Timenow terceiriza operações de DP e jaciara fala sobre aspectos positivos

Timenow terceiriza operações de DP para focar no negócio

Apesar de o Brasil ser um país com elevadas taxas de desemprego, encontrar mão de obra qualificada e capacitada para funções específicas para algumas áreas de negócios sempre foi desafiador. Nos últimos 12 meses o país gerou 2.2 milhões de novos postos de trabalho. Mas 8 em cada 10 empresas reclamam da falta de mão de obra qualificada no mercado. 

Como lidar com a escassez de mão de obra no mercado de trabalho? Essa é uma questão ainda mais importante nos dias atuais e foi tema de debate no Folha Business, da Rede Vitória. 

Um dos caminhos apontados por Jaciara Pinheiro, diretora técnica da RHOPEN Consultoria, começa no trabalho com a criação e manutenção de uma boa imagem para o mercado de trabalho. “É um processo que se inicia bem antes da contratação em si. Precisamos nos perguntar como é que a empresa está sendo percebida pelo mercado. Será que a empresa é capaz de atrair um profissional e fazer com que ele opte por mudar?”. 

Outro ponto importante, segundo a diretora da RHOPEN, é a maneira como o processo é conduzido pelas empresas. “Muitas organizações são morosas na hora de demitir, mas querem ser ágeis na hora de contratar. Na realidade, deveria ser o contrário. Uma contratação bem feita exige pesquisa, dedicação e tempo. Quanto mais bem realizado for o processo de contratação, maiores serão as possibilidades de retentação no futuro”. 

Sob outro aspecto, as empresas precisam implementar a cultura de aprendizado constante e promover o desenvolvimento da sua força de trabalho continuamente. “Por conta da tecnologia, temos acesso facilitado à informação. Este já não pode ser visto como um empecílho. Pelo contrário, as facilidades de acesso à informação abrem as portas para a criação de infinitas possibilidades de modelos de aprendizagem”, avalia Jaciara. 

A diretora ressalta que é importante que as empresas suportem esta cultura de aprendizado constante fazendo uma leitura estratégica contínua dos níveis de engajamento, clima organizacional, retenção e produtividade. “As áreas de RH precisam atuar no sentido de oferecer dados que antecipem cenários, direcionem as ações e forneçam insumos para perceber qual é a nível de qualidade da experiência dos colaboradores durante a sua jornada”.

Departamento Pessoal na potência máxima: saiba tudo sobre o DP

Timenow terceiriza operações de DP

Para o CEO da Timenow, Antônio Toledo, o sucesso nos negócios está atrelado à gestão do capital humano. “Temos uma crença aqui na empresa de que a gestão de pessoas é um componente importante para o sucesso de qualquer negócio. Na Time Now, que é uma empresa de base intelectal, precisamos trabalhar com os melhores profissionais. Sendo assim, a gestão de pessoas é fundamental”, afirma. 

A Timenow, empresa de engenharia consultiva, prevê um faturamento na ordem de R$ 400 milhões de reais para este ano. Para seguir faturando alto, a empresa mantêm o foco na sua área de atuação e terceiriza estrategicamente outras operações. 

“O nosso negócio é usar inovação e tecnologia aplicadas à gestão de projetos e engenharia. Para gerir pessoas, buscamos parceiros no mercado que são especialistas em Recursos Humanos”. 

Toledo cita como exemplo a Terceirização de Departamento Pessoal da Timenow como um modelo no qual a empresa de tecnologia buscou uma solução no mercado de RH para manter a sua operação com foco no negócio. Atualmente, toda a gestão de Folha de Pagamento da Timenow recebe o suporte da RHOPEN Consultoria. 

Este é um processo que faz parte dos esforços de criar uma experiência positiva para as pessoas da empresa com o intuito de atrair, reter e desenvolver os melhores talentos. 

Veja a matéria do Folha Business com Jaciara Pinheiro e Antônio Toledo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *