27 de junho de 2020

Saiba quando contratar uma Mentoria Empresarial

Conheça os principais benefícios ao se contratar mentoria empresarial

Se você está em busca de sucesso nos negócios ou é um profissional que deseja construir uma carreira brilhante, contratar uma mentoria empresarial é uma solução que vai ajudar, e muito! Seja qual for o desafio a sua frente, contar com a tutoria de um mentor vai acelerar a jornada. Não é a toa que mais de 70% das empresas listadas na Forbes500 oferecem programas de mentoria para colaboradores.

É evidente que a mentoria – mentoring, no termo em inglês – não é um simples bilhete premiado. Independentemente do ponto de vista de cada profissioal, alcançar o sucesso nos negócios e manter-se no topo não é uma tarefa fácil. Neste artigo nós vamos detalhar o conceito de mentoria, mostrar o valor da solução e dar algumas dicas para você encontrar o tutor ideal. Partiu!

O que é Mentoria Empresarial?

Ao contratar um serviço de mentoria, você passa a contar com o suporte de um profissional experiente – ou um time de profissionais – que vai ajudá-lo a tomar melhores decisões empresariais e de carreira. Ao mesmo tempo, a mentoria empresarial permite que você exponha seus desafios de negócios para pessoas que já passaram pelas mesmas situações, ou têm vivência suficiente para indicar os melhores caminhos a seguir.

Por ser uma orientação personalizada, a percepção da necessidade do cliente, enquanto empreendedor ou profissional, é fundamental. Em outras palavras, quem contrata a mentoria tem total liberdade sobre o processo, tendo o tutor como alguém para auxiliá-lo. No entanto, o mentor terá muita dificuldade de ajudar se não souber o quê você quer alcançar. Cabe ressaltar no entanto, que a mentoria não está ligada a apenas um projeto ou situação, como é mais comum no caso da consultoria.

Em que consiste a Mentoria?

Semelhante ao coaching, o processo de mentoria envolve ao menos três elementos: o mentor, o mentorado e a relação entre eles. No caso da mentoria empresarial para negócios, essa relação pode ser expandida e ter outros envolvidos. A partir destes três elementos, se inicia o processo de crescimento baseado em uma convivência pautada por transferência de conhecimento e experiências.

Como dissemos no início, é importante que o contratante deixe claro quais são os objetivos. A mentoria não é um procedimento espontâneo e nem instantâneo. Os resultados vão depender, entre outras coisas, da clareza de objetivos, da qualidade de comunicação e da entrega de ambos ao processo. Bons mentores encaram o mentoring como uma experiência de crescimento mútuo.

Mentoria não é coaching

Apesar da semelhança, diferentemente do coaching a mentoria empresarial é um processo menos filosófico e busca um caminho mais prático e voltado a objetivos estratégicos e à tomada de decisões. O mentorado não precisa se restringir a um determinado número de sessões com hora marcada. Aliás, ele pode acionar o seu mentor sempre que julgar necessário e antes de tomar decisões importantes, a final, a mentoria é uma relação. E por ser uma relação, não depende de uma metodologia e também não é um treinamento com um cronograma estático.

Juntos, mentor e mentoriado vão conceber e seguir um roteiro de mentoria. Esta será a base para a construção de uma jornada de sucesso. Como todo roteiro, este também passará por mudanças até que a história tenha o melhor desfecho.

Vai ter feedback

Por ser uma relação que se pretende de crescimento a partir da superação de desafios profissionais, prepare-se! A mentoria será brutalmente transparente e os feedbacks serão constantes. Aqueles empreendedores que não estão acostumados a receber avaliações honestas sobre o próprio desempenho, ou não sabem ouvir críticas a respeito do seu trabalho, terão mais dificuldades no início. Se você tem este perfil, encare a jornada e aprenda com ela. Mesmo que doa um pouco, você só tem a ganhar.

Quais são os principais benefícios do mentoring?

Até aqui você já deve ter percebido o quão poderosa é esta ferramenta. Seja para alavancar a sua carreira profissional ou ter mais sucesso nos negócios, a mentoria empresarial é uma solução que vai ajudar você a trilhar um caminho com mais conquistas e acertos do que erros e decepções, já que:

  • haverá um profissional com experiencia ao seu lado para clarear os cenários e prever futuros;
  • o processo vai evoluir de acordo com o seu momento profissional e as necessidades do seu modelo de negócio;
  • agrega a visão de um profissional imparcial que não tem envolvimento emocional no dia a dia da empresa;
  • ajuda você a se manter no foco do negócio e da carreira, garantindo que você perceba onde pode chegar;
  • vai contribuir com o seu desenvolvimento de liderança e ajudá-lo a encontrar gaps profissionais;
  • alinha suas decisões à realidade e ao futuro dos mercados a partir da visualização de cenários diversos;
  • contribui para o seu crescimento, da sua empresa e de todos a sua volta.

banner do projeto reconecte convidando o leitor para acessar a pesquisa grauitamente

Como detectar a necessidade de buscar essa orientação?

Existem diversas razões que podem levá-lo a concluir que você, ou sua empresa, precisa investir em uma solução como o mentoring. A fim de ajudar, listamos algumas necessidades comuns que trazem executivos de Recursos Humanos e gestores de negócios até a RHOPEN Consultoria em busca de mentoria empresarial:

  • Aconselhamento de carreira e auxílio na pavimentação de uma jornada profissional de sucesso
  • Identificar gaps profissionais e desenvolver habilidades – hardskills/softskills – para turbinar o desempenho profissional
  • Dificuldades em lidar com processos decisórios importantes para a gestão empresarial
  • Ampliar a visão sobre a gestão do capital humano da empresa e aumentar a qualidade da gestão
  • Realizar a transferência de conhecimentos-chave entre colaboradores, gestores e líderes de diferentes times e gerações, garantindo o know-how do negócio
  • Tracionar e tornar mais seguros os processos de expansão empresarial, aquisições, fusões, aceleração e ganho de novos mercados para o negócio

O mundo dos negócios gira muito rápido e novos desafios e cenários desafiam a gestão empresarial a todo instante. Seja qual for o terreno à sua frente, a mentoria empresarial é uma ferramenta volátil que vai sempre se adequar aos seus objetivos. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, converse com um profissional especializado em Gestão de Pessoas para conhecer todas as possibilidades.

A jornada para o sucesso é longa, mas você não precisa suportar todo o peso do mundo e caminhar sozinho. Conte sempre com a gente.

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket

Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?


Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.