Saiba como tirar proveito da transformação digital nos negócios.

Transformação digital: o que é e por que sua empresa não deve ficar de fora

Nos últimos anos, termos como Business Intelligence, Big Data, Internet das Coisas e mobilidade estão sendo muito utilizados por todos. Isso não é à toa: o mundo está passando por uma profunda transformação digital e sua empresa deve seguir o mesmo caminho.

Essa transformação vem mudando completamente a maneira como nos ligamos ao mundo e entendemos os negócios. Atualmente, as pessoas buscam uma experiência personalizada, sem atritos e, principalmente, on-line.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!

Os principais pilares da transformação digital

Para entender melhor o que é e como funciona a transformação digital, vamos explicar sua definição. Essa transformação é o processo em que as empresas utilizam fortemente a tecnologia para oferecer um atendimento personalizado, com respostas ágeis e com um alcance muito maior do que as técnicas tradicionais, priorizando seus clientes e colaboradores.

E não é apenas no bom atendimento ao cliente e na criação de ferramentas eficazes para seus funcionários que as empresas estão interessadas: segundo pesquisa da Accenture, empresas que apostam na transformação digital são, em média, 26% mais rentáveis e lucrativas do que aquelas ainda resistentes à essa nova tendência.

Não por acaso, essa transformação caminha ao lado do perfil da sociedade atual, em que o imediatismo das informações e o alcance de tudo à palma da mão dominam o mindset dos consumidores.

Desafios da transformação digital

O processo de transformação digital de uma empresa não é tão simples. Digitalizar os meios de atendimento, aumentar a exposição da empresa na web e até mesmo treinar seus colaboradores para esse novo conceito não significa que sua empresa está digitalizada.

A mudança deve acontecer no core da empresa, usando a integração de dados para gerar um processo muito mais dinâmico e fluído para todos os clientes e colaboradores do negócio. De nada vai adiantar se, por exemplo, um cliente passar por um atendimento completamente digital enquanto o funcionário depende completamente de inputs analógicos para atendê-lo.

Para ser completa e eficaz, a transformação digital deve:

  • estar alinhada com os objetivos do negócio;
  • seguir uma estratégia sólida de implementação (não precisa ser tudo de uma vez);
  • estar de acordo com os interesses e necessidades do seu consumidor;
  • ser realizada por um time devidamente treinado e preparado.

Benefícios e resultados

Como já dissemos, os benefícios da transformação digital vão muito além da melhoria operacional do negócio e do aumento dos lucros.

Uma pesquisa realizada pela Altimeter revelou os principais benefícios que as empresas que adotaram a transformação digital estão recebendo e são um bom indicativo dos resultados que o seu negócio pode alcançar com essa transformação:

  • 30% das empresas verificaram um aumento no faturamento com o consumidor;
  • 32% reportaram um aumento no volume de tráfego que leva à empresa;
  • 37% afirmaram ter um aumento no reconhecimento e engajamento com o negócio;
  • 41% conseguiram expandir seu Market Share exponencialmente.

Como você pode ter percebido, a transformação digital está acontecendo em ritmo acelerado e depende cada vez mais de profissionais aptos a abraçar o mundo digital. Vai ficar de fora?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a transformação digital e sua importância? Então assine nossa newsletter e não perca mais dicas para sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *