Evite erros no Recrutamento e Seleção na construção civil

Evite erros no Recrutamento e Seleção na construção civil

O Recrutamento e seleção na construção civil é um dos elementos mais importantes quando o assunto é gerenciamento de empresas, sejam elas, de qualquer segmento. Mas em algumas grandes industrias, a qualidade dos processos de R&S são ainda mais decisórios por estarem diretamente relacionadas ao contexto da atividade.  

A Construção Civil é um desses segmentos. Por se tratar de um setor que opera em uma escala de grandeza industrial, o gerenciamento da força de trabalho na Construção Civil é uma atividade que demanda muito planejamento e todas as etapas da jornada do colaborador. 

Dificuldade de Mão de Obra qualificada  

 Analisando o mercado desse nicho, observamos que ele é cíclico, alternando em períodos de alta demanda e épocas onde o desemprego é alto, a oscilação por demandas de profissionais torna o recrutamento muito mais desafiador.  

A tarefa de selecionar e recrutar é um grande desafio para a área, devido à alta pressão e variação na remuneração dos profissionais. Esse setor, também, é afetado pela alta rotatividade dos trabalhadores, dessa forma aumenta a dificuldade de encontrar profissionais qualificados e ainda retê-los

Um erro e tudo pode desabar 

Uma grande obra na construção civil possui diversas etapas, estas que exigem diferentes conhecimentos técnicos e hard skills para cada fase, indo de cargos como pedreiros até engenheiros civis. Por isso a importância de um profissional extremamente capacitado é exigida visto que uma vez que um erro é cometido, pode fazer com que uma obra inteira seja comprometida.  

Como esse caso em Londres, que construiu nos anos 2000, uma ponte de pedestres onde havia problemas de design, que foi o efeito da “pisada sincronizada”: a medida que a ponte balança, as pessoas ajustam seu passo conforme o ritmo da ponte, aumentando ainda mais sua oscilação. Neste caso, os designers levaram em conta os passos sincronizados de cima para baixo, mas não o efeito para os lados. 

Por essa e outras muitas razões que a contratação deve ser efetiva e assertiva, o responsável pelo Recrutamento e Seleção deve estar atento aos históricos do profissional e a sua formação, realizando diversos tipos de entrevistas, avaliando e entrevistando por competências técnicas para os cargos mais complexos.  

Construa com excelência  

Por isso a Rhopen se preocupa com o Recrutamento e Seleção na construção civil, solucionando o obstáculo e a dificuldade existente no mercado de contratar profissionais para grandes obras serem executadas com perfeição, impulsionando a empregabilidade e gerando excelência na hora de realizar as contratações. 

Confira alguns benefícios:  

Atração de talentos alinhados à cultura e valores da sua empresa 

Realizamos Processos Seletivos voltados às necessidades específicas do cliente e do mercado. Utilizamos as melhores soluções para encontrar os profissionais certos e mais qualificados para o seu time, eliminando os gastos com taxa de rejeição.  

Assertividade na seleção 

Analisamos competências relacionadas às atitudes e comportamentos de profissionais. Qualidades técnicas são mais aparentes. O perfil comportamental precisa de mais detalhamento. 

Maior segurança na contratação 

Mapeamos todo o mercado, identificando a densidade, nível de qualificação e exigências profissionais em determinada função ou cargo em uma localidade específica 

Redução de rotatividade 

A terceirização permite que a redução com a rotatividade dos profissionais seja quase zero, evitando atrasos. 

São mais de 12.000 profissionais treinados, 25.000 impactados diretamente por projetos de consultoria, mais de 6 mil participantes em processo de startups, além de atuação em mais de 11 estados brasileiros, EUA, México, Costa Rica e Moçambique. 

Quer realizar contratar profissionais qualificados para a sua construção civil?  

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *