Programa de Trainee: guia para montar na sua empresa

Investir em um programa de trainee é uma ótima estratégia para empresas que buscam formar um time competente. Seja selecionando pessoas do mercado, seja recrutando os próprios colaboradores visando seu desenvolvimento para ocupar uma posição específica, trata-se de um instrumento valioso de gestão de pessoas.

Grandes empresas, como Unimed e Suzano papéis e celulose, são adeptas, mas seu uso não é exclusivo para negócios de grande porte. Toda organização que deseja atrair e desenvolver jovens talentos ou preparar profissionais para assumir seus cargos de lideranças estão aptas a realizar esse investimento.

Quer saber as principais etapas de estruturação e como uma consultoria pode ajudar você? Dê uma olhada neste artigo!

Introdução ao Programa de Trainee

O programa de trainee é uma espécie de treinamento concedido pelas empresas aos profissionais recém-formados ou para colaboradores já efetivados que almejam vagas específicas. Embora não existam restrições ou regras específicas globais, geralmente as vagas externas são para pessoas com até 2 anos de formadas.

A meta é proporcionar o desenvolvimento dentro da empresa. Em vez de recrutarem profissionais experientes, com bagagem de mercado, preferem indivíduos sem muitos vícios de mercado. Assim, as pessoas podem ser moldadas de acordo com a cultura organizacional e necessidades específicas do negócio.

São elencadas como as principais características do programa:

  • avaliações periódicas;
  • desenvolvimento de soft skills;
  • estruturação em etapas;
  • imersão na cultura da empresa;
  • remuneração acima da média.

Vantagens de um Programa de Trainee para a empresa

A contratação e seleção de talentos promissores e sua capacitação podem contribuir para a inovação, a renovação de ideias e o crescimento sustentável da organização. Dependendo da estruturação do programa, os trainees passam por vários departamentos, adquirindo uma visão global do negócio, trazendo frescor para as equipes e aprimorando a tomada de decisão.

Além disso, ficam em constante contato com as lideranças, aprendendo pelo exemplo. Isso potencializa o fit cultural, forma equipes mais satisfeitas com a marca empregadora e facilita o plano de sucessão de cargos hierárquicos mais altos, como gerência, supervisão e diretoria.

Ao final do programa, os trainees são conduzidos a níveis iniciais de gerência, a grande vantagem concedida aos participantes. Por ter um período definido de duração, já sabem quando vão ser promovidos aos cargos de interesse, sem necessariamente passar pelas etapas de assistente ou analista.

Etapas para montar um Programa de Trainee

Como falamos, não há regras globais em um programa de trainee. No entanto, sua estruturação precisa respeitar algumas etapas. Saiba quais são elas.

Identificar as necessidades da empresa

Os profissionais iniciam sua jornada no programa já sabendo para qual cargo estão sendo treinados. Por isso, a empresa deve mapear as necessidades de competências e habilidades essenciais para as posições.

Desenvolver um plano estratégico

Todas as etapas do programa devem ser estrategicamente planejadas. Desde o recrutamento, os testes aplicados para atestar as habilidades requeridas, até os cargos que serão ofertados ao final do programa, absolutamente tudo deve ser definido antes do início das inscrições.

Parceria com uma consultoria especializada em RH

Contar com uma consultoria de RH experiente pode ser a chave para o sucesso do trainee. É possível contar com o apoio apenas em algumas etapas, como recrutamento e treinamentos, assim como na condução de todo o programa.

Rhopen: soluções especializadas em Programas de Trainee

Uma solução para implementar programas de trainee eficientes é contar com o apoio de uma consultoria em gestão de pessoas. Os serviços podem ser utilizados em várias etapas, desafogando o setor de gestão de gente da empresa sem perder a qualidade dos resultados.

A Rhopen é formada por time multidisciplinar de especialistas em Gestão de Pessoas. Estes profissionais estão focados em aprimorar a performance de profissionais individuais e equipes completas.

Entre as principais características da atuação da Rhopen, destaca-se a transparência na relação com a empresa contratante, a experiência dos consultores, competências técnicas desenvolvidas e ferramentas tecnológicas que promovem agilidade nos processos.

Assim, consegue oferecer programas personalizados, de acordo com o perfil dos colaboradores, cultura da empresa e objetivos que deseja alcançar com a estratégia.

Serviços oferecidos pela Rhopen

Confira as soluções e serviços personalizados da Rhopen para ajudar na montagem e execução do Programa de Trainee!

  • treinamentos customizados;
  • recrutamento e seleção voltados às necessidades específicas;
  • avaliação de perfil comportamental e habilidades específicas;
  • projeção e condução de programas de trainee;
  • terceirização da admissão.

Implementação do Programa de Trainee

Agora que você já sabe como estruturar o seu programa de trainee e como a consultoria da Rhopen pode ajudar neste processo, vamos ao checklist de implementação do programa. Ele vai ajudar você com a estruturação e identificar em quais etapas a ajuda externa será bem-vinda. Vamos lá!

Estruturação do programa

Antes de lançar o programa trainee é necessário estruturá-lo. Este processo considera as etapas do programa, desde a seleção, até as etapas de aprendizado, objetivos alcançados em cada ciclo, quanto tempo deve durar, treinamentos oferecidos durante o contrato e outras estratégias que proporcionem um desenvolvimento completo aos trainees.

Recrutamento e seleção

Os participantes do programa trainee devem ser recrutados e selecionados como qualquer colaborador. Por isso, deve-se investir igualmente em melhores práticas para atrair e selecionar os candidatos mais alinhados com os valores e objetivos da empresa.

Acompanhamento e avaliação

No geral, todo o quadro de colaboradores deve ser submetido a ciclos de avaliações. Em um programa trainee isso é fundamental, pois, são os resultados apresentados que mostrarão para empresa quem está pronto para assumir a posição definitivamente.

Além disso, as métricas de desempenho durante o programa e até mesmo a retenção de talentos após a sua conclusão são importantes para avaliar a eficácia do programa ao longo do tempo. Dessa forma, a empresa consegue estruturar trainees para outras posições, agregando ou substituindo o programa atual.

Os programas trainees são uma ótima oportunidade para selecionar talentos e valorizar os profissionais da sua empresa. Como podem ser aplicados para quem está chegando ou na evolução de carreira dos colaboradores, são um coringa na gestão de pessoas e planos de carreiras.

Consultorias especializadas em RH facilitam a implementação do programa e a sua avaliação e proporcionam uma experiência positiva tanto para os candidatos selecionados para o programa trainee, quanto para o crescimento da empresa.

É o caso da Rhopen, uma empresa experiente que oferece soluções em gestão de pessoas em 360 graus. Entre em contato conosco e partiremos juntos em busca do seu objetivo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *