Entenda mais sobre roda de coaching.

Roda de coaching: entenda mais sobre o assunto

Provavelmente você já ouviu falar em roda de coaching. As organizações atualmente passam por inúmeras exigências quanto à eficiência, qualidade e melhoria constante e, consequentemente, isso tem efeito em seus profissionais. Dessa forma, maior tem sido a urgência do colaborador de ampliar suas habilidades, apresentando um diferencial competitivo. É ai que entra essa ferramenta fantástica utilizada atualmente por diversas empresas nesse processo de desenvolvimento.

A roda de coaching levará você ao autoconhecimento, ou seja, a se conhecer melhor, visualizar seus pontos fortes e fortalecê-los. Também pode aperfeiçoar e eliminar aspectos de seu comportamento que limitam o alcance dos seus objetivos profissionais e pessoais.

Nesse contexto, as empresas estão investindo na qualificação dos empregados, buscando renovação e os incentivando a obter outras capacitações. O objetivo é um profissional mais eficaz e alinhado às metas organizacionais. Você gostaria de saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Qual a importância da roda de coaching?

O conhecimento do perfil de seus colaboradores traz muitas vantagens para os propósitos organizacionais. Assim, as empresas poderão desenvolver, treinar, capacitar ou incentivar o profissional a adquirir outras capacitações, por meio de cursos, de forma rápida, adequada e planejada.

Quais são as vantagens proporcionadas?

Em uma empresa, o ser humano é o único bem que pode se autodesenvolver, pois tem capacidade de transformação contínua. A roda de coaching é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações. Sua implementação resulta em inúmeras vantagens e melhora o desempenho dos colaboradores. Veja alguns exemplos.

Melhora do clima organizacional

A roda de coaching pode melhorar o ambiente de trabalho e as relações entre os membros. Quando o clima organizacional é bom, os colaboradores ficam mais motivados e há uma maior produtividade e rentabilidade.

Maior interação

A comunicação e o relacionamento interpessoal são impactados positivamente. O colaborador saberá falar de modo correto e entenderá como se expressar adequadamente. A boa comunicação profissional torna os relacionamentos mais harmoniosos no ambiente corporativo.

Liderança e trabalhos em equipe

As técnicas vivenciadas na roda de coaching têm sido grandes aliadas na liderança estratégica, permitindo que o líder acerte mais em suas decisões e ações, pois adquiriu autoconhecimento.

Com isso, ele é capaz de conhecer suas forças, virtudes e vulnerabilidades. Também sabe potencializar suas qualidades, fornecer feedbacks precisos e construtivos ou, por vezes, ajustar o comportamento de algum membro.

Assim, o gestor de um time passa a influenciar os seus liderados, tornando-os mais engajados e comprometidos.com a organização, afinal “ele é o espelho da sua equipe”.

Visão sistêmica

É uma ferramenta voltada para a tomada de decisão — no âmbito profissional ou pessoal — que busca desenvolver a visão sistêmica e perceber cada particularidade de um todo. Ela permite uma análise de maior precisão, pois é possível identificar os pontos positivos e os pontos de melhoria no ambiente de trabalho.

Foco e gestão do tempo

O profissional saberá gerir o tempo com mais eficiência. Uma das vantagens em gerenciar seu tempo é ter foco para desempenhar as tarefas com tranquilidade.

Qual a diferença entre roda de coaching e coaching em grupo?

A roda de coaching é uma ferramenta em que todas as práticas são voltadas ao desenvolvimento coletivo com ênfase nas questões individuais. A ideia é a utilização do mesmo método, porém, não necessariamente focado na mesma direção.

Já o processo de Coaching em Grupo é executado de modo semelhante ao processo individual, trazendo a vantagem de que os profissionais agregam um aprendizado potencializado, devido à troca de experiências entre eles.

Contribuir para o desenvolvimento das pessoas por meio de ferramentas estratégicas alinhadas aos conceitos organizacionais é um caminho que tem que ser traçado e planejado pelas empresas que estão em busca de crescimento e almejam o sucesso. O conhecimento requer que haja especialização e generalização.

Ao olharmos para o futuro, vemos que o aprendizado tem que ser constante. Conhecimento e inovação nos levam, acima de tudo, a superar grandes desafios. Se você deseja ter um grupo de profissionais de alta performance, o ideal é que considere a roda de coaching para o desenvolvimento de sua equipe.

Gostou deste texto? Se quiser saber mais sobre esse assunto, entre em contato com a RHOPEN, empresa de consultoria especializada que oferece a melhor solução para os problemas organizacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *