O modelo de trabalho burocrático e centralizado não é mais adequado às evoluções no mercado de hoje em dia. Os bons profissionais e talentos buscam empresas que garantam a autonomia dos colaboradores no seu ambiente de trabalho.
Mas você sabe os benefícios que a autonomia pode trazer para a sua empresa e como implantá-la? Descubra neste artigo!
Você vai ver:
ToggleO que significa garantir autonomia?
O modelo tradicional de trabalho era pautado na centralização de decisões e hierarquia bem definida. Ou seja, os colaboradores de uma empresa estavam sujeitos às decisões dos seus superiores sobre seu horário de trabalho, forma de trabalhar e tarefas.
Hoje, esse modelo tem se mostrado desatualizado, fazendo com que empresas tradicionais percam espaço no mercado. Garantir a autonomia dos colaboradores se tornou essencial para atrair e reter talentos, assim como para garantir motivação e engajamento dos profissionais no seu trabalho.
Autonomia significa dar poder de decisão à sua equipe. Desse modo, os colaboradores têm voz dentro da empresa, podendo dar a sua opinião sobre as tarefas que devem ser delegadas a eles, melhor forma de trabalhar e adequação dos prazos estipulados. Eles também participam da definição de metas e indicadores juntamente aos seus gestores.
Além disso, em uma empresa que promove autonomia, a cobrança por resultados acontece, mas de forma menos frequente, já que existe uma cultura de confiança entre colaboradores e gestores. Ou seja, os líderes acreditam que sua equipe está trabalhando para realizar seu trabalho da melhor forma possível.
Quais as vantagens de promover a autonomia dos colaboradores?
Garantir autonomia para os seus colaboradores deixa-os mais motivados e engajados nas suas tarefas dentro da organização. Isso porque eles sentem que os gestores reconhecem seu trabalho e confiam neles para tomar as melhores decisões sobre sua forma de trabalhar.
Além disso, a autonomia melhora a comunicação entre a equipe e a gestão da empresa. Isso porque permitir que os funcionários participem das decisões faz com que eles saibam que têm voz dentro da organização, podendo dar opiniões e sugestões de melhoria, assim como ajudar na resolução de possíveis problemas que possam aparecer.
Com isso, há um aumento na produtividade e qualidade do trabalho dos seus colaboradores. Eles sentem que devem retribuir a confiança investida neles e se engajam mais nas suas tarefas. Além disso, aumenta a satisfação do funcionário com o seu trabalho e o ambiente da empresa, o que faz com que ele queira dar o seu melhor para gerar resultados para a organização.
Como acompanhar sem reduzir a autonomia dos colaboradores?
Quando você escolhe garantir autonomia dos colaboradores da sua empresa, é essencial modificar práticas de acompanhamento de resultados e controle dos colaboradores. Os líderes devem aprender a delegar as tarefas e deixar os trabalhadores mais livres para realizar o seu trabalho.
Ao mesmo tempo, as metas e os indicadores devem ficar claros para todos, assim como a periodicidade com a qual acontece o acompanhamento. Dessa forma, o seu colaborador sabe exatamente o que a empresa espera dele e entende que deve gerar resultados. Os líderes também aprendem a confiar na sua equipe e cobrar resultados apenas nas datas combinadas.
Isso não significa que o gestor não pode acompanhar o colaborador com frequência. Pelo contrário, reuniões de acompanhamento e feedback, nas quais a equipe e gestores compartilham o dia a dia da sua atividade, assim como problemas encontrados e formas de solucioná-los, são extremamente produtivas e não interferem na autonomia dada aos colaboradores.
Dessa forma, você pode perceber que garantir autonomia dos colaboradores da sua empresa pode trazer diversas vantagens para a organização como um todo. Eles se tornam mais motivados e produtivos, gerando mais resultados.
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