mulher confiante representa o empowerment na empresa

Entenda o que é empowerment e como ele funciona!

Empowerment é um tipo de estratégia que pode trazer muitos benefícios para a relação de trabalho dentro de uma empresa. Implementar esse conceito promoverá uma participação maior dos profissionais, fazendo com que eles se sintam mais encorajados a alcançar melhores resultados tanto para sua carreira profissional como para a empresa.

Essa ideia vem ganhando força, sendo um objetivo para muitos gestores de Recursos Humanos (RH). Por isso, se você deseja tornar o RH cada vez mais valioso, continue lendo este artigo para entender como usar o empowerment no seu negócio!

O que é empowerment?

O termo empowerment significa empoderamento e representa um modelo de gestão descentralizado, ou seja, o poder sobre as decisões não fica nas mãos de apenas uma pessoa. Sua finalidade principal é dar autonomia aos colaboradores na gestão de suas próprias atividades e responsabilidades.

Para implementar esse conceito, é importante que sejam observadas quatro bases:

  • poder: deve ser descentralizado e não restrito à figura do gestor, fazendo os colaboradores se sentirem parte do processo de tomada de decisão;
  • desenvolvimento: os colaboradores devem ser capacitados para terem um mindset de liderança e serem criativos e proativos;
  • liderança: os líderes devem estimular as outras pessoas a serem empoderadas e autônomas;
  • motivação: os membros do time devem ser incentivados a se tornarem líderes, comunicativos e proativos.

Como funciona e como aplicar o empowerment?

Há certas práticas que devem ser aplicadas para que o empowerment seja implementado com sucesso. São medidas gerais que podem ser usadas pelo RH de negócios de qualquer porte e ramo. Veja quais são:

  • compartilhe informações: insights e dados relevantes devem ser compartilhados com os colaboradores. Isso não se aplica às informações sigilosas ou exclusivas para certos líderes;
  • apoie a liberdade e a proatividade: sempre oriente seus colaboradores a buscar soluções para os problemas por conta própria;
  • reduza níveis hierárquicos: quanto menor for a divisão entre os subordinados e os líderes, mais à vontade o pessoal se sentirá para tomar decisões.

Quais são as vantagens do empowerment?

Aplicar as práticas listadas anteriormente garantirá vários benefícios do empowerment, que serão apresentados a seguir.

Autonomia e proatividade

Você não precisará dizer o tempo todo qual tarefa um colaborador deve realizar, nem terá que ficar sempre pensando em soluções para os problemas dele. Imagine que um funcionário se depare com um entrave que reduza sua produtividade. Ele mesmo poderá pensar em uma estratégia que resolva a questão em vez de buscar o gestor.

Autoconfiança

Quando uma pessoa se sente empoderada, ela tem mais autoconfiança e acredita nas suas habilidades. Um profissional empoderado se sente relevante para o negócio e motivado a evoluir na carreira dentro da empresa.

Melhora no clima organizacional

Colaboradores empoderados se sentem satisfeitos no local de trabalho, o que melhora seu humor e a colaboração com os colegas. Isso torna o ambiente de trabalho mais agradável e incentiva outros colaboradores a também buscar o empoderamento.

Melhor comunicação e cooperatividade

Esse conceito também contribui para uma cultura de feedback e troca de ideias. Por exemplo, o pessoal se sentirá mais à vontade para falar sobre seus problemas, conhecer os entraves de seus colegas e oferecer ajuda.

Implementar o empowerment traz muitas vantagens para o desenvolvimento do negócio. Porém, é necessário transformar a cultura da empresa, fazer as melhores contratações e aprimorar a gestão de pessoas, o que é alcançado com uma boa consultoria especializada para RH.

Quer ficar sempre atento às novidades da área? Assine a newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *