Melhorar o desempenho do RH é algo que sempre deve estar entre as principais preocupações de um gestor desse setor. Isso se dá, principalmente, pelo fato de o mercado ser muito competitivo e exigir muito do responsável pelos recursos humanos da organização.
Apesar de trabalhar com pessoas e fazer parte das chamadas ciências humanas, a área de RH tem o desafio crescente de trabalhar com números, pois as tarefas e ações precisam ser justificadas de maneira real, embasada em valores e indicadores.
Para avaliar o desempenho do RH e melhorar a geração de resultados em uma empresa, o responsável pelo setor pode estar sempre atento a alguns indicadores e fatores extremamente relevantes. Acompanhe o post e veja quais são eles!
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ToggleAbsenteísmo
Em casos nos quais as equipes se ausentam da organização, é fundamental que haja um controle dos motivos que fazem com que isso aconteça. É claro que existem situações — como no caso dos problemas de saúde — diante das quais a empresa precisa ser compreensiva, pois o funcionário não está faltando ao trabalho por vontade própria, mas sim por motivo de força maior.
No entanto, em casos de indisciplina, as punições devem ser executadas, pois a falta de funcionários gera custos e compromete a qualidade do atendimento aos clientes.
Nesse contexto, convém ao setor de recursos humanos quantificar numericamente os motivos apontados pelos colaboradores para justificar as suas faltas e assim definir o que é passivo de compreensão e o que não é, definindo também formas de combater esse problema.
Clima organizacional
Realizar uma pesquisa anual de clima organizacional pode ser muito importante para a tomada de decisões estratégicas no setor de RH. Pode-se pedir aos colaboradores, por exemplo, que dissertem sobre as condições de trabalho, as formas como são conduzidos e tratados pelos superiores na empresa, entre outras informações.
Tudo isso pode servir como base para a realização de melhorias internas, contribuindo assim para o engajamento dos funcionários com a empresa.
Turnover
Também conhecido como índice de rotatividade de colaboradores, o turnover expressa em números a quantidade de funcionários que saem e entram na empresa em um período determinado.
A partir desse número, pode-se verificar situações que ocorrem na empresa e propor melhorias. Se em um determinado setor há muita troca de funcionários, por exemplo, é sinal que algo está errado, como salários muito baixos ou uma chefia que não sabe tratar bem os subordinados, entre outras causas.
Treinamento e desenvolvimento de funcionários
Sempre que possível, devem ser feitos treinamentos para capacitar e motivar os colaboradores da empresa. No entanto, para garantir a qualidade das palestras, cursos ou workshops, deve-se analisar indicadores, como a solução de problemas que antes eram constantes.
Por exemplo, no caso de uma indústria que tem um número alto de acidentes de trabalho, a realização de um treinamento sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) permitirá mensurar a diminuição desse índice, podendo ser utilizado como comprovação da eficiência do trabalho realizado.
Acompanhar o desempenho do RH para melhorar a geração de resultados no setor é algo muito importante. E você pode receber várias dicas sobre isso em seu e-mail: basta assinar a nossa newsletter. Não perca tempo, temos certeza que nossas dicas serão de grande utilidade!