Equipe multidisciplinar: entenda o que é e como aplicar em uma empresa

Equipe multidisciplinar: entenda o que é e como aplicar em uma empresa

Em busca de excelência, as organizações têm investido nas pessoas e desenvolver uma equipe multidisciplinar é uma das estratégias adotadas com o propósito de aumentar o potencial competitivo.

Assim, as empresas que alcançam destaque no mercado atual são aquelas que aproveitam a capacidade e a habilidade humana como ferramentas essenciais no processo de desenvolvimento.

Você gostaria de saber o que é uma equipe multidisciplinar e como desenvolvê-la em sua empresa? Então, continue a leitura!

O que é uma equipe multidisciplinar?

É uma equipe formada por profissionais que se relacionam e se complementam, trazendo consigo vivências, personalidades e competências diversificadas.

Esses profissionais apresentam formações variadas — que vão contribuir para alcançar um propósito comum —, apresentando habilidades técnicas, humanas, conceituais e conhecimentos específicos de suas áreas de desempenho. São inúmeros os avanços que uma equipe bem afinada e integrada pode trazer para a empresa.

Contar com a atuação desse time é uma potente ferramenta para o negócio. Entretanto, é necessária uma gestão eficiente para que todos os colaboradores atuem adequadamente.

Fabiola Costa e o time multidisciplinar

A gestora de Treinamento e Desenvolvimento da RHOPEN, Fabiola Costa, fala sobre os benefícios das equipes multidisciplinares e como elas podem gerar grandes resultados. Assista:

Como desenvolver uma equipe multidisciplinar?

No que se refere à gestão de pessoas, é preciso investir em planejamento para criar ou desenvolver a equipe. Os gestores devem identificar quais recursos precisam ser investidos na capacitação de cada colaborador. Assim como integrar o profissional aos seus conhecimentos diversos, visando atingir os objetivos comuns traçados pela empresa.

Pessoas com características tão diferentes precisam de gestores que respeitem e identifiquem essas habilidades, para que o trabalho evolua de forma equilibrada.

É imprescindível que esses gestores busquem aperfeiçoar e potencializar as competências de seus profissionais, quando necessário. Veja, a seguir, algumas maneiras para fortalecer essa equipe.

Ofereça cursos de capacitação

A capacitação tem como finalidade preparar e desenvolver o colaborador para uma atividade definida. Assim, subentende-se que o colaborador ainda não esteja apto para exercer determinada função.

Cursos vão proporcionar o conhecimento necessário exigido para que esse profissional possa atuar em diferentes contextos, conforme desejado pela empresa. Além disso, vai contribuir para melhorar sua integração na equipe e mostrar que a empresa o valoriza.

Desenvolva a autonomia nos colaboradores

Quando você conta com uma equipe de profissionais competentes, é fundamental incentivar a autonomia, algo que deve ser desenvolvido e trabalhado para o crescimento do seu negócio.

Esse elemento estabelece o compromisso, a iniciativa e a decisão que cada membro da equipe multidisciplinar deve ter. Os colaboradores também vão oferecer o seu melhor para o sucesso organizacional, pois compreendem a responsabilidade dessa liberdade.

Ofereça feedbacks

A importância do feedback, na gestão de uma equipe multidisciplinar, está ligada ao modo com que os gestores trabalham o processo de integração de seu time. O objetivo é ajudar o grupo a melhorar seu desempenho no trabalho.

Esse recurso permite uma relação de confiança e alinhamento do colaborador com os propósitos da organização. É por meio do feedback que são fornecidos incentivos, orientações e motivação para que cada profissional conheça seu nível de atuação e possa aumentar sua produtividade.

Estimule o desenvolvimento dos colaboradores

Uma equipe bem treinada e segura gera confiança. É essencial que os membros da equipe possam contar uns com os outros de modo a se complementarem, sendo capazes de resolver e fornecer soluções para os contratempos organizacionais.

Por isso, o gestor deve buscar sempre o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, incentivando-os com programas de treinamentos. Contudo, é necessário que esse incentivo seja contínuo.

Agora, você sabe o que é uma equipe multidisciplinar e como é importante desenvolvê-la. Quer obter os benefícios que uma equipe assim proporciona? A melhor opção é contar com a Rhopen, uma empresa de consultoria especializada em soluções, formada por profissionais que têm a expertise necessária para auxiliá-lo no crescimento do seu negócio!

Entre em contato conosco e conheça uma organização dinâmica e comprometida com os resultados dos seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *