29 de outubro de 2022

Conheça os testes mais comuns em entrevista de emprego

Conheça os testes mais comuns em entrevista de emprego

Hoje em dia é comum que as empresas utilizem testes com uma abordagem cada vez mais psicológica, permitindo que analisem profundamente as competências técnicas e as características de um profissional, proporcionando uma contratação mais efetiva.

A partir desses testes, é possível destacar características e perfis de modo eficiente e rápido.

Conheça os mais comuns:

Teste AC (Atenção Concentrada)

Esse tipo de teste permite que o recrutamento e seleção avalie a capacidade do candidato de concentração e foco sob pressão. É uma ferramenta que ajuda a avaliar a cognição do candidato.

O candidato precisa identificar padrões de figuras, normalmente triângulos. É dado um padrão e o candidato precisa os encontrar em uma página com elementos misturados. A efetividade do teste se dá pelo número de acertos.

Teste QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica)

Esse teste permite analisar o comportamento do candidato em diferentes situações e grupos. Auxiliando em mostrar como o candidato se comporta em relação a situações adversas e trabalhos em grupo.

É realizado através de um questionário, onde é dada uma situação e o candidato precisa escolher a forma como ele reagiria.

Teste G-38 – Teste de inteligência

O G-38 analisa a capacidade de raciocínio lógico conforme a inteligência do candidato,

É aplicado de forma não verbal, apresentando 38 figuras gráficas com algumas ou uma parte faltando e ele precisa escolher a forma que mais se encaixa em relação àquela apresentada como resposta.

Teste HTP – House, Tree, Person

Esse modelo de teste é usado para entender aspectos da personalidade. Onde é requisitado ao candidato que desenhe uma casa, uma árvore e uma pessoa. E com o resultado em mãos é possível fazer uma interpretação da personalidade do indivíduo.

Teste HTM – Habilidade para Trabalho Mental

Esse tipo de teste testa as capacidades cognitivas dos candidatos, em 48 questões. Dessa forma é dividido em três partes iguais, onde cada parte aborda um conhecimento específico: raciocínio lógico verbal, raciocínio lógico numérico e raciocínio lógico abstrato.

Contrate com excelência 

A RHOPEN se preocupa com o Recrutamento e Seleção, solucionando o obstáculo e a dificuldade existente no mercado de contratar profissionais capacitados, impulsionando a empregabilidade e gerando excelência na hora de realizar as contratações. 

Confira alguns benefícios:  

Atração de talentos alinhados à cultura e valores da sua empresa 

Realizamos Processos Seletivos voltados às necessidades específicas do cliente e do mercado. Utilizamos as melhores soluções para encontrar os profissionais certos e mais qualificados para o seu time, eliminando os gastos com taxa de rejeição.  

Assertividade na seleção 

Analisamos competências relacionadas às atitudes e comportamentos de profissionais. Qualidades técnicas são mais aparentes. O perfil comportamental precisa de mais detalhamento. 

Maior segurança na contratação 

Mapeamos todo o mercado, identificando a densidade, nível de qualificação e exigências profissionais em determinada função ou cargo em uma localidade específica 

Redução de rotatividade 

A terceirização permite que a redução com a rotatividade dos profissionais seja quase zero, evitando atrasos. 

São mais de 12.000 profissionais treinados, 25.000 impactados diretamente por projetos de consultoria, mais de 6 mil participantes em processo de startups, além de atuação em mais de 11 estados brasileiros, EUA, México, Costa Rica e Moçambique. 

Quer contratar profissionais qualificados para a sua empresa?  

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Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.