20 de janeiro de 2022

10 livros sobre liderança para ler em 2024

selecionamos uma lista com 10 livros sobre liderança para você ler em 2022

Exercer cargos de liderança e gerir equipes de alto desempenho é uma responsabilidade que exige muito além do conhecimento técnico. Curiosidade, empatia, comunicação, criatividade e resiliência estão entre as características que formam as habilidades profissionais de um bom líder.

O perfil e o estilo de liderança depende da cultura da empresa e varia de profissional para profissional. Mas uma coisa é certa: liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada com treinamento, desenvolvimento e experiência.

Outra fonte inesgotável de conhecimento sobre liderança é a leitura, além de ser um excelente exercício para fortalecer as habilidades citadas acima e aprimorar o repertório de conhecimentos, ideias e visões de mundo.

Separamos uma lista de 10 livros sobre liderança para você devorar em 2024. São publicações que já se tornaram grandes fenômenos de crítica e venda.

10 livros sobre liderança para 2024

1. Líderes se servem por último

Simon Sinek

Nas Forças Armadas, é comum observar que os soldados fazem as refeições antes dos oficiais de alta patente. Segundo o premiado autor Simon Sinek, essa imagem representa uma das razões que levam empresas de sucesso a criarem ambientes de confiança extrema.

Promover ambientes de trabalho seguros é um dever das lideranças e um aspecto fundamental para que os colaboradores possam desenvolver suas atividades e, principalmente, estabelecer laços fortes de confiança mútua.

Sinek reuniu boas histórias para exaltar o papel da liderança na promoção de ambientes que favoreçam equipes de alto desempenho.

2. A coragem para liderar

Brené Brown

Segundo Brené Brown, o exercício da liderança começa por empatia, conexão e coragem. Em seu novo livro, a autora responde a perguntas que ajudam líderes a cultivar essas qualidades e desenvolver uma maneira de pensar e um comportamento proativo diante dos desafios da liderança.

Brené Brown já é um fenômeno, querida por 10 entre 10 leitores, e agora nos presenteia com mais uma obra que traduz em linguagem acessível o universo complexo da liderança efetiva.

3. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Stephen R. Covey

De acordo com Stephen R. Covey, a eficácia pessoal e profissional está intrinsecamente ligada aos hábitos que cultivamos. Em sua obra, Covey explora princípios que vão além de simples técnicas de gestão do tempo, abordando aspectos mais profundos de autenticidade, responsabilidade e visão.

Ele propõe uma abordagem holística para o desenvolvimento humano, dividindo os hábitos em esferas que vão desde a autossuperação até a busca pelo entendimento mútuo. 

Ao proporcionar um guia para uma vida mais plena e produtiva, Covey oferece uma abordagem transformadora que transcende o mero sucesso superficial, instigando os leitores a internalizar uma mudança duradoura em sua maneira de pensar e agir. 

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Dale Carnegie

Segundo Dale Carnegie, as relações interpessoais são fundamentais para o sucesso. Em ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’, Carnegie apresenta princípios atemporais para construir conexões genuínas e influenciar positivamente os outros. 

Seu livro abrange desde a importância da escuta ativa até estratégias para lidar com as pessoas de maneira diplomática, tornando-se uma referência clássica em habilidades sociais e liderança.

5. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

Simon Sinek

Simon Sinek, em “Comece pelo porquê”, mergulha na essência da liderança inspiradora ao explorar o poder do propósito. Sinek argumenta que líderes eficazes são aqueles que conseguem comunicar de forma clara e convincente o “porquê” por trás de suas ações, motivando não apenas a equipe, mas também os seguidores externos. 

Ao apresentar estudos de caso e insights profundos, o autor destaca a importância de um propósito claro na tomada de decisões, transformando a visão em ação inspirada.

6. Drive: The Surprising Truth about What Motivates Us

Daniel H. Pink

Daniel H. Pink desafia as noções tradicionais de motivação em “Drive”, revelando descobertas surpreendentes sobre o que impulsiona o desempenho humano. Pink explora a autonomia, a maestria e o propósito como elementos chave para motivar e promover o crescimento pessoal e profissional. 

Ao desafiar noções convencionais sobre recompensas e penalidades, Pink redefine a compreensão da motivação, oferecendo dicas valiosas para aqueles que buscam maximizar seu potencial em qualquer empreendimento.

7. Os 5 desafios das equipes: Uma história sobre liderança

Patrick Lencioni

Patrick Lencioni utiliza uma abordagem narrativa em “Os 5 desafios das equipes” para explorar os obstáculos comuns enfrentados pelas equipes. Ele destaca a importância da confiança, do conflito construtivo, do comprometimento, da responsabilidade e dos resultados tangíveis para alcançar o sucesso colaborativo. 

Lencioni fornece dicas práticas e estratégias para líderes que buscam aprimorar a dinâmica de suas equipes, promovendo uma cultura de confiança e colaboração.

8. Mindset: A nova psicologia do sucesso

Carol S. Dweck

Carol S. Dweck, em “Mindset”, explora o poder do mindset, distinguindo entre mentalidades fixas e de crescimento. Ela argumenta que a crença na capacidade de aprendizado e desenvolvimento molda significativamente o sucesso. 

Dweck apresenta pesquisas e exemplos práticos, incentivando os leitores a cultivar uma mentalidade de crescimento para superar desafios, abraçar a aprendizagem contínua e atingir seu potencial máximo.

9. O poder do hábito

Charles Duhigg

Em “O poder do hábito”, Charles Duhigg explora o papel dos costumes em nossas vidas e organizações. Ele analisa a ciência por trás da formação de hábitos e apresenta insights sobre como torná-los mais positivos e quebrar padrões indesejados.. 

Duhigg utiliza exemplos envolventes, desde histórias pessoais até casos empresariais, para ilustrar como entender e moldar nossos hábitos pode levar a transformações significativas, promovendo uma vida mais produtiva e realizada.

10. The Culture Code: The Secrets of Highly Successful Groups

Daniel Coyle

Daniel Coyle desvenda os segredos por trás de grupos altamente bem-sucedidos em “The Culture Code”. Ele explora a importância da cultura organizacional e como ela impacta o desempenho coletivo. 

Coyle apresenta práticas e princípios compartilhados por equipes excepcionais, destacando a comunicação eficaz, a vulnerabilidade e a construção de laços como elementos-chave para criar uma cultura de sucesso. A obra aborda histórias valiosas para ajudar líderes e organizações que buscam criar ambientes propícios ao crescimento e à excelência coletiva.

Conclusão

O sucesso da liderança efetiva depende de um conjunto de fatores que vão muito além do conhecimento técnico e de negócio. O líder precisa ser uma ponte entre os desafios e os resultados positivos, facilitando o caminho do seu time. Para isso, é importante uma boa dose de informação e conhecimento. Portanto, o hábito da leitura é fundamental.

A variedade de livros sobre negócios, gestão de pessoas e liderança é praticamente infinita. Uma fonte inesgotável de boas histórias e sabedoria. Qual foi a obra mais marcante que você leu neste sentido? Deixe sua sugestão nos comentários e ajude a aumentar a lista de indicações.

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket

Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?


Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.