produtividade do time de vendas

Produtividade do time de vendas: confira 3 estratégias relevantes

Ao procurar como impulsionar os resultados, provavelmente você tenha se deparado com a produtividade do time de vendas em pauta. Ter uma equipe produtiva é realmente a chave para conquistar os resultados esperados.

Já parou para pensar ou se perguntou como formar uma equipe com essa característica? Se a resposta for positiva, você está no lugar certo. Este artigo compartilhará alguns segredos para vender mais e melhor. Continue a leitura e saiba mais!

Importância da produtividade do time de vendas

A produtividade do time de vendas não significa aumentar a carga horária da equipe ou expandir as metas. É fazer com que a equipe trabalhe melhor, mais motivada, entregando resultados e ultrapassando expectativas.

Para isso, é preciso cuidar e valorizar essas pessoas, desde a alta gestão, até o vendedor que está na base da pirâmide. Especialmente aqueles que estão em contato com os clientes. São eles que imprimem a real importância da produtividade das equipes.

Afinal, sem uma clientela fiel, não há vendas. Sem um atendimento ágil, personalizado e humanizado, o serviço será dificilmente recomendado. Ou seja, sem vendedores dedicados, o negócio não vai para frente.

3 estratégias relevantes para aumentar a produtividade do time de vendas

Perfis compatíveis com equipes comerciais geralmente têm habilidades comportamentais desejadas para vendas, como a comunicação. Mesmo assim, não dá para contar com as características dos indivíduos ou até mesmo com a experiência. É preciso que a empresa faça a sua parte. Veja como.

1. Defina os processos de forma clara

A produtividade do time de vendas precisa de um norte para se desenvolver. Por isso, a empresa deve ter processos bem definidos. Como realizar a abordagem, quem desempenhada cada papel do funil de vendas, o que falar e fazer no pós-vendas são algumas ações estipuladas pelo negócio.

O esperado é criar um padrão, com funções bem definidas e baseadas nos pontos fortes dos profissionais. Assim, ninguém fica sobrecarregado e se dedica inteiramente ao que faz de melhor.

2. Monitore o desempenho

Com os processos alinhados, é hora de verificar se o desempenho das equipes está dentro do esperado. Uma equipe de vendas deve ser monitorada constantemente e com base em metas realistas.

Ao menor sinal de problema, esses processos devem ser revistos e o fluxo alterado. Além disso, o monitoramento é importante para criar padrões de vendas. Por exemplo, identificando os períodos de sazonalidade. Muitas vezes, uma queda nas vendas não significa necessariamente uma queda na produtividade da equipe.

3. Adote uma cultura de reconhecimento

Quando falamos em uma equipe produtiva, é quase obrigatório falar em reconhecimento. E reconhecer uma equipe de vendas não significa dar comissões ou aumentar o seu salário, mas criar uma cultura de recompensas que vá além da remuneração oferecida.

Gostar de reconhecimento é uma característica humana. Por isso, a gamificação desponta como estratégia para impulsionar a produtividade das equipes, como a de vendas. Trabalhe com metas realistas, dividindo em níveis e garantindo boas recompensas para quem conquistá-las.

Erros da gestão do time de vendas que precisam ser evitados

Para que suas estratégias não encontrem obstáculos pelo caminho, certifique-se de manter a gestão longe desses erros:

  • falta de indicadores;
  • não desenvolver a equipe com treinamentos periódicos;
  • não ter uma metodologia própria de vendas.

Toda empresa sabe que vender mais e melhor é necessário para o crescimento sustentável do negócio. Por isso, a produtividade do time de vendas não pode ser esquecida. É necessário incentivá-la constantemente. Esperamos que as dicas deste artigo ajudem você nessa missão!

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