A tecnologia trouxe inovação em todos os processos organizacionais, incluindo ferramentas de gestão de pessoas, que permitem maior integração entre todos os setores. Essas, além de promover uma comunicação mais eficiente, possibilitam o desenvolvimento do aprendizado por intermédio de novas oportunidades de capacitação.
Atualmente, com a tecnologia, tem-se um RH moderno e com processos inteligentes, ou seja, procedimentos que estão alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, oferecendo resultados mensuráveis e de qualidade.
Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura!
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ToggleConheça as 4 principais ferramentas de gestão de pessoas
Com processos automatizados, a atuação do setor de RH ganhou uma posição mais estratégica dentro das organizações. A gestão de pessoas é um conjunto de práticas e tem a função de humanizar as empresas.
Confira, a seguir, algumas ferramentas que podem auxiliar a gestão de pessoas!
1. Avaliação de desempenho
O objetivo é avaliar e verificar o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Essa ferramenta de verificação serve para fazer uma análise completa e sistemática do profissional em função das atividades que desempenha, dos resultados alcançados, das metas estabelecidas e do seu potencial.
Ainda é possível, por meio da avaliação, identificar algumas competências e habilidades que precisam de desenvolvimento, sendo um recurso valioso tanto para empresas quanto para os profissionais. A partir disso, são gerados melhores resultados, já que permite ajustes de possíveis gaps, aproveita melhor o capital humano e desenvolve tanto a vida profissional quanto a pessoal do colaborador.
2. Pesquisa de clima organizacional
Essa pesquisa é uma das principais ferramentas na gestão estratégica — é um indicador de satisfação dos colaboradores de uma empresa, em relação à realidade da organização e aos diferentes aspectos do clima e cultura, tais como:
- motivação e satisfação;
- ambiente interno da organização;
- políticas e visão do RH;
- modelo de gestão;
- processo de comunicação;
- valorização profissional e identificação com a empresa.
Desenvolvidas por meio de questionários, a pesquisa permite que os funcionários deem sua opinião sobre diversos fatores organizacionais, inclusive sugerir soluções.
Mediante o resultado, a organização poderá mensurar o grau de satisfação, engajamento e motivação, promover ações corretivas que venham a contribuir para o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores e criar ações para melhoria e qualidade da empresa.
3. Programas de capacitação
Capacitar e desenvolver competências é fundamental para que seus profissionais consigam produzir mais e melhor. Existem várias opções de ferramentas no mercado — softwares criados somente com essa finalidade.
Porém, se o departamento de RH tiver alguma dificuldade nesse sentido, poderá sempre recorrer às empresas de consultoria especializadas e focadas em ferramentas modernas e eficientes de treinamento, podendo auxiliá-lo a potencializar as habilidades de seus colaboradores e eliminar as deficiências, além de motivá-los e engajá-los no negócio da organização.
4. Feedback
O feedback é uma ferramenta essencial para otimizar a gestão de pessoas dentro de uma organização. Ele possibilita que o gestor fique ciente de todas as informações e comunicações ocorridas dentro da empresa. Isso permite avaliar as ações e resultados obtidos pelo colaborador.
É imprescindível que o feedback seja usado continuamente, pois quando seus colaboradores conhecem e entendem onde melhorar, podem buscar por essa melhoria. Isso também funciona com seus pontos fortes, eles tendem a aprimorá-los na execução de suas atividades. Essa ferramenta contribui para o crescimento de toda a organização.
Como você pode ver, as ferramentas de gestão de pessoas dentro de uma empresa, são investimentos necessários, que contribuem para as ações estratégicas e vem ganhando cada vez mais espaço. Elas auxiliam as organizações que buscam alinhamento com seus colaboradores, aumentando as oportunidades de crescimento nos negócios.
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