11 de dezembro de 2017

Desempenho de RH: como melhorar a geração de resultados no setor

desempenho-de-rh-como-melhorar-a-geracao-de-resultados-no-setor

Melhorar o desempenho do RH é algo que sempre deve estar entre as principais preocupações de um gestor desse setor. Isso se dá, principalmente, pelo fato de o mercado ser muito competitivo e exigir muito do responsável pelos recursos humanos da organização.

Apesar de trabalhar com pessoas e fazer parte das chamadas ciências humanas, a área de RH tem o desafio crescente de trabalhar com números, pois as tarefas e ações precisam ser justificadas de maneira real, embasada em valores e indicadores.

Para avaliar o desempenho do RH e melhorar a geração de resultados em uma empresa, o responsável pelo setor pode estar sempre atento a alguns indicadores e fatores extremamente relevantes. Acompanhe o post e veja quais são eles!

Absenteísmo

Em casos nos quais as equipes se ausentam da organização, é fundamental que haja um controle dos motivos que fazem com que isso aconteça. É claro que existem situações — como no caso dos problemas de saúde — diante das quais a empresa precisa ser compreensiva, pois o funcionário não está faltando ao trabalho por vontade própria, mas sim por motivo de força maior.

No entanto, em casos de indisciplina, as punições devem ser executadas, pois a falta de funcionários gera custos e compromete a qualidade do atendimento aos clientes.

Nesse contexto, convém ao setor de recursos humanos quantificar numericamente os motivos apontados pelos colaboradores para justificar as suas faltas e assim definir o que é passivo de compreensão e o que não é, definindo também formas de combater esse problema.

Clima organizacional

Realizar uma pesquisa anual de clima organizacional pode ser muito importante para a tomada de decisões estratégicas no setor de RH. Pode-se pedir aos colaboradores, por exemplo, que dissertem sobre as condições de trabalho, as formas como são conduzidos e tratados pelos superiores na empresa, entre outras informações.

Tudo isso pode servir como base para a realização de melhorias internas, contribuindo assim para o engajamento dos funcionários com a empresa.

Turnover

Também conhecido como índice de rotatividade de colaboradores, o turnover expressa em números a quantidade de funcionários que saem e entram na empresa em um período determinado.

A partir desse número, pode-se verificar situações que ocorrem na empresa e propor melhorias. Se em um determinado setor há muita troca de funcionários, por exemplo, é sinal que algo está errado, como salários muito baixos ou uma chefia que não sabe tratar bem os subordinados, entre outras causas.

Treinamento e desenvolvimento de funcionários

Sempre que possível, devem ser feitos treinamentos para capacitar e motivar os colaboradores da empresa. No entanto, para garantir a qualidade das palestras, cursos ou workshops, deve-se analisar indicadores, como a solução de problemas que antes eram constantes.

Por exemplo, no caso de uma indústria que tem um número alto de acidentes de trabalho, a realização de um treinamento sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) permitirá mensurar a diminuição desse índice, podendo ser utilizado como comprovação da eficiência do trabalho realizado.

Acompanhar o desempenho do RH para melhorar a geração de resultados no setor é algo muito importante. E você pode receber várias dicas sobre isso em seu e-mail: basta assinar a nossa newsletter. Não perca tempo, temos certeza que nossas dicas serão de grande utilidade!

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket


Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?

Escolha a unidade Rhopen que vai te atender:

Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.