O recrutamento a distância é uma técnica de recrutamento que exige atenção redobrada

O que considerar ao utilizar técnicas de recrutamento a distância?

Para o RH, o processo seletivo é uma das atividades mais importantes e exige dedicação e estratégias específicas. Uma das técnicas de recrutamento atuais é o recrutamento a distância. Esse método é interessante porque resulta em menos gasto de tempo e de recursos para a empresa e para o entrevistado, além de minimizar desafios como longas distâncias e atrasos.

Apesar de ser um modo interessante para recrutar novos profissionais, alguns cuidados devem ser tomados para que erros não sejam cometidos no momento da escolha do candidato.

Neste artigo, abordamos os principais pontos a serem considerados ao se utilizar técnicas de recrutamento a distância. Siga a leitura e confira!

Faça um planejamento antes de entrevistar o candidato

Para que as técnicas de recrutamento a distância sejam eficientes, é importante realizar um planejamento antes de questionar o candidato e usar recursos adequados para a entrevista. Esse planejamento também é relevante na medida em que possibilita a realização de perguntas mais certeiras, que vão sondar se o aspirante à vaga se encaixa ou não na cultura organizacional e se ele tem as habilidades necessárias para atuar no cargo.

Evite que a conversa se torne muito impessoal

Para conhecer um candidato, é fundamental incentivá-lo a falar sobre si. Para isso, faça com que ele se sinta à vontade para contar sobre sua vida pessoal. Dessa forma, fica mais fácil conhecer sua visão e intenção e observar se estão equiparados à visão e aos objetivos da empresa.

Seja transparente na comunicação

Ser transparente na comunicação é fundamental para conseguir que o candidato se porte da forma mais sincera e descontraída possível durante a entrevista. A barreira física pode gerar constrangimentos ou dar margem para informações mal interpretadas.

Sendo assim, é fundamental descrever claramente as características da vaga, as condições da empresa, o perfil desejado e a forma como se dará o processo de seleção.

Atente para a postura e para a forma de se comunicar do candidato

A postura e a forma de se comunicar do candidato contam muito para verificar se ele se encaixa à vaga. Peça para que ele se locomova dentro do seu ambiente e note a organização do local.

Observe também se o profissional se mostra cordial, perceba como seu nervosismo interfere em seu comportamento, peça para ele dar exemplos de situações dentro de sua experiência profissional que podem contribuir para a vaga, entre outros pontos que são primordiais para observar como o indivíduo lida com pressão e imprevistos.

Proponha testes e desafios

Como o recrutamento é a distância, pode ser inviável usar apenas o método padrão para conhecer o candidato. Nesse sentido, proponha desafios. Se o profissional tem que se relacionar com muitos setores, por exemplo, faça com que seja entrevistado pelos departamentos em questão.

Caso o cargo demande um conhecimento específico, faça perguntas sobre essa área. Com isso, fica mais fácil saber se o profissional de fato está preparado para atuar no dia a dia da empresa.

Como vimos, as técnicas de recrutamento a distância são pautadas em agir de modo atento e planejado para conseguir captar as características psicológicas e as especializações do candidato. Vale a pena ressaltar que, por mais que esse modelo de processo seletivo se mostre legítimo, é recomendado fazer, pelo menos, uma entrevista presencial com o aspirante à vaga antes de optar pela admissão.

Então, gostou do nosso artigo? Leia também sobre como mapear o perfil comportamental dos candidatos e amplie seus conhecimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *