Clubhouse na gestão de pessoas: saiba como aplicar

Clubhouse é o assunto do momento no universo das mídias sociais. E existe um motivo muito claro para isso: o aplicativo de audio chat é uma excelente ferramenta de comunicação e pode facilitar o dia a dia profissional de gestores e equipes. Neste post, vamos falar sobre como você pode utilizar o Clubhouse na gestão de pessoas.

O que é o Clubhouse

O Clubhouse é uma rede social que tem como principal característica o compartilhamento de informações por áudio e em tempo real. O aplicativo foi lançado em abril de 2020, mas virou uma febre depois que celebridades do mundo dos negócios e do entretenimento começaram a utilizar a ferramenta. Elon Musk é um dos adeptos do novo app.

A distribuição de conteúdo dentro da plataforma funciona basicamente por meio de salas de bate-papo com transmissão de áudio em tempo real. Ou seja, você entra, abre uma sala, convida pessoas para falar e permite, ou não, que outras pessoas falem também. As salas podem ser públicas ou fechadas.

Essas funcionalidades já se mostraram eficientes em outros apps mais comuns – Whatsapp, Trello, Skype, Zoom e Slack. Mas o que chama a atenção no Clubhouse é a simplicidade e facilidade de uso da ferramenta por voz.

Por enquanto, a rede está disponível apenas para usuários do IOS, sistema operacional da Apple. Para ingressar na rede, é necessário receber um convite. Mas o lançamento vai seguir a cartilha de outras redes famosas e logo os acessos estarão disponíveis para Android também.

Clubhouse na gestão de pessoas

Você pode estar ser perguntando por que estamos falando deste assunto aqui no blog da RHOPEN e o que a Clubhouse tem a ver com a gestão de pessoas. Acontece que a nova rede social apresenta uma série de características que fazem dela uma excelente ferramenta de comunicação. Assim, pode ser bastante útil para a gestão.

Essas características da rede chegam em um momento que o trabalho remoto e a cultura do home offfice estão se consolidando nas empresas, muito em consequência dos impactos causados pela Pandemia.

O Clubhouse, aliado a outras ferramentas de gestão de equipes, pode contribuir em diversos aspectos para a gestão de equipes nas empresas. Veja algumas características importantes:

Comunicação

A comunicação por voz é uma das formas mais eficientes de contar histórias e transmitir informações. É por isso que o Clubhouse surge como uma excelente opção para o compartilhamento de informações por áudio e a facilidade de disseminar informações em rede e em tempo real.

Mobilização

Atrelada à facilidade da transmissão por áudio está a capacidade de disseminar informação para grandes grupos de forma direta e muito prática. Imagine uma empresa que tem um time de vendas volumoso, com profissionais espalhados em várias regiões do mundo. Ao lançar uma nova linha de produtos, é muito simples usar o Clubhouse para apresentar as características da nova linha, falar da estratégia comercial e colocar todo o time na mesma página.

Brainstorming

Outra maneira de aproveitar o formato do novo aplicativo é na condução de reuniões de brainstorming. Nada é mais apropriado para colher novas ideias do que salas de bate papo com profissionais de diferentes visões compartilhando seus pontos de vista.

Endomarketing

Realizar ações de endomarketing para engajar times remotos também é uma possibilidade que se encaixa perfeitamente no ambiente do Clubhouse. Em um momento de consolidação do trabalho à distância, fortalecer e proliferar a cultura das organizações é um grande desafio. Sendo assim, utilizar o aplicativo para envolver os colalboradores é um bom reforço.

Tomada de decisão

Reuniões para tomada de decisão também podem ser realizadas de maneira ágil e organizada. Apesar de ainda  ser cedo para afirmar que o ambiente é totalmente seguro, o aplicativo torna bastante simples a reunião de decisores chave para definições estratégicas.

Funcionalidades do ClubHouse

  • Seguir  Busque pessoas, clubs ou navegue por categorias para encontrar os assuntos do seu interesse e constuir a sua rede
  • Convidar – Você pode convidar pessoas para ingressar na rede
  • Programação de eventos – Encontre eventos programados por meio de busca por temas. Você também pode programar um evento
  • Notificações – Navegue pelas notificações da sua rede
  • Contatos ativos  Saiba quais dos seus contatos estão ativos e inicie uma conversa
  • Salas abertas  Salas ativas aparecem no feed e trazem os nomes dos palestrantes, ouvintes (que você segue) e quantas pessoas estão “presentes” no momento
  • Abrir uma sala – As salas podem ser abertas, sociais ou fechadas. Libere o microfone para os palestrantes ou para quem solicitar a palavra

Segurança

É importante ressaltar que a rede ainda é muito nova e ainda se sabe pouca coisa sobre a real segurança de dados. Portanto, antes de sair atirando para todos os lados e colocando no ar informações importantes sobre o seu negócio, saiba como utilizar o aplicativo e comece pelo mais simples.

Outro aspecto intrigante é o fato de que não é possível prever tudo o que será dito pelos participantes. Portanto, é bom ficar atento ao planejamento de cada sessão ou reunião.

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Conclusão

Toda contribuição tecnológica para agilizar a comunicação entre os times e facilitar a gestão de pessoas nas empresas é sempre bem-vinda. As facilidades apresentadas pelo Clubhouse até aqui já eram possíveis em outros aplicativos. Contudo, o novo aplicativo tem algumas características que fazem o seu uso mais orgânico que as opções anteriores.

Diversas possibilidades para ampliar o poder de comunicação nas empresas podem ser implementadas utilizando o Clubhouse. Velocidade, agilidade, facilidade de uso e organizção estão entre as principais características do app. Se a onda de adoção da nova tecnologia seguir se alastrando com a velocidade atual, teremos novas funcionalidades sendo apresentadas com o tempo.

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