26 de dezembro de 2022

Cultura de feedback nas empresas [saiba como dar e receber]

saiba como dar e receber feedback profissional

A cultura de feedback refere-se às normas e práticas dentro de uma empresa que incentivam a troca frequente de observações construtivas entre as pessoas, gerencias e executivas. Este tipo de cultura é vital por várias razões, incluindo o ganho de eficiência na comunicação, no desenvolvimento pessoal e profissional, e na criação de um ambiente de trabalho equilibrado, transparente e psicologicamente seguro.

Por princípio, uma cultura de feedback incentiva a comunicação aberta e honesta no ambiente de trabalho. O termo “responsabilidade” se refere ao ato de determinar se uma pessoa é responsável por suas próprias ações. Como resultado, qualquer problema pode ser identificado e abordado antes que ele escoe, resultando em um ambiente de trabalho mais eficiente e bem-sucedido. Para reconhecer esses problemas e criar esta atmosfera, uma cultura que promova o feedback de forma aberta, transparente e genuína é fundamental.

Além dos ganhos em comunicação, uma cultura de feedback também incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional entre as pessoas. Isso é porque oferece oportunidades frequentes para refletir sobre o desempenho e se orientar por observações construtivas. Saber como lidar com feedbacks é uma habilidade que ajuda as pessoas a identificar áreas para melhoria e tomar medidas para evoluir, resultando em satisfação no trabalho e crescimento profissional.

Uma cultura de feedback bem aceita e implementada vai promover um ambiente de trabalho agradável, fomentando a confiança e o respeito. Com isso, as pessoas se sentem apreciadas e apoiadas pelos colegas de trabalho. Como consequência, todos estarão mais envolvidos com o sucesso da organização, contribuindo com a moral e produtividade.

Como implementar uma cultura de feedback

Trouxemos uma lista de sugestões para ajudar a sua empresa a implementar uma cultura saudável de feedback. Cabe lembrar que cada empresa tem a sua realidade e expectativas. No entanto, estabelecer uma rotina que envolva as pessoas em um circuito contínuo de troca de informações e melhoria contínua é uma demanda para qualquer negócio.

Comece pelas lideranças

A gerência deve demonstrar o comportamento que exige de seu pessoal e promover a comunicação aberta e crítica.

Crie o hábito

Configure oportunidades de feedback frequentes e organizadas para os trabalhadores, como reuniões individuais semanais ou reuniões mensais do time.

Evite comentários genéricos

Incentive as pessoas a enviar feedback preciso e aplicável que possa ser utilizado para melhorar o desempenho.

Comunicação bilateral

O feedback deve ser uma via de mão dupla, que proporcione naturalidade em oferecer e receber feedback de todos os níveis da empresa.

Treinamento e apoio

Forneça treinamento e assistência para orientar as pessoas sobre como oferecer e aceitar feedback de maneira adequada, incluindo como lidar com conversas desconfortáveis.

Segurança psicológica

Crie um ambiente de trabalho seguro e de apoio em que os trabalhadores possam expressar suas ideias e preocupações sem temor de represálias.

Exercite a receptividade

Líderes e gerentes devem ser receptivos ao feedback de seu pessoal e ansiosos por fazer ajustes em resposta.

Alimente o feedback

Coloque as sugestões acordadas durante o feedback em prática e ofereça atualizações sobre quaisquer ações tomadas como resultado dele.

Recompense o bom feedback

Reconheça e recompense as pessoas que oferecem feedbacks consistentes e construtivos, e contribuem para a cultura de feedback.

Melhoria contínua

Avalie a cultura de feedback com regularidade e faça alterações conforme necessário para garantir que ela seja bem-sucedida e esteja de acordo com os objetivos da empresa.

Papel de liderança: por que os líderes precisam estar treinados e engajados?

Quais são os tipos de feedback e quando aplicar

Existem alguns tipos de feedback que podem ser fornecidos em diferentes situações e para objetivos distintos. Conheça as modalidades mais comuns e busque a ferramenta de acordo com a sua intenção:

Reforço positivo

Para elogiar e reconhecer excelentes realizações.

Feedback corretivo

Este tipo de feedback é oferecido para endereçar erros ou condutas equivocadas e fornecer direção sobre como melhorar.

Feedback de treinamento

Oferece direção e assistência às pessoas para ajudá-las a crescer e aperfeiçoar suas habilidades.

Feedback de apreciação

Este estilo de feedback enfatiza o reconhecimento e a apreciação das contribuições e esforços das pessoas da empresa.

Feedback de redirecionamento

Busca ajudar as pessoas a se concentrar e redirecionar seus esforços para um determinado objetivo ou meta.

Feedback de processo

Este tipo de feedback se concentra nos processos e sistemas dentro da empresa, sugerindo ideias de melhoria.

Feedback de efeito

Este tipo de feedback se concentra no maior impacto das atividades de um funcionário na empresa e em seus stakeholders.

Como fornecer feedback com qualidade e impacto positivo

Além de conhecer os tipos de feedback e entender como eles estão ancorados ao propósito e à cultura da sua empesa, é fundamental saber como agir na hora de oferecer feedback.

Quando bem aplicada, de forma clara e objetiva, esta ferramenta pode se transformar em uma alavanca de produtividade. Sendo assim, o momento de trazer o feedback deve ser planejado e deliberado.

Veja algumas sugestões para oferecer um feedback de qualidade:

  • Comece estabelecendo o cenário. Reserve um ambiente confortável e propício.
  • Demonstre intenção e informe que você deseja fornecer feedback com o objetivo de evoluir.
  • Seja preciso e orientado a objetivos. Forneça exemplos concretos e seja imparcial em suas observações, evitando generalizações ou julgamentos subjetivos.
  • Concentre-se na conduta, não na pessoa. Evite ataques pessoais ou críticas e, em vez disso, concentre-se nas atitudes ou atos específicos que precisam de atenção.
  • Seja pontual: forneça feedback o mais rapidamente possível após ocorrência ou ação em questão, enquanto a memória ainda está fresca.
  • Seja aberto e ouça. Encoraje a comunicação de mão dupla e faça um esforço para ouvir os pensamentos e preocupações da pessoa também.
  • Faça recomendações para melhorias. Forneça orientação e ajuda sobre como melhorar o comportamento em questão e evitar erros semelhantes no futuro.
  • Coloque-se à disposição para contribuir com a melhoria e comprometa-se com o acompanhamento da situação.

Cultura organizacional nas empresas: o que é, importância e modelos

Como se preparar para receber feedback

Como já dissemos anteriormente, o feedback precisa ser uma via de mão dupla. Portanto, do outro lado da linha, a pessoa que vai receber as observações também precisa estar consciente que esta é uma ferramenta voltada para o aperfeiçoamento profissional.

Receber críticas não é fácil quando você não entende o processo de desenvolvimento. Assim, trouxemos algumas sugestões que podem ajudar:

  • Manter-se aberto e responsivo. Mesmo que a crítica seja difícil de ouvir, tente manter-se aberto e receptivo a ela. Evite agir de maneira defensiva ou desdenhosa e, em vez disso, escute atentamente e tente compreender o ponto de vista da outra pessoa.
  • Se você não entender algo ou quiser explicar algo, não tenha medo de perguntar. Isso o ajudará a compreender melhor o feedback e como ele se aplica a você.
  • Dedique tempo para analisar as observações que você recebeu. Faça uma comparação com sua autoavaliação sobre o mesmo aspecto das críticas. Tente acrescentar pontos de melhoria àqueles que você acabou de receber.
  • Agradeça à pessoa pelo feedback. Mesmo que você discorde dos pontos apresentados, certifique-se de agradecer à pessoa por ter tomado o tempo de compartilhá-los. Isso demonstra que você respeita o feedback dela e é receptivo à crítica.

Por fim, com base nos comentários, decida um plano de ação para lidar com quaisquer áreas para melhoria. Isso pode incluir definir objetivos explícitos, procurar assistência ou recursos adicionais. Faça um acompanhamento do processo de melhoria e oferece a possibilidade de reavaliação. Esse retorno pode ser pessoalmente ou por meio de verificações frequentes.

De todo modo, forneça atualizações sobre seu progresso e quaisquer ajustes que fez em resposta às observações fornecidas.

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket

Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?


Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.