Os processos de gestão de pessoas foram tão disseminados entre os profissionais que exigiu serem reinventados. O feedback é um desses exemplos. As pessoas conseguem reconhecer táticas como o sanduíche. Como sabem o que esperar em cada etapa da conversa, a estratégia acaba perdendo sua efetividade.
Essas e outras situações impulsionaram estudiosos e teóricos a apresentarem novas teorias. Assim surge o feedforward, processo focado no futuro do colaborador da empresa. Enquanto o feedback assume papel de indicar ações pontuais, o feedforward trabalha de maneira positiva em prol do que está por vir.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
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ToggleO que é feedforward e como funciona
O feedforward é uma estratégia de feedback pautada no futuro da empresa. Diferente do feedback tradicional, cujo objetivo é conceder uma devolutiva para ações realizadas, esse mecanismo estimula o colaborador a alcançar grandes resultados em ações que estão por vir.
Para isso, são indicados pontos de desenvolvimento e melhoria que auxiliam na conquista de objetivos de longo prazo. Por exemplo, se o profissional é dotado de conhecimento técnico, mas sua comunicação não é fluída, o líder pode indicar cursos de oratória.
Importância do feedforward para o negócio
Em linhas gerais, o feedforward é a base que sustenta uma equipe de alto desempenho. Veja como:
- aumenta o engajamento dos colaboradores, que vão às reuniões individuais e coletivas com melhores expectativas;
- concede direcionamentos específicos para o objetivo dos negócios;
- cria uma cultura do conhecimento na empresa;
- desenvolve mentalidade e cultura de inovação;
- promove o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
Como colocar em prática
Por ter foco no futuro, o feedforward exige que a empresa tenha objetivos bem definidos. Dessa forma, a equipe de gestão de pessoas consegue trabalhar melhor nas descrições de cargo, exigências técnicas e comportamentais para que os colaboradores consigam se desenvolver, ao mesmo tempo em que aproximam o negócio dos resultados esperados.
As lideranças precisam estar envolvidas nesse processo, pois, cada líder direto deve ter condições de indicar o papel que cada membro da sua equipe exerce para cumprir os objetivos estratégicos da empresa. Sem a união dos times, fica impossível ter uma prática de feedforward de qualidade.
Exemplos de aplicação de feedforward
São exemplos práticos da aplicação do feedforward os processos individuais e coletivos. Para os profissionais, o líder direto deve fornecer orientações sobre ações específicas. Como, por exemplo, como conduzir reuniões ou realizar uma apresentação de resultados efetivamente.
Já no coletivo, é possível reunir a equipe e lançar um objetivo em comum para todos. Por exemplo, uma equipe de RH que precisa diminuir o turnover. Todos os membros estão aptos a oferecer sugestões para melhoria da performance.
Chegamos ao final do nosso artigo sobre feedforward! Esperamos que seu conceito e exemplos tenham ficado nítidos e você consiga usar a estratégia da melhor forma. Deixar o passado de lado e focar no futuro é realmente uma estratégia inteligente para atingir bons resultados. Invista!
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