Cultura organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas, princípios, crenças, valores éticos e morais, hábitos e comportamentos internalizados no dia a dia de uma empresa. Ou seja, a cultura é a identidade corporativa de um negócio.
Ela influencia todos os membros da organização. Reforçando o comportamento dos seus profissionais, determina o que deve ser seguido ou evitado. Nesse sentido, a cultura organizacional impõe um modo particular de ser. Ela está para a corporação assim como a personalidade está para o indivíduo.
Em síntese, a cultura molda a identidade de uma organização. Você gostaria de saber mais sobre esse assunto? Continue lendo.
Você vai ver:
ToggleQual é a importância da cultura organizacional?
Ela desenvolve diretrizes como um fator fundamental para que a empresa alcance o sucesso. Ou seja, é um guia de ação para que todos os colaboradores exerçam suas funções em busca da missão, visão e valores definidos pela organização.
Conheça alguns benefícios de promover o fortalecimento da cultura.
Engaja os colaboradores
Além de fazer com que seus colaboradores sejam direcionados aos resultados, uma empresa que pretende manter uma cultura organizacional fortalecida precisa motivá-los e valorizá-los. Isso porque ela sabe que é por meio das pessoas que os objetivos são alcançados, sendo imprescindível empregar ferramentas que estimulem o engajamento dos seus profissionais.
A forma mais simples é usar avaliações e pesquisas internas. O departamento de RH ou uma empresa de consultoria especializada poderão contribuir nesse sentido. O retorno sobre o investimento de ter funcionários engajados faz com que sua empresa seja lucrativa, sólida e forte no mercado.
Manter um cultura organizacional forte vai contribuir para que os seus colaboradores se identifiquem com os valores expressos na cultura da empresa. Desta forma, ele se sentiram mais motivados a realizar um bom trabalha para que a empresa da qual eles fazem parte e com a qual compartilham seus valores, se torne ainda mais evoluída.
Aumenta a produtividade
Transformar uma empresa em um negócio produtivo é um grande desafio. Aumentar a produtividade requer que todos os processos sejam bem definidos. Nesse sentido, uma organização com cultura organizacional bem estruturada:
- localiza as falhas;
- investe em formação;
- cria um bom ambiente de trabalho positivo;
- mantêm a comunicação interna e com os clientes de forma eficaz;
- fornece feedback;
- repensa as suas estratégias operacionais;
- usa novas tecnologias em seu favor para melhorar seus processos produtivos, entre outros.
A cultura organizacional é um instrumento “vivo” e deve evoluir juntamente com a empresa e os comportamentos da sociedade. Ao atualizar a cultura da sua empresa, mantendo claros seus valores e objetivos, seu negócio acompanha a evolução do ambiente no qual está inserido. Como dissemos acima, uma cultura estabelecida é fundamental para a produtividade.
Retém seus talentos
Atualmente, um bom salário, por si só, não é mais capaz de atrair e reter os melhores colaboradores. A cultura organizacional vem se destacando como um dos quesitos que mais seduzem esses talentos. Sendo assim, essa atração começa nos processos seletivos, em que o recrutador identificará se o perfil do candidato atende à vaga e aos valores, missão e visão organizacional do negócio.
Os bons profissionais querem receber propostas de trabalho adequadas ao seu perfil profissional e pessoal. Eles desejam atuar em uma empresa cuja cultura valorize o seu desempenho e forneça condições de crescimento, isto é, chances de sucesso em suas carreiras. Ter esse alinhamento com os colaboradores é fundamental para retê-los.
Portanto, é produtivo que a cultura organizacional esteja bem clara e seja transmitida de maneira a chamar a atenção do mercado e, consequentemente, fortalecer a imagem de empresa empregadora. Atrair talentos no mercado é uma característica positiva de empresas que mantém uma cultura organizacional forte.
Melhora o clima da empresa
O clima organizacional está associado ao ambiente de trabalho, uma vez que é o reflexo da cultura organizacional. Ele diz respeito às percepções dos colaboradores sobre o local em que atuam.
Os comportamentos são influenciados diretamente de forma positiva ou negativa por essa cultura existente na organização. Desse modo, uma empresa com valores claros de respeito mútuo contribui para que os profissionais mantenham um clima saudável e harmonioso.
Tipos de Cultura Organizacional
Acima, abordamos as diversas vantagens de promover uma cultura organizacional forte e consolidada em uma empresa. Entretanto, existema ainda outras maneiras de caracterizar a cultura organizacional de acordo com o direcionamento que a cultura propõe. Veja abaixo:
Cultura de Pessoas
Quando uma empresa consolida seu valores e princípios tendo como base o ser humano, suas vontades e trajetória profissional e de vida, dizemos que esta é uma cultura voltada a Pessoas. Caracteriza-se por ser bastante humanizada e orientada a promover um ambiente de convivência e troca de ideias onde todos têm suas particularidades respeitadas.
Cultura da Inovação
As empresas querem inovar e estão atrás de ideias e soluções. A cultura da inovação vai muito além de ter novas ideias e está relacionada à capacidade de aplicá-las em busca de resultados que atendam às necessidades e expectativas do seu negócio. Empresas que adotam este modelo de cultura também se caracterizam pela agilidade e experimentação constante.
Cultura para Resultados
O importante neste formato é que todos conheçam as metas da empresa e atuem de forma a atingir os resultados esperados individualmente, por times, setores e de maneria global. Em uma cultura voltada para resultados, as metas costumam ser agressivas e os colaboradores têm seus rendimentos atrelados fortemente a resultados alcançados. Em mercados competitivos e de crescimento acelerado, este modelo é dominante.
Cultura de Poder
Siga o líder! Uma cultura de poder é caracterizada por lideranças fortes e uma hierarquia bem definida. Mas não confunda com abuso de poder. Em uma cultra de poder saudável as posições são conquistadas por mérito e os bons exemplos são compartilhados e seguidos. Neste formato é imprescindível que as lideranças estejam profundamente engajadas com os princípios da cultura da empresa. Assim, vão liderar pelo exemplo.
É importante salientar que um perfil não exclui o outro. Ou seja, uma empresa pode ter valores humanos bem desenvolvidos e alinhados na sua cultura organizacional e, ainda assim, ser extremamente focada em resultados. O importante é que este alinhamento seja perceptível e incorporado pelos colaboradores e parceiros do negócio.
Conclusão
Parece estar claro que a construção de uma cultura organizacional forte é um processo paralelo ao desenvolvimento do negócio em sí. Daí a importância de investir tempo e energia da consolidação dos valores, princípios, normas e condutas a serem propagados e entendidos como a cultura daquela marca. Ao consolidar a cultura do negócio, você imprime a sua marca em uma maneira de ser e agir diante das situações cotidianas do mercado no qual está inserido.
Contar com o apoio de uma empresa de consultoria de Recursos Humanos é essencial para garantir a construção de uma cultura que traduza a maneira de ser da sua empresa.