Mulher de blusa laranja em pose reflexiva no ambiente corporativo

Planejamento de carreira: O caminho para o sucesso profissional

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado aos talentos que ela alcançou, contratou e reteve. Mas apenas o salário não é suficiente para reter esses colaboradores, a empresa precisa proporcionar condições para que eles se desenvolvam, o que é feito com um planejamento de carreira.

Com esse plano, os talentos terão incentivo e oportunidades de crescimento. Se você quer aprender sobre o tema e saber como criar um sistema que motive as pessoas a melhorarem seu desempenho na empresa, continue lendo até o final!

O que é um Planejamento de Carreira e para que serve?

Um plano ou planejamento de carreira envolve definir objetivos profissionais e identificar as ações necessárias para alcançá-los. Há dois grandes grupos de planos: o pessoal e o empresarial.

O pessoal é voltado para as aspirações individuais de uma pessoa, sendo um guia para que os funcionários aprendam sobre as oportunidades na empresa. Já o plano empresarial traz as metas que deverão ser cumpridas pelos profissionais, ou seja, trata das expectativas da empresa em relação aos seus colaboradores.

Qual é a importância do Planejamento de Carreira?

Para os talentos, um bom planejamento de carreira traz tranquilidade e sucesso profissional. Ele permite antecipar as necessidades futuras e tomar medidas graduais para desenvolver as habilidades necessárias.

Quanto às empresas, elas aproveitam de vários benefícios que contribuem diretamente para o desenvolvimento dos colaboradores, como:

  • identificação dos funcionários mais qualificados para cada cargo;
  • retenção de talentos e minimização da rotatividade;
  • valorização dos funcionários por parte da empresa;
  • clareza sobre as oportunidades de crescimento;
  • maior produtividade dos colaboradores.

Como desenvolver um plano de carreira?

Não há uma única forma de desenvolver um plano de carreira, mas há algumas dicas que podem facilitar o processo de elaboração e trazer os resultados esperados. Vejam quais são elas abaixo.

Alinhe os interesses dos colaboradores e da empresa

Encontre um equilíbrio entre o que é benéfico para a equipe e para a empresa. Para isso, converse individualmente com os funcionários para entender seu perfil, suas aspirações profissionais e pessoais.

Veja quais cargos os colaboradores desejam ocupar a curto e longo prazo e identifique as competências necessárias para que eles ocupem essas posições.

Potencialize as forças

Identifique os pontos fortes de cada colaborador. Essa dica acelera o crescimento individual e traz resultados mais rápidos. Também é importante incentivar o funcionário a pensar de forma criativa e prática, aproveitando seus pontos fortes de maneiras diferentes e fora do convencional, mesmo que não seja diretamente relacionado à sua área de atuação.

Estabeleça metas

As metas a serem estabelecidas devem ser específicas de acordo com o cargo, habilidades e desejos dos talentos. Outra informação importante é tomar decisões realistas e estar atento às limitações existentes.

Uma boa maneira de estruturá-las é usando um cronograma com datas e atividades que seja acompanhado pelo gestor. Além disso, é importante que o gestor incentive os funcionários a alcançarem suas metas profissionais por meio de capacitação e planejamento.

Faça revisões periódicas

É comum que colaboradores mudem seus objetivos pessoais ao longo do tempo. Por isso, faça avaliações periódicas e ajustes no periodicamente no plano de carreira. Entretanto, mudanças muito frequentes e rápidas indicam que o colaborador não tem uma visão clara de seus objetivos.

Para fazer uma boa revisão, o gestor pode usar ferramentas de controle de produtividade, capacitação, canais de comunicação, dados sobre o retorno sobre o investimento (ROI) de treinamentos realizados, relatórios de desempenho, entre outras.

Invista em treinamentos e atualizações

Estruture também uma política de treinamento. Com avaliações de desempenho dos funcionários, você pode identificar áreas que precisam ser aprimoradas e oferecer cursos ou workshops personalizados para suprir essas lacunas individuais.

Um bom planejamento de carreira faz com que você tenha talentos cada vez mais produtivos, especializados e que agregam mais resultados para as empresas. Para saber precisamente dos resultados dos treinamentos e saber quando um colaborador está pronto para avançar na carreira, use uma solução especializada que aplique métricas automaticamente sobre seu desempenho.

Compartilhe este material nas suas redes sociais preferidas! Ele também pode ser útil para outros gestores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *