Saiba como a auditoria da folha de pagamento ajuda a sua empresa a economizar

Como a auditoria da folha de pagamento pode ajudar sua empresa a economizar?

Sendo um dos documentos mais importantes de um setor financeiro, a Folha de Pagamento é mais do que uma obrigação para a empresa: ela tem grande importância para o registro de que tudo está sendo feito de acordo com a lei e faz parte do planejamento e acompanhamento orçamentário.

O que muitas pessoas não sabem, porém, é que ela também contribui para que a empresa consiga economizar. Por isso, vamos explicar como isso acontece. Confira!

O que é a Folha de Pagamento?

A folha de pagamento é um documento utilizado para registrar tudo o que tem a ver com o salário bruto e líquido de um funcionário. Nela, devem estar descritos todos os provenientes do trabalhador, ou seja, tudo que ele recebe, como por exemplo: a quantia paga no mês, remunerações variáveis, horas extras e adicionais (como aqueles de periculosidade, insalubridade e adicional noturno).

Além disso, é preciso que na folha estejam registradas informações como a forma de pagamento, a data em que ele estará disponível, o valor do salário de contratação do funcionário, a frequência e faltas dele no mês, atrasos e afastamentos e descontos de encargos sociais. Ela tem função fiscal, operacional e contábil.

Vale lembrar que as folhas de pagamento possuem particularidades de acordo com a empresa ou o cargo exercido. Assim, não existe um modelo fixo, já que as informações contidas nela devem ser adaptadas a cada caso, desde que cumprindo as exigências legais.

O que é a auditoria de Folha de Pagamento?

A elaboração da folha de pagamento pode ser uma tarefa um tanto complexa, afinal, ela envolve diversos detalhes e cálculos, dentre outros fatores. Assim, é necessário certo cuidado para evitar equívocos.

A auditoria refere-se, nesse sentido, a verificar se tudo está adequado em cada folha. Para isso, é preciso averiguar se todas as informações foram registradas e se os números e cálculos estão corretos.

Existem alguns passos que contribuem para realizar essa validação sem erros. Dentre eles, podemos citar, por exemplo, preencher todos os dados, ficar atento para incluir todos os adicionais que devem ser dados ao funcionário, saber fazer diferenciações (como entre o salário bruto e o salário líquido) e calcular as horas trabalhadas. Essas atitudes ajudam a manter as folhas de pagamento limpas, o que também contribui para a economia da empresa ou do contratante.

Qual é a importância de realizar a auditoria de Folha de Pagamento e como ela ajuda a economizar?

Como explicamos anteriormente, a validação da Folha de Pagamento é importante para identificar e corrigir possíveis erros e inconsistências. Isso evita que a empresa corra o risco de ser multada, afinal, uma Folha limpa e com as informações completas é obrigatoriedade legal.

Além disso, um acompanhamento desse documento faz parte do controle orçamentário. Dessa forma, é possível ter uma noção maior dos valores que devem ser investidos, evitando gastos extras ou outros prejuízos que poderiam surgir com a necessidade de corrigir erros cometidos.

Dessa forma, com uma adequada validação de Folha de Pagamento é possível gerar a economia de muitos recursos dentro da empresa. O que você achou do post? Ficou com alguma dúvida? Para saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *