Qual área da empresa é responsável pela gestão de pessoas?

Gestão de pessoas: responsabilidade do RH e das lideranças

O capital humano é o ativo mais importante de uma organização: é ele quem vai garantir o sucesso de um negócio e a qualidade de sua reputação. Por isso, fazer uma boa gestão de pessoas é crucial para que a empresa atinja seus objetivos. Com essa estratégia, é possível desenvolver profissionalmente todo o time de colaboradores, melhorar a atração e a retenção de talentos e promover o engajamento dos funcionários, favorecendo o clima organizacional.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer a gestão de pessoas. Qual área é responsável por ela? O que exatamente precisa ser feito? Para responder a essas e outras questões, reunimos neste post as informações mais importantes sobre o assunto. Confira a seguir!

Qual área da empresa é responsável pela gestão de pessoas?

Há no mercado de trabalho uma falta de entendimento sobre quem deve fazer a gestão de pessoas nas empresas. Muitos líderes atribuem essa atividade apenas ao RH, mas na realidade são eles os principais responsáveis. Por coordenarem equipes, os gestores estão muito mais próximos dos funcionários no dia a dia. Levando isso em conta, é natural que suas ações influenciem a equipe como um todo.

Ainda assim, o RH segue tendo importante parcela de participação na gestão dos colaboradores. O foco do setor deve ser prestar apoio aos líderes nesta responsabilidade e criar políticas que aumentem o engajamento das equipes.

Para que os resultados sejam expressivos, líderes e RH devem trabalhar em conjunto, cada um exercendo seu papel da melhor forma possível.  A alta administração da empresa também deve estar alinhada com o RH, pois a área centraliza dados essenciais para a tomada de decisões, como desempenho de funcionários e índice de turnover.

Qual o papel do líder na gestão de pessoas?

Coordenar a equipe

O gestor é o responsável pela distribuição de tarefas entre os funcionários de sua equipe e por garantir que os projetos sejam executados com eficiência e qualidade. É importante aproveitar o potencial de todos e fazer com que se sintam úteis para a missão da organização. Resolver conflitos e problemas de comportamento também fica por conta da liderança.

Integrar os funcionários

Fazer com que os funcionários se comuniquem é fundamental para melhorar o trabalho em equipe. Criar grupos para projetos, utilizar softwares para compartilhamento de tarefas e fazer reuniões de acompanhamento são ótimas medidas para o dia a dia na empresa. Momentos de diversão são igualmente importantes. Por isso, o líder deve estimular happy hours e outros encontros onde se conversa sobre tudo, menos trabalho.

Desenvolver potenciais

A liderança deve se assegurar de que os potenciais de todos da equipe estejam sendo desenvolvidos. Isso se dá por meio de orientação, incentivo, feedbacks e atribuição de novas atividades. Ao ter essa atitude, o gestor mostra ao colaborador que se preocupa com seu crescimento profissional, aumentando a motivação e a produtividade da equipe.

Lideranças na gestão de pessoas

A gestora de Treinamento e Desenvolvimento da RHOPEN Consultoria, Fabiola Costa, fala sobre o responsabilidade das lideranças na gestão de pessaos.

Como o RH pode ajudar?

Melhorar o clima organizacional

É fundamental que o RH formule estratégias para melhorar o clima organizacional. Para isso, é preciso elaborar um plano de comunicação interna, com canais impressos ou online para diálogo entre empresa e colaboradores. Crie métodos de ouvir o que os funcionários têm a dizer, faça o máximo possível para atender suas demandas, e o resultado será um ótimo clima organizacional, com alto índice de satisfação da equipe.

Criar programas de incentivo

Outra forma de auxiliar a liderança da empresa na gestão de pessoas é criar programas de incentivo para os funcionários. Planos de carreira e premiações por desempenho são ótimos benefícios para se oferecer. Além de darem motivação extra para o funcionário desempenhar seu melhor papel, ajudam a melhorar o clima interno e a valorizar os talentos da organização.

Agora que você já sabe o papel de cada área na gestão de pessoas, é só colocar em prática! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudar você!

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