18 de setembro de 2023

CHRO: o que é e qual a importância?

post_thumbnail-609227d9f91c17292d03b4a6f205f513-3

Faz tempo que o setor de RH não se limita as funções burocráticas do departamento pessoal. Assume, cada vez mais, uma posição estratégica utilizando o capital humano como o principal motor de sucesso dos negócios. É neste cenário que surge o Chief Human Resources Officer (CHRO).

Se você não sabe o que é CHRO, pode se tranquilizar. Este texto traz um panorama sobre o cargo, revelando sua importância para vencer os desafios relacionados à gestão de talentos e desenvolvimento de equipes. Acompanhe a leitura e saiba mais.

O que é um CHRO

Vamos iniciar revelando o que é CHRO. Esse cargo pode ser definido como a liderança de Recursos Humanos de uma empresa, ocupando o topo de hierarquia e estabelecendo uma relação de confiança com a alta administração.

Este profissional mantém os interesses da organização e dos colaboradores conectados, investindo em estratégias que transformam os times em equipes de alto desempenho. Para isso, suas principais responsabilidades e funções incluem:

  • desenvolvimento de líderes;
  • gestão estratégica de pessoas;
  • planos de atração e retenção de talentos;
  • promoção da saúde e bem-estar no trabalho.

Importância do CHRO para a empresa

Por se tratar de uma das peças-chaves para a alta gestão, o CHRO conhece os planos futuros da empresa. Com isso, pode trabalhar o capital humano a favor deles.

Tudo começa com o diagnóstico de pessoas, visando ajustar organogramas, cargos e salários, tornando-se uma empresa atrativa aos maiores talentos do mercado. Ao mesmo tempo, identifica as oportunidades de desenvolvimento, treinando os colaboradores para evoluir habilidades e conhecimento necessários para a sustentabilidade do negócio.

Esse trabalho influencia diretamente na construção de uma cultura organizacional positiva, sustentada por um ambiente saudável, inclusivo e motivador. Para os profissionais, é viável fixar raízes na empresa.

Continuam se desenvolvendo, melhorando sua performance, conhecendo intimamente as necessidades do negócio. Assim, tendem a tomar decisões cada vez mais precisas e contribuir ativamente para o crescimento da empresa.

Habilidades necessárias para um CHRO

A performance do CHRO está diretamente relacionada às habilidades desses profissionais. Veja quais se destacam.

Liderança e habilidades de comunicação

O CHRO deve ser um bom líder, tanto para sua equipe, como para as demais áreas. A comunicação clara e não-violenta é essencial para estabelecer boas relações, defender ideias e executar o planejamento estratégico de pessoas consistentemente.

Conhecimento em gestão de pessoas

Por lidar com todo o ecossistema de gestão de pessoas, o CHRO deve ter experiência e conhecimento sólido em:

  • recrutamento e seleção;
  • plano de desenvolvimento individual e de lideranças;
  • remuneração, cargos e salários;
  • gestão de desempenho;
  • clima organizacional e benefícios.

Pensamento estratégico

Para alinhar as práticas de RH com os objetivos de negócios da empresa, é necessário pensar estrategicamente. Quem pensa estrategicamente mostra-se orientado para o futuro, tem postura analítica e apresenta planos de ação pautados na consolidação e desenvolvimento do negócio.

Adaptabilidade e capacidade de mudança

Uma vez que o CHRO tem como pauta o crescimento sustentável do negócio, é necessário que essa pessoa seja resiliente. O mercado de trabalho está em constante evolução, sendo necessário acompanhar e se antecipar às mudanças.

Podemos concluir o que é CHRO como um maestro que rege a grande orquestra da gestão de pessoas de uma empresa. Ter um Chief Human Resources Officer competente, ético, que sabe equilibrar os interesses da empresa e dos colaboradores, é essencial para o sucesso dos negócios.

Investir em talentos e na cultura organizacional pode ser considerada a chave para resultados sustentáveis. Você quer receber mais conteúdos sobre a influência do RH nessa missão? Assine nossa newsletter!

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket

Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?


Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.