feedback continuo é representado na imagem por duas mulhres conversando sobre um projeto enquanto executam o trabalho

Feedback contínuo: o que é e qual a importância para a empresa?

Hoje, muitas empresas aderem à cultura de feedback, tanto para obter mais informações sobre a operação da empresa quanto para potencializar o relacionamento com os colaboradores. Contribuindo com o bom gerenciamento de equipes, essa é uma prática que vale a pena ser conhecida pela gestão. Pensando nisso, trouxemos este post com informações a respeito, apresentando as vantagens. 

Quer ficar por dentro? Continue conosco! 

O que é feedback contínuo?

Você conhece o tradicional termo “feedback”. O feedback contínuo, por sua vez, trata-se desse processo de retorno e percepção sobre os processos da empresa e desempenho de colaboradores, só que ele acontece consistentemente, de forma constante. É um modelo de comunicação! 

Trata-se, então, de criar um sistema no qual, constantemente, a equipe e as lideranças conseguem trocar informações pertinentes às situações, cargos, projetos etc. Como cultura, esse processo se torna algo próprio da organização. Começa na postura/incentivo das lideranças e se torna um hábito.

Como organizar o fluxo de feedback em processo seletivo?

Quais são as vantagens da aplicação? 

Uma das principais vantagens do feedback contínuo é diminuir a insegurança da equipe. Se você tem um direcionamento constante — afirmativo ou negativo — acerca do que executa, não fica em dúvida se faz bem ou sobre o que precisaria melhorar. Você sempre tem o apoio da liderança nesse sentido. 

Nos processos de feedbacks tradicionais, a periodicidade pode ser um problema, pois conflitos e desafios se perdem nesse meio tempo. Além disso, a formalidade e burocracia — como nos processos de promoção e recrutamento interno — podem prejudicar os resultados. Na cultura de feedback contínuo isso não acontece. 

Melhoria na comunicação 

Quanto mais o feedback for praticado, mais natural a prática se torna. Ao contrário do que se pode pensar, existem, sim, treinamentos para esse tipo de interação. Invista neles, pois, assim, a equipe se torna muito mais alinhada, enquanto a comunicação dá um salto, evitando ruídos e gargalos operacionais. 

A definição de metas, bem como a centralização dessas informações também é favorecida. Lembre-se de que o feedback contínuo é um conceito aplicável, geralmente, ao desempenho individual. Então, a liderança deixa claro o que se espera do colaborador em relação à sua função, além de receber a informações sobre essa expectativa em troca. 

Medição de resultados 

No processo de feedback contínuo, você recebe os dados da fonte primária sobre resultados, além das expectativas, das quais falamos acima. Assim, as metas são sempre ajustadas e alinhadas, de forma que os frutos das ações também são comunicados de maneira dinâmica. 

Esse movimento serve de indicador para que as lideranças encaixem o desempenho. A forma rápida com a qual essa relação se dá, abre espaço para ajustes em tempo real. Sem dúvida, é um meio de mensurar a performance: você tem informações em primeira mão sobre tudo o que acontece, como acontece, o que pode atrapalhar etc.

Cultura de feedback nas empresas [saiba como dar e receber]

Proximidade do colaborador 

O relacionamento com o colaborador também é beneficiado. O time se sente mais próximo, recebendo abertura para se expressar sobre diversos assuntos. A cultura de feedback contínuo também ajuda a criar um laço mais próximo entre as lideranças e a equipe. Assim, a tendência é de melhoria no clima organizacional. 

Falando nisso, você sabe como realizar uma pesquisa ainda mais estruturada que as informações recebidas nos feedbacks? Leia o texto que preparamos para você e aprenda a medir o clima organizacional!

Além disso, se você quer sempre atualiada(o) sobre as melhores práticas de Gestão de Pessoas, assine a newsletter da RHOPEN. Duas vezes por mês, sempre às terças, enviamos o conteúdo de qualidade direto para a sua caixa de e-mail.

QUERO RECEBER!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *