximos passos do projeto.

Aprenda a dar e receber feedback e incentive esse comportamento nos seus colaboradores. Além disso, mantenha a transparência em relação ao que está acontecendo na empresa como um todo, incluindo os seus funcionários no processo de tomada de decisão.

2. Conheça sua equipe

É essencial saber qual o perfil dos seus colaboradores, bem como seus pontos fracos e fortes e anseios profissionais e pessoais. Dessa maneira, você poderá delegar as tarefas para os seus funcionários, de acordo com cada estilo de trabalho.

Além disso, ao entender onde eles querem chegar, você pode ajudá-los a direcionar suas energias nesse sentido. Assim sendo, os colaboradores percebem a preocupação do líder com eles como um todo, melhorando a sua satisfação com a empresa e a motivação para gerar os melhores resultados.

3. Participe ativamente do projeto

Ser líder não significa apenas delegar tarefas e acompanhar de longe. Para manter a motivação dos seus colaboradores você precisa dar o exemplo. É necessário que você se comprometa com o projeto e participe ativamente da sua execução.

Além disso, é preciso estar disponível para que a sua equipe tire suas dúvidas ou lhe procure caso surja algum imprevisto. Os seus colaboradores precisam se sentir seguros para realizar as suas tarefas da melhor maneira possível.

4. Deixe claro o que é esperado

Para ter colaboradores motivados, é essencial que eles saibam o que você espera deles. Deixe claras as metas e objetivos dos projetos, assim como os resultados esperados de cada um deles. Dessa forma, eles conseguem se engajar em suas tarefas para entregar exatamente o que você espera.

É de suma importância que você esteja pronto para engajar os seus colaboradores, e fazer com que eles gerem os melhores resultados para a sua organização. Investir na liderança e motivação é essencial para otimizar a produtividade e satisfação dos seus colaboradores com o seu trabalho.

Agora que você sabe como usar a liderança e a motivação para engajar os colaboradores, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a se tornarem melhores líderes!

10 comentários em “Use a liderança e motivação para engajar os colaboradores

  1. Silvania Cristina Coelho De Oliveira says:

    Olá,boa tarde.
    Ótimo texto, excelente conteúdo, são dica muito importante para que possamos aprimorar nosso conhecimento na área que atuamos.Pois investindo na liderança e motivação, a prosperidade de produtividade é certa. Hoje muitas empresa estão investindo em treinamentos, palestras de como trabalhar em equipe. Uma equipe é como se fosse uma engrenagem, composta por varias peças complementares. Portanto, saber trabalhar em equipe é fundamental para obter a sincronia e harmonia necessária para alcançar metas e objetivos.
    Saber lidar com as diferenças, estimular o comportamento positivo e cooperativo dentro de um ambiente saudável são fatores determinantes para o sucesso.Pois o ser humano são seres frágeis, e muitos necessitam de uma palavra de ânimo, de pessoas que ajude emocionalmente, as vezes á pessoa ao nosso redor só precisa de uma palavra de motivação, que diga o quanto ela é especial,o quanto o trabalho dela é importante,acredito que isso ajuda muito no âmbito de trabalho, emfim cria laços,companheirismo e acima de tudo cumplicidade e o um dos principais saber receber e dar críticas construtivas e sugestões de melhoria.
    Já a motivação eu particularmente entendo que é algo muito pessoal, pois eu mesmo sou muito.Pois motivação muitas vezes é acreditar em algo que ainda não aconteceu…
    É ser otimista, ter sonhos, acreditar no seu potencial,pensar positivo, não desanimar com os desafios alias animar diante dele,ter meta, foco, procurar algo que o inspire, emfim ter auto confiança.
    Já na liderança é muito importante dar oportunidade de fala, pois muitas vezes a melhor pessoa para dar dica e sugestão é o próprio colaborador, exemplo: a melhor pessoa para falar do processo ou do funcionamento do equipamento é o operador. Um outro exemplo: na segurança, a melhor pessoa para para ajudar a evitar o acidente é o colaborador que trabalha com o equipamento, pois ele que sabe qual é a correta postura dele com o equipamento, velocidade segura, manuseio e etc, já o Técnico em segurança sabe das informação técnicas que o fabricante menciona no manual, dos EPI´s e as medicas de segurança,( como citei anteriormente somente o colaborador, poderá ajudar com informações diárias, como aumentar a velocidade do equipamento sem risco de acidente, etc).
    Emfim, excelente conteúdo, pois somos todos iguais, elogiar quando for o caso e sempre procurar nos relacionar com o devido respeito, torna não só o ambiente de trabalho melhor,más também a nossa vida em família e sociedade. Um mundo melhor!
    Trabalhei a mais de quatro anos na Empresa Enesa Engenharia (terceirizada da Vale), na Usina da Adequação de Conceição, lá participei de alguns treinamentos, fui nomeada de Multiplicadora de Treinamento, fazia momentos de conscientização, e um dos treinamentos que me identifiquei muito foi o “Cinco sentidos para evitar acidentes na área de trabalho”gostei muito de fazer parte destes programas ( ele é mais voltado para área industrial),indico a vocês e um outro e o Sinergia ele aborda á questão do trabalho em equipe.
    Um forte abraço.
    Silvania Cristina.

    • Rhopen Consultoria says:

      Olá, Sil!
      Que bela contribuição. Obrigado.
      Você tem toda razão. Em nossa vida profissional e pessoal, o melhor caminho para a evolução é a valorização constante do ser humano. Acreditamos muito nisso. Espero que você continue acompanhando nossos conteúdo e contribuindo sempre. Conte sempre com a gente!

  2. Edio Carlos Gonçalves says:

    A motivação é muito importante para a equipe,sem ela não tem produção , não tem satisfação e a muito disperdicio, gosto muito que me motive ,que me dêem metas , me sinto importante na empresa.

  3. Alexandre Neuton Santos says:

    Ótimo conteúdo um bom líder é aquele que aprende a servir primeiro. Jesus foi assim Ele veio pra servir e se tornou o maior líder da humanidade. Um forte abraço à todos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *