12 de novembro de 2018

People Analytics como uma nova tendência no RH? Confira!

O que você precisa saber sobre People Analytics

People Analytics é a aplicação de técnicas de Big Data e Business Intelligence à gestão de pessoas. Nesse método, são utilizados softwares específicos para coletar e analisar dados relevantes sobre os colaboradores, que sirvam como base para traçar estratégias efetivas para a empresa.

Essa tendência vem mudando drasticamente a forma como as organizações contratam, desenvolvem e se comunicam com seus colaboradores. Para saber mais sobre assunto, acompanhe o post!

O que você precisa saber sobre People Analytics

Para compreender o People Analytics, é preciso conhecer alguns aspectos básicos sobre o conceito: para que serve, por que vem ganhando espaço e quais são suas maiores vantagens. Veja abaixo mais detalhes sobre esses fatores.

Para que serve a ferramenta?

Com avanço da tecnologia, o volume de dados gerados no dia a dia de uma empresa se tornou muito maior do que alguns anos atrás. O People Analytics foi desenvolvido com o intuito de aproveitar ao máximo o potencial dessas informações, filtrando, cruzando e analisando cada uma delas.

Por que o People Analytics se tornou tendência no RH?

Ferramentas de análise de dados e inteligência artificial são tendência em todo o mercado de trabalho, e com o RH não é diferente. Isso acontece porque a tecnologia otimiza processos, aumenta a lucratividade, reduz o volume de tarefas operacionais e permite que os colaboradores tenham mais tempo para pensar estrategicamente.

Muitas empresas já cresceram e se destacaram no mercado justamente por apostarem na análise de dados. Quem deixar essa tendência de lado perderá cada vez mais espaço e competitividade.

Quais são os maiores benefícios?

Com o People Analytics, a empresa passa a conhecer melhor os seus colaboradores, atendendo com mais precisão suas necessidades profissionais e pessoais. A análise de dados permite que os líderes criem métodos para promover o engajamento e o bem-estar da equipe, o que melhora a employer brand e ajuda a atrair e reter talentos.

A ferramenta influencia diretamente na produtividade dos funcionários, já que identifica seus pontos fortes e fracos no dia a dia. Com essas informações em mãos, o gestor consegue elaborar o treinamento certo para melhorar o desempenho do time.

Além disso, há outras vantagens, como a chance de estruturar um plano de carreira alinhado às expectativas dos colaboradores, implementar uma política de remuneração competitiva e otimizar os processos seletivos, avaliando com exatidão o fit cultural dos candidatos.

Cases de sucesso com People Analytics

Muitas organizações ao redor do mundo já obtiveram ótimos resultados com essa técnica. Separamos dois cases para você se inspirar, confira!

Google

O Google foi a primeira empresa no planeta a utilizar o People Analytics. O primeiro passo foi criar uma análise automatizada para aumentar a eficiência do time de recrutamento, sem precisar contratar mais gente para o departamento. O sistema cruza informações para descobrir quais candidatos são mais qualificados em determinado processo seletivo.

Mais tarde, foi criada uma ferramenta para medir o engajamento dos funcionários. A ideia é se proteger dos concorrentes: como o mercado está sempre de olho nos empregados do Google, descobrir como motivá-los é essencial para traçar um plano de retenção de talentos.

Nielsen

Com alta taxa de turnover, a Nielsen não conseguia descobrir o motivo da saída dos seus funcionários, e investiu em People Analytics para resolver o problema. Assim, chegou a algumas conclusões e soluções:

  • era preciso melhorar o clima, o que foi resolvido com um programa de prevenção de atritos;
  • o primeiro ano é o mais importante para reter talentos. Por isso, foi criado o Golden Year, programa de acompanhamento especial para novos funcionários;
  • movimentos laterais são valiosos. Após uma conversa com os líderes, 40% dos profissionais que pretendiam deixar a empresa mudaram de cargo ou departamento, em busca de novos desafios.

Agora que você já conhece o People Analytics, que tal implementar a estratégia na sua empresa? Com isso, certamente será possível dar mais eficiência à gestão de pessoas e melhorar os resultados da organização!

Gostou do artigo? Conte nos comentários como você lida com análise de dados no dia a dia! Será um prazer tirar suas dúvidas sobre o assunto!

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket


Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?

Escolha a unidade Rhopen que vai te atender:

Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.