A importância de ter argumentos lógicos no processo de tomada de decisão é fundamental para alcançar os melhores resultados e evitar erros. A tomada de decisão consiste em saber escolher entre alternativas existentes. É o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros.
Consequentemente, é algo que exige muito de nós. Em uma empresa, os gestores são responsáveis por tomar decisões que refletirão diretamente no negócio. Pois, cada escolha tomada gera uma consequência, que nem sempre é prevista. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
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Toggle1. Identificação do desafio
Entender o problema é o primeiro passo a ser dado. Contudo, isso exige manter o equilíbrio emocional para compreender o que acontece. Afinal, para responder rapidamente a algum desafio e tomar uma boa decisão é necessário manter esse equilíbrio.
Hoje, isso é reconhecido como um importante aliado, ajudando os líderes no comando da sua equipe de trabalho, influenciando positivamente na produtividade e em decisões mais eficazes. O equilíbrio emocional promove um clima organizacional de bem-estar e automaticamente influência na lucratividade da empresa.
2. Coleta de dados
Em seguida é imprescindível obter o maior número possível de informações sobre o problema. Sendo uma forma de investigação, a coleta de dados tem se tornado uma atividade de grande auxílio no dia a dia dos gestores.
Basicamente, as informações servem para definir a direção que um projeto seguirá. Essa análise permite identificar todas as questões que envolvem o problema e, assim, as decisões poderão ser mais acertadas. Hoje, por meio da tecnologia, é possível obter facilmente relatórios e diagnósticos que incorporam todos os setores de uma organização.
3. Análise das informações
Os gestores frequentemente precisam fazer escolhas que impactarão na vida dos colaboradores ou de toda a empresa. Por isso, analisar as informações é de extrema importância. A tecnologia e o uso de softwares de gestão proporcionam uma abordagem e um tratamento com base em análises e investigação de informações, possibilitando escolhas com mais precisão, agilidade e facilidade.
As organizações estão investindo em análise de informações para chegar a um melhor posicionamento no mercado. Essa estratégia aprimora os investimentos feitos e auxilia no processo de tomada de decisão, uma vez que é fundamental ter ciência de todos os fatores envolvidos.
4. Determinação de alternativas
Após compreender o problema, conhecer todas as informações e analisá-las, chegou a hora de escolher a melhor alternativa para a resolução. A tomada de decisões envolve grandes incertezas, demandando que seja realizada de maneira analítica.
Assim, ao escolher uma alternativa focada em números, dados e registros financeiros atualizados, um gestor será capaz de executar o seu trabalho com mais segurança, ficando isento de problemas variados que são relacionados, por exemplo, com a veracidade da situação. Quando um colaborador prioriza o que é proveniente de planilhas e dashboards, em vez de sua mente, consequentemente reduzirá o índice de erros durante a tomada de decisões.
5. Decisão e acompanhamento de resultados
Decidir é escolher entre as diversas alternativas encontradas para solução do problema. Essa etapa é fundamental porque, além de decidir, você deverá acompanhar os resultados dessa escolha. Com o intuito de verificar e saber se será necessário fazer algum ajuste ou se tudo corre conforme o planejado.
Verifique o grau de eficiência na solução do problema. Faça o acompanhamento da decisão por meio do PDCA — planejamento, execução, checagem e ajuste —, ele facilita o gerenciamento desse processo. Caso seja necessário, repita alguma etapa do processo para garantir a eficácia das atividades realizadas.
Para que um profissional e uma empresa alcancem sucesso, é necessário que o processo de tomada de decisão seja baseado em fatos e não em intuição ou percepções individuais. Sendo assim, ao colocar essas 5 ações em prática, esse processo será mais eficiente e correto.
Gostou de saber sobre o assunto? Então, entenda como uma consultoria pode contribuir na tomada de decisão.