27 de novembro de 2017

Use a liderança e motivação para engajar os colaboradores

Imagem apresenta ambiente de trabalho descontraído e ilustra os benefício da liderança e motivação

A liderança e motivação são elementos essenciais para o crescimento da empresa. Nesse momento, o papel do líder é extremamente importante, pois sua responsabilidade é manter sua equipe engajada, fazendo com que ela reconheça a sua importância para o bom desenvolvimento do negócio.

Neste artigo vamos lhe explicar qual a relação entre liderança e motivação, além de dar dicas para você manter a sua equipe comprometida com as metas da sua empresa. Acompanhe e aprenda!

O que é motivação?

Motivação é um conceito que está muito presente no meio empresarial. Porém, poucas pessoas sabem o que significa ter um funcionário motivado e qual o impacto disso na empresa. Por isso, antes de entender como melhorar a motivação dos seus colaboradores é essencial entender o que realmente significa esse conceito.

Motivação é uma força que impulsiona as pessoas a realizarem uma atividade da melhor forma possível. Isso significa que um funcionário motivado tem mais disposição para atingir suas metas e gerar os melhores resultados para a organização. É por isso que, quanto mais motivado, mais produtivo é o seu colaborador.

Qual o papel do líder na motivação?

O líder tem um papel essencial na motivação da sua equipe. Seu comportamento e sua forma de agir influenciam, diretamente, nos resultados dos colaboradores ao seu redor. Isso significa que, dependendo do estilo de liderança assumido pelo líder, a sua equipe pode gerar mais e melhores resultados.

Porém, sabemos que não é fácil construir e manter uma equipe engajada e motivada nas suas metas a longo prazo. Pode ser difícil conciliar as demandas do projeto e gestores da empresa com a capacidade da equipe de gerar resultados. Dessa forma, o seu time pode sofrer frustrações, diminuindo o seu engajamento nas suas atividades.

Pensando nisso, selecionamos 4 atitudes de liderança para manter sua equipe motivada. Descubra agora quais são elas!

1. Abra os canais de comunicação

Na hora de se comunicar com a sua equipe, é essencial ter em mente que não basta apenas repassar informações. Para manter os seus colaboradores motivados, é essencial permitir que eles deem sua opinião e participem das decisões em relação aos próximos passos do projeto.

Aprenda a dar e receber feedback e incentive esse comportamento nos seus colaboradores. Além disso, mantenha a transparência em relação ao que está acontecendo na empresa como um todo, incluindo os seus funcionários no processo de tomada de decisão.

2. Conheça sua equipe

É essencial saber qual o perfil dos seus colaboradores, bem como seus pontos fracos e fortes e anseios profissionais e pessoais. Dessa maneira, você poderá delegar as tarefas para os seus funcionários, de acordo com cada estilo de trabalho.

Além disso, ao entender onde eles querem chegar, você pode ajudá-los a direcionar suas energias nesse sentido. Assim sendo, os colaboradores percebem a preocupação do líder com eles como um todo, melhorando a sua satisfação com a empresa e a motivação para gerar os melhores resultados.

3. Participe ativamente do projeto

Ser líder não significa apenas delegar tarefas e acompanhar de longe. Para manter a motivação dos seus colaboradores você precisa dar o exemplo. É necessário que você se comprometa com o projeto e participe ativamente da sua execução.

Além disso, é preciso estar disponível para que a sua equipe tire suas dúvidas ou lhe procure caso surja algum imprevisto. Os seus colaboradores precisam se sentir seguros para realizar as suas tarefas da melhor maneira possível.

4. Deixe claro o que é esperado

Para ter colaboradores motivados, é essencial que eles saibam o que você espera deles. Deixe claras as metas e objetivos dos projetos, assim como os resultados esperados de cada um deles. Dessa forma, eles conseguem se engajar em suas tarefas para entregar exatamente o que você espera.

É de suma importância que você esteja pronto para engajar os seus colaboradores, e fazer com que eles gerem os melhores resultados para a sua organização. Investir na liderança e motivação é essencial para otimizar a produtividade e satisfação dos seus colaboradores com o seu trabalho.

Agora que você sabe como usar a liderança e a motivação para engajar os colaboradores, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a se tornarem melhores líderes!

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket


Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?

Escolha a unidade Rhopen que vai te atender:

Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.