8 de março de 2023

5 boas práticas para realizar o onboarding de funcionários

um grupo de pessoas recebe uma nova colaboradora em um onboarding de funcionários

Onboarding é a integração de novos colaboradores à empresa. Esse processo facilita o treinamento e a adaptação dos novos talentos à cultura organizacional. Realizar um bom onboarding permite que esses profissionais se adaptem rapidamente aos métodos de trabalho, atinjam seu máximo potencial e se tornem membros produtivos para a empresa.

É papel dos gestores de Recursos Humanos (RH) elaborar esse processo e garantir a integração de novos talentos com agilidade e eficiência. Existem técnicas específicas que podem ser aplicadas para atingir esse objetivo. Continue lendo este conteúdo em que explicamos as 5 principais!

1. Estruture um planejamento

Crie um planejamento específico para cada cargo, que deve incluir, entre outros detalhes:

  • mentor responsável pelo novo colaborador;
  • treinamentos específicos que ele deverá realizar;
  • como será feita a apresentação da empresa;
  • métricas que medem a efetividade, como indicadores de produtividade;
  • prazo de conclusão do onboarding.

Além disso, é importante definir o período em que cada parte do onboarding será executada. Por exemplo, no primeiro dia apresenta-se a empresa e sua rotina; no segundo, define-se o mentor e entrega-se o kit de boas-vindas; no terceiro, apresentam-se as responsabilidades do novo colaborador; e assim por diante.

2. Crie uma apresentação da empresa

Uma das funções do onboarding é encantar os novos talentos, motivando-os a se integrar na organização. Para isso, você deve preparar uma apresentação da empresa que mostre sua cultura, seus valores e sua visão.

Isso pode ser feito com a criação de um vídeo institucional, o que torna essa apresentação mais fácil de ser reproduzida para futuros colaboradores.

3. Faça um tour pela empresa

Logo após a apresentação da empresa, você pode fazer um tour pelas suas dependências. Apresente o novo talento aos seus colegas, informando as funções de cada um. Assim, ele saberá a quem recorrer quando precisar de ajuda.

Mostre tanto o local de trabalho do novo colaborador como outros lugares relevantes, como banheiro, refeitório, área de descompressão, entre outros.

4. Prepare um kit de boas-vindas

Um kit de boas-vindas contém itens que serão úteis para o desempenho das funções do novo colaborador. Alguns deles são:

  • manual do colaborador, que traz a cultura da empresa, políticas a serem seguidas, processos, entre outras informações;
  • materiais de escritório, como pendrive, bloco de notas, canetas e agendas;
  • checklist com tarefas a serem realizadas inicialmente;
  • crachá de identificação, se houver;
  • chaves, se for necessário.

Além de itens para o trabalho, você também pode incluir objetos criativos, como:

  • carta de boas-vindas personalizada do CEO;
  • livro que contribua para o desenvolvimento profissional do colaborador;
  • brindes personalizados da empresa, como canetas, porta-óculos, camisetas, entre outros.

5. Prepare a estação de trabalho

Deixe tudo preparado para que o novo talento consiga iniciar suas atividades imediatamente, assim ele gasta menos tempo aguardando configurações. Para isso, é recomendável:

  • providenciar login e senha provisórios para que o funcionário consiga acessar o sistema até que o cadastro seja finalizado;
  • notebook ou desktop já configurado e com todos os programas necessários para o desempenho de suas funções;
  • mesa organizada, limpa e com o kit de boas-vindas.

Essa dica também mostra profissionalismo e a atenção que a empresa dá aos colaboradores, o que transmite uma imagem postiva do negócio para eles.

O onboarding de funcionários é uma etapa muito relevante, pois faz os funcionários se sentirem parte da empresa desde o início do processo de contratação. Portanto, seguir essas sugestões ajuda na retenção de talentos e os faz desejar se encaixar na cultura organizacional.

Quer ainda mais dicas de como gerar um impacto positivo aos seus profissionais? Baixe o material gratuito Onboarding Transformador!

 

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket

Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?


Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.