Afinal, o que é a Metodologia Disc?

Metodologia DISC: por que utilizá-la em um processo seletivo?

A Metodologia Disc pode ser definida como uma ferramenta que determina importantes fatores comportamentais. Ela foi criada em 1929 pelo psicólogo Dr. William Moulton Martson, que a explicou em seu livro “As Emoções das Pessoas Normais”. Essa ferramenta, atualmente, é muito utilizada para tornar os processos seletivos mais eficientes dentro das corporações.

Tendo em vista a relevância desse tema, nós vamos expor neste artigo uma definição detalhada da Metodologia Disc e os principais benefícios de utilizá-la em sua empresa. Ficou curioso? Então, siga a leitura do post e confira!

Afinal, o que é a Metodologia Disc?

A ideia da Metodologia Disc é fazer com que as pessoas conheçam seu perfil comportamental e, por meio dele, sejam capazes de reconhecer suas forças e limitações em busca de alcançar sucesso na vida profissional.

Esse instrumento de autoconhecimento possui quatro fatores predominantes, cujas iniciais se referem à palavra: DISC. São eles: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

A dominância mostra a forma como você lida com desafios e problemas, a emoção analisada nessa etapa é a raiva. A influência mostra o modo como você lida com influências e pessoas, e a emoção verificada é o otimismo.

Já a estabilidade se refere ao modo como você estabelece seu ritmo e lida com mudanças, nessa etapa é vista a sua capacidade de não demonstrar emoções. Por fim, a conformidade, apresenta sua forma de lidar com imposições e regras, a emoção observada é o medo.

Quais os principais benefícios?

A seguir, listamos os principais benefícios da metodologia DISC. Acompanhe!

Possibilita conhecer os pontos fortes e limitações dos candidatos

Por meio da Metodologia Disc é possível conhecer os pontos fortes e as limitações dos candidatos. Isso é interessante ao processo seletivo, pois o analista será capaz de notar se o profissional em questão têm características possíveis ou não de desenvolver, com isso torna-se mais simples perceber se ele se encaixa no perfil da corporação.

Além disso, conhecendo esses parâmetros torna-se mais fácil remanejar o aspirante à vaga para um setor e um cargo que estejam mais de acordo com suas habilidades, minimizando as chances de surgirem conflitos e insatisfações.

Fornece dados para a tomada de decisões da empresa

Tendo posse das peculiaridades de cada candidato, torna-se viável à empresa tomar decisões. Seja em relação a qual profissional escolher, qual perfil mais interessante para o bom andamento das tarefas, quais áreas mais carentes de determinadas características e, ainda, qual aspecto de personalidade deve ser evitado.

Além disso, depois de escolhido o colaborador que vai atuar no setor em questão, é possível que a organização forneça treinamentos voltados a desenvolver os pontos fortes e minimizar as limitações dos colaboradores. Dessa forma, gradativamente, os gestores vão direcionando os talentos para que apresentem resultados de alta performance, expondo suas habilidades mais latentes.

Torna a seleção mais eficiente

A Metodologia Disc tem a capacidade de tornar os processos seletivos mais eficientes. Afinal, a corporação terá o modelo comportamental que deseja e bastará fazer um comparativo com o perfil dos candidatos para verificar se eles se encaixam ou não ao esperado.

Com isso, os processos ficam mais rápidos e objetivos, e os profissionais contratados têm mais chances de se saírem bem em suas tarefas e na integração com a empresa de modo geral.

Como vimos, a Metodologia Disc é uma ferramenta de extrema relevância para a excelência dos processos seletivos nas corporações. Você deve estar se perguntando como levar esse instrumento para a sua organização, correto? É possível utilizar um software específico para fazer essa avaliação e existem empresas, como a Rhopen, que fornecem um trabalho de consultoria e disponibilizam esse tipo de software para o setor de recursos humanos.

E então, ficou interessado em aplicar a Metodologia Disc em sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e multiplique seu potencial competitivo!

Um comentário em “Metodologia DISC: por que utilizá-la em um processo seletivo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *