22 de outubro de 2020

5 dicas para se destacar na sua próxima entrevista online

candidato realiza entrevista online durante processo virtual de recrutamento e seleção

A entrevista online de emprego é uma prática que se tornou rotineira. Rapidez no agendamento e a possibilidade de contratar profissionais que moram em cidades diferentes da sede da empresa, principalmente com a adoção do home office, têm feito crescer os processos de recrutamento online. Mas é uma prática que precisa de atenção tanto para as empresas quanto para os candidatos.

Cátia Horsts, CEO da RHOPEN, esclarece que o uso de ferramentas digitais é fundamental para a realização de provas, testes comportamentais, entrevistas e feedbacks. Segundo ela, essa tecnologia possibilita uma triagem eficiente e a contratação de profissionais que satisfazem as demandas das vagas disponíveis.

“Com a tecnologia de recrutamento, que sempre existiu, mas ficou mais presente durante esta pandemia, a barreira territorial para a realização de uma entrevista se esvaziou. Antes, o candidato precisava se planejar muito para fazer uma entrevista em outro estado, o que não é mais necessário com os processos 100% virtuais. É um ganho tanto para o interessado na vaga quanto para as empresas, que podem aplicar os mesmos processos de seleção para um candidato que mora próximo da sua sede ou do outro lado do mundo”, conta.

Quais as principais estratégias para destacar-se no recrutamento online?

Os candidatos que se envolverem em um processo de recrutamento online precisam estar atentos. Isso se deve ao fato de que muitas corporações têm integrado às suas dinâmicas de seleção elementos como gravação de vídeos, um pitch do trabalho a ser realizado na empresa ou uma exposição baseada em um desafio.

Manter as redes sociais atualizadas também é importante durante o processo. “Com o recrutamento remoto, os profissionais de recursos humanos das empresas e as consultorias de seleção vão usar todas as plataformas disponíveis para serem ainda mais assertivos na contratação. É importante ter em mente que cada etapa é necessária e pode ser definitiva para a conquista da tão sonhada vaga”, diz Cátia.

Portanto, antes da entrevista de emprego, faça o download da plataforma que será utilizada para o processo virtual com antecedência. Escolha um local calmo e bem iluminado em sua casa para facilitar a comunicação. Em seguida, verifique a qualidade do áudio e do vídeo nos seus dispositivos. Certifique-se de estar online antes do horário marcado e converse de maneira tranquila com o entrevistador.

“Apesar da seleção virtual diminuir o olho no olho, os recrutadores conseguem analisar pelo vídeo os aspectos comportamentais do profissional. O candidato que estiver mais preparado, seguro das suas competências e seguindo as regras da entrevista conseguirá se destacar”.

Quais as vantagens da entrevista online?

Cátia destaca ainda que os processos de seleção virtuais diminuem os custos para as empresas. “Elas não precisam, por exemplo, gastar com agendamentos de salas para as entrevistas e testes. Além disso, conseguem encontrar o profissional ideal para a vaga de forma mais rápida. Os candidatos também têm a chance de apostar em uma carreira internacional sem precisar sair do seu país”, diz Cátia.

5 dicas para candidatos em uma entrevista online

1. Postura e Vestimenta Profissional

Assim como em uma entrevista presencial, é essencial preparar-se esteticamente para causar uma boa impressão no recrutador. Cuide do seu marketing pessoal, garantindo uma postura confiante e uma vestimenta adequada.

2. Garanta uma Conexão de Internet Estável

Antes da entrevista, verifique cuidadosamente o equipamento e a estabilidade da sua conexão de internet. Realize testes de áudio e vídeo para evitar imprevistos durante o agendamento da entrevista.

3. Escolha um Ambiente Adequado

Selecione um local apropriado e esteja disponível no horário marcado. A organização e privacidade do ambiente são fundamentais para garantir um local propício para a entrevista.

4. Pesquise sobre a Empresa Antecipadamente

Demonstre seu interesse pela empresa pesquisando informações nas redes sociais e no site oficial. Caso surjam dúvidas, esteja preparado para abordá-las durante a entrevista, evidenciando seu conhecimento sobre a organização.

5. Comunique-se de Forma Clara e Prepare-se para a Entrevista

Estruture sua comunicação e relato pessoal e profissional para a entrevista. Crie uma linha do tempo das suas experiências, destacando pontos relevantes. Além disso, identifique seus pontos fortes e áreas a desenvolver, mantendo sempre a sinceridade durante a conversa com o recrutador.

Quais as principais perguntas de uma entrevista online?

As perguntas em uma entrevista online podem variar de acordo com o cargo, a empresa e o estilo de entrevista. No entanto, algumas perguntas comuns em entrevistas online incluem:

  • Conte um pouco sobre você.
  • Descreva sua experiência profissional.
  • Fale sobre suas habilidades e competências.
  • Por que você está interessado nesta posição?
  • O que você sabe sobre nossa empresa?
  • Descreva um desafio que você enfrentou em seu trabalho anterior e como o superou.
  • Qual foi o seu maior sucesso profissional até agora?
  • Como você se mantém produtivo(a) trabalhando remotamente?
  • Quais são os desafios que você enfrenta ao trabalhar de forma remota e como os súpera?
  • Como você lida com conflitos no ambiente de trabalho?
  • Quais são suas habilidades técnicas relevantes para a posição?
  • Como você se mantém atualizado(a) nas suas habilidades profissionais?
  • Descreva uma situação em que você teve que tomar uma decisão difícil.
  • Como você lida com a pressão ao tomar decisões no ambiente de trabalho?

Dependendo da posição, pode haver perguntas mais específicas relacionadas às responsabilidades do cargo.

Lembre-se de que além de responder às perguntas, é importante demonstrar entusiasmo, mostrar sua personalidade e fazer perguntas sobre a empresa e a posição. Esteja preparado para discutir seu currículo, suas realizações e como você pode contribuir para a empresa de forma positiva.

cadastre o seu currículo no site da rhopen consultoria para concorrer a vagas de emprego

5 dicas para recrutadores

1. Familiarize-se com a Ferramenta Antecipadamente

Certifique-se previamente da ferramenta a ser utilizada. Realize um teste para dominar os recursos básicos e evite imprevistos durante a entrevista.

2. Prepare um Ambiente Adequado

Antes da entrevista, assegure-se de ter um espaço organizado e privativo. A organização e privacidade do ambiente são cruciais para proporcionar um momento propício à entrevista.

3. Forneça Orientações Detalhadas ao Candidato

Verifique se o candidato possui todas as informações necessárias para acessar a entrevista. Esse cuidado evita contratempos e contribui para a tranquilidade do candidato.

4. Estabeleça uma Relação Amistosa na Videoconferência

Ao ativar a câmera na videoconferência, crie uma atmosfera amistosa com o candidato. Transmita confiança e assegure-o de que sua atenção está integralmente voltada para ele.

5. Orientações Detalhadas sobre a Vaga e Processo

Para otimizar o processo, forneça detalhes importantes sobre a vaga. Adote uma abordagem direcional baseada no estilo de entrevista escolhido. Faça anotações relevantes e esclareça os prazos de retorno do processo para uma comunicação efetiva.

Conclusão

Iniciar uma carreira demanda não só um preparo para as entrevistas, mas um currículo bem feito. Num cenário competitivo, um currículo bem elaborado é essencial, já que 30% dos recrutadores decidem em 10 segundos se vale a pena aprofundar a leitura.

Para orientar sua busca pelo emprego dos sonhos, oferecemos um guia prático com 16 dicas para um currículo de sucesso. Essas estratégias destacam suas habilidades e experiências, garantindo visibilidade aos olhos dos recrutadores.

Não perca tempo. Explore as dicas agora mesmo para impulsionar sua carreira. Acesse o artigo completo: 16 Dicas Práticas para um Currículo de Sucesso.

 

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket

Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?


Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.