fila de candidatos aguardam entrevista após o mapeamento de mercado

Para o RH, o Mapeamento de Mercado é uma bola de cristal

Em qualquer tempo a previsibilidade é um fator de segurança. Permite a gestores traçar cenários mais fiéis e, assim, tomar decisões mais acertadas. Em momentos de crise, como a que estamos vivendo, fazer previsões com qualidade se torna mais difícil e, contudo, ainda mais necessário.

No ambiente da gestão estratégica de Recursos Humanos, algumas ferramentas possibilitam a antecipação de cenários para que melhores decisões sejam tomadas com mais agilidade e assertividade. Uma dessas soluções é o Mapeamento de Mercado para Recrutamento e Seleção.

A seguir, vamos abordar as principais etapas do processo de Market Mapping e dizer por que o mapeamento é ainda mais importante em momentos de incerteza profunda.

O que quer dizer Mapeamento de Mercado?

Em RH, o Mapeamento de Mercado está relacionado aos processo de Planejamento da Força de Trabalho e Recrutamento e Seleção. Ao mapear o mercado, o RH realiza uma análise qualitativa e quantitativa da densidade e distribuição de profissionais de determinada função ou segmento em uma localidade específica. Ao final,  o gestor recebe uma seleção de possíveis candidatos pautada em critérios técnicos.

Ao reunir esses dados, os gestores podem prever e planejar a forma mais adequada de atrair e abordar os melhores candidatos. Também é possível fazer o diagnóstico da capacidade da empresa de absorver os melhores profissionais.

Por que fazer?

Se você precisa contratar mão de obra especializada com agilidade para manter o seu negócio produzindo, ou quer aumentar a abrangência da atuação do seu negócio, ter mapeado o mercado vai trazer resultados mais rápidos e assertivos.

Além disso, como dissemos no início, ter a capacidade de prever com mais exatidão possíveis cenários é um diferencial competitivo importante. Entre os principais ganhos do Mapeamento de Mercado para Recrutamento e Seleção podemos citar, ainda:

  • Conhecimento da realidade do mercado de trabalho – A partir do Mapeamento de Mercado para Recursos Humanos, você terá acesso à informações relevantes sobre remuneração, disponibilidade de profissionais e níveis de formação na localidade.
  • Levantamento das forças e fraquezas da mão de obra local – As informações levantadas permitem ainda fazer uma análise da qualidade e da quantidade da mão de obra disponível, direcionando seus esforços de acordo com as características positivas e negativas da mão de obra local.
  • Agilidade na contratação de mão de obra – Ao realizar o mapeamento, você tem condições de conduzir com mais agilidade o processo de Recrutamento e Seleção, visto que as suas expectativas e a dos candidatos estão mais alinhadas.
  • Assertividade nos processos de seleção – O resultado final mais importante do mapeamento é a reunião de informações que garantam, do ponto de vista técnico, a seleção dos candidatos mais adequados a para ingressar no seu time.
  • Ganho de produtividade acelerado – Ao trazer para o seu time profissionais que foram mapeados e fizeram parte de uma seleção a partir desse processo, estarão mais aptos a entregar resultados imediatos.
  • Alinhamento entre empresa e expectativas do mercado – Mapear o mercado vai ajudar você a encontrar a melhor maneira de abordar esses profissionais e oferecer uma proposta que esteja adequada à sua realidade e ainda seja atraente.
  • Formação de reserva de candidatos para contratações futuras – Ao final do mapeamento, além de você ter a possibilidade de contratar os profissionais mais adequados, ainda recebe uma listagem de possíveis candidatos que podem ser acionados em momentos futuros.

Como fazer o Mapeamento de Mercado para Recrutamento e Seleção?

O desenvolvimento da tecnologia e a consequente digitalização das relações tornou possível o acesso e a mineração de dados de maneira dinâmica e simplificada. Sendo assim, o Mapeamento de Mercado pode ser realizado por meio de métodos e ferramentas diversas.

A seguir, listamos o passo a passo com as etapas de um processo básico de mapeamento:

  • Identifique quantitativamente a presença de candidatos para a posição desejada em uma determinada localidade;
  • Faça o cálculo da razão candidato por vaga na localidade a ser “atacada”;
  • Saiba qual é o principal empregador no mercado e investigue as suas características.

Ao reunir estas informações é possível planejar a abordagem e prever o investimento e o tempo necessários para contratar os profissionais mais adequados para a função.

Mapeamento de Mercado RHOPEN

Como dissemos no início desse post, a previsibilidade gera segurança e permite que gestores façam investimentos de forma mais acertada. A solução proativa do Mapeamento de Mercado para Recrutamento e Seleção oferece esta segurança em termos de formar as melhores equipes com agilidade e alto índice de produtividade.

Caso você tenha curiosidade em saber ainda mais sobre o tema ou acredite que esta solução pode ser interessante neste momento para o seu negócio, entre em contato com a gente e solicite uma apresentação desta solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *