O tempo de resposta da entrevista de emprego pode varriar e causar ansiedade

Resposta da entrevista de emprego. Quanto tempo esperar?

Quanto tempo esperar pela resposta da entrevista de emprego é uma dúvida que preocupa qualquer candidato. Sabemos que a concorrência por uma vaga no mercado de trabalho está acirrada, portanto, uma resposta positiva é um momento esperado com muita ansiedade.

No entanto, o tempo de resposta da entrevista pode variar de caso a caso por uma série de razões. Segundo uma pesquisa conduzida pela plataforma de divulgação de vagas Indeed, o tempo médio de resposta em um processo seletivo é de 24 dias úteis. O prazo vai variar para mais ou para menos de acordo com o segmento do negócio, o perfil da vaga em questão e as características de cada processo.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre os fatores que interferem no tempo de resposta e trazer algumas sugestões de como agir de forma positiva durante a espera. Continue a leitura para você não “surtar” toda vez que precisar passar por uma seleção. A paciência faz parte do jogo.

Etapas do processo seletivo

Antes de mais nada, é importante conhecer as etapas de um processo seletivo. Apesar das variações, uma seleção padrão de candidatos segue alguns passos básicos. Após a etapa de alinhamento da vaga entre o contratante e o recrutador, o processo segue assim:

  • Configuração da vaga no sistema de gestão de candidatos e abertura de inscrições para candidaturas
  • Triagem inicial de candidatos no banco de talentos
  • Divulgação da vaga em canais de mídia digital, social e imprensa
  • Varredura nas candidaturas realizadas através do sistema
  • Pré seleção de candidatos com mais aderência à vaga
  • Entrevista com candidatos selecionados para seguir no processo
  • Seleção de candidatos aprovados após a primeira entrevista
  • Envio dos perfis selecionados para a avaliação da empresa contratante
  • Seleção dos perfis por parte da contratante
  • Início das entrevistas com gestores da empresa
  • Realização de dinâmicas de grupo, jogos, provas técnicas e testes psicológicos
  • Devolutivas e seleção final do candidato aprovado.

Esta é a sequência comum de um processo. Cabe lembrar que cada uma destas etapas tem suas especificidades de acordo com o perfil da vaga e da empresa contratante. Algumas posições exigem processos mais detalhados e técnicos. Outros exigem uma avaliação comportamental mais atenciosa. Durante a jornada pela busca do candidato aderente à posição, existem variáveis que podem alongar o processo.

Fatores que que influenciam no tempo de resposta da entrevista de emprego

Enquanto você checa a sua caixa de email 15 vezes pela manhã à espera de um retorno ou verifica se o seu telefone celular está realmente recebendo chamadas, várias coisas podem estar acontecendo do outro lado do recrutamento. E pode ser que você não seja o candidato ideal, mas essa não é a única razão da aparente demora.

  • A falta de candidatos qualificados pode estar atrasando a seleção
  • Encontrar alguém para a vaga não é uma prioridade para a empresa naquele momento
  • O nível das candidaturas pode ser alto, o processo pode estar acirrado e gerando dúvidas na decisão
  • Decisores e pessoas envolvidas na contratação podem ter se ausentado da empresa ou está sem tempo
  • Fatores externos podem ter provocando mudanças na necessidade de novas contratações

Seja qual for a razão da demora, o correto a ser feito por parte dos recrutadores e contratantes é deixar você bem informado. No entanto, sabemos que é quase impossível gerir de forma tão dinâmica e personalizada um volume alto de seleções. Além do mais, a maioria das circunstâncias que provocam a demora fogem à regra de um processo fluido.

 O que fazer em casos de demora no tempo de resposta

A melhor forma de prevenir a ansiedade pela espera de uma resposta é buscar manter-se informado. Portanto, sempre que você participar de qualquer etapa de um processo de recrutamento e seleção, pergunte.

Não há problema algum em perguntar e, geralmente, os recrutadores têm clareza dos processos e vão saber informar o prazo aproximado corretamente. Assim, você consegue estabelecer um parâmetro de quanto tempo deve esperar. Você pode, então, usar este prazo para justificar o envio de uma mensagem ou contato com o recrutador perguntando sobre o andamento do processo.

Mas não deposite todas as suas fichas em um único processo e tenha uma atitude proativa, mas cautelosa:

  • Lute contra a vontade de insistir pela resposta e procure relaxar
  • Mantenha seus dados sempre atualizados nos sistemas de cadastro de currículos
  • Continue buscando por novas oportunidades no mercado de trabalho
  • Envie notas de agradecimento para processos nos quais você não passou, colocando-se à disposição para novas oportunidades
  • Invista o seu tempo em adquirir novos conhecimentos e atualizar certificações
  • Mantenha a saúde física, emocional e a alimentação saudável em dia
  • Continue acreditando no seu potencial e tenha uma atitude positiva

Conclusão

De maneira geral, os processos de seleção de candidatos a vagas de emprego tendem a ocorrer de forma fluida. Como vimos, no entanto, existem caracteristicas próprias de cada empresa, complexidade de cargos e circunstâncias que podem atrasar a decisão final.

Assim, o tempo de reposta da entrevista de emprego depende de diversos fatores que estão além do seu controle. Aproveite o final de cada etapa para perguntar sobre o prazo de retorno para as próximas sessões. Mantenha a calma e procure seguir uma atividade constante na busca por novas oportunidades.

Já que estamos falando neste assunto, aproveite para atualizar seus dados em nossos banco de talentos e avalie a vagas abertas em nosso sistema. Caso encontre uma oportunidade com o seu perfil, candidate-se. Faça isso com frequência. Estamos sempre em busca de profissionais como você.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *