Onboarding é a integração de novos colaboradores à empresa. Esse processo facilita o treinamento e a adaptação dos novos talentos à cultura organizacional. Realizar um bom onboarding permite que esses profissionais se adaptem rapidamente aos métodos de trabalho, atinjam seu máximo potencial e se tornem membros produtivos para a empresa.
É papel dos gestores de Recursos Humanos (RH) elaborar esse processo e garantir a integração de novos talentos com agilidade e eficiência. Existem técnicas específicas que podem ser aplicadas para atingir esse objetivo. Continue lendo este conteúdo em que explicamos as 5 principais!
Você vai ver:
Toggle1. Estruture um planejamento
Crie um planejamento específico para cada cargo, que deve incluir, entre outros detalhes:
- mentor responsável pelo novo colaborador;
- treinamentos específicos que ele deverá realizar;
- como será feita a apresentação da empresa;
- métricas que medem a efetividade, como indicadores de produtividade;
- prazo de conclusão do onboarding.
Além disso, é importante definir o período em que cada parte do onboarding será executada. Por exemplo, no primeiro dia apresenta-se a empresa e sua rotina; no segundo, define-se o mentor e entrega-se o kit de boas-vindas; no terceiro, apresentam-se as responsabilidades do novo colaborador; e assim por diante.
2. Crie uma apresentação da empresa
Uma das funções do onboarding é encantar os novos talentos, motivando-os a se integrar na organização. Para isso, você deve preparar uma apresentação da empresa que mostre sua cultura, seus valores e sua visão.
Isso pode ser feito com a criação de um vídeo institucional, o que torna essa apresentação mais fácil de ser reproduzida para futuros colaboradores.
3. Faça um tour pela empresa
Logo após a apresentação da empresa, você pode fazer um tour pelas suas dependências. Apresente o novo talento aos seus colegas, informando as funções de cada um. Assim, ele saberá a quem recorrer quando precisar de ajuda.
Mostre tanto o local de trabalho do novo colaborador como outros lugares relevantes, como banheiro, refeitório, área de descompressão, entre outros.
4. Prepare um kit de boas-vindas
Um kit de boas-vindas contém itens que serão úteis para o desempenho das funções do novo colaborador. Alguns deles são:
- manual do colaborador, que traz a cultura da empresa, políticas a serem seguidas, processos, entre outras informações;
- materiais de escritório, como pendrive, bloco de notas, canetas e agendas;
- checklist com tarefas a serem realizadas inicialmente;
- crachá de identificação, se houver;
- chaves, se for necessário.
Além de itens para o trabalho, você também pode incluir objetos criativos, como:
- carta de boas-vindas personalizada do CEO;
- livro que contribua para o desenvolvimento profissional do colaborador;
- brindes personalizados da empresa, como canetas, porta-óculos, camisetas, entre outros.
5. Prepare a estação de trabalho
Deixe tudo preparado para que o novo talento consiga iniciar suas atividades imediatamente, assim ele gasta menos tempo aguardando configurações. Para isso, é recomendável:
- providenciar login e senha provisórios para que o funcionário consiga acessar o sistema até que o cadastro seja finalizado;
- notebook ou desktop já configurado e com todos os programas necessários para o desempenho de suas funções;
- mesa organizada, limpa e com o kit de boas-vindas.
Essa dica também mostra profissionalismo e a atenção que a empresa dá aos colaboradores, o que transmite uma imagem postiva do negócio para eles.
O onboarding de funcionários é uma etapa muito relevante, pois faz os funcionários se sentirem parte da empresa desde o início do processo de contratação. Portanto, seguir essas sugestões ajuda na retenção de talentos e os faz desejar se encaixar na cultura organizacional.
Quer ainda mais dicas de como gerar um impacto positivo aos seus profissionais? Baixe o material gratuito Onboarding Transformador!