Quais competências que um profissional qualificado deve ter para assumir cargos altos?

Seleção de executivos para cargos altos: como transformar o talento em um profissional qualificado

Hoje em dia, a empatia é particularmente essencial como um componente da liderança. Ela desempenha um papel-chave na retenção dos talentos. Segundo o psicólogo e jornalista Daniel Goleman, no livro “Liderança”, ele afirma que líderes sempre precisaram de empatia para desenvolver e conservar as competências em um profissional qualificado.

As organizações conhecem a importância das competências e habilidades, sabem que elas precisam ser desenvolvidas e são resultados de muito esforço. Os futuros executivos para cargos mais elevados podem estar dentro da sua empresa. A preocupação em como identificar e transformar esses talentos é oportuna.

Neste post, vamos apresentar as estratégias para desenvolver seus profissionais para assumirem cargos de liderança. Continue a leitura!

Quais competências que um profissional qualificado deve ter para assumir cargos altos?

Existem algumas que são essenciais para esse nível de liderança, abaixo destacamos as principais.

Adaptabilidade

Nos dias atuais, a capacidade de adaptação é questão de sobrevivência em uma organização. Manter o controle, ser flexível, conseguir percorrer caminhos inteligentes e estratégicos, mesmo nessas condições de revezes, é uma qualidade muito apreciada atualmente nas empresas. Os líderes devem ter o know-how de se adequarem rapidamente.

Liderança

Esse profissional tem a capacidade não só de transmitir aos colaboradores, mas de fazer com que eles se mantenham motivados, aprendendo constantemente e replicando os ensinamentos. Ele age de forma ética e positiva e tem a admiração de seu staff. Ele compreende que o sucesso do seu time representa o seu próprio êxito. Esse líder é quem prepara sua equipe para assumir cargos mais elevados dentro da organização.

Inteligência emocional

Um profissional qualificado tem a capacidade de entender e gerenciar suas emoções e as das pessoas ao seu redor. Essa competência é fundamental para os líderes, ter inteligência emocional é imprescindível para o sucesso da organização.

Tomada de decisão

Um dos principais papéis de um líder é tomar decisões e isso não é nada fácil. Ele deve saber escolher o melhor caminho. O cenário atual é imprevisível, porém, a tecnologia permite que as informações sejam baseadas em fatos analíticos. Um profissional qualificado está atento às mudanças do mercado e das pessoas. Absorvendo as novas informações de forma ágil e madura.

Quais são as ações para desenvolver competências e habilidades profissionais?

As empresas buscam profissionais fortemente qualificados e que apresentem conhecimentos e habilidades necessárias para ocupar as funções, realizando as competências devidas. Portanto, é importante compreender algumas atitudes que possibilitam o sucesso desse processo. Confira a seguir.

Planejamento de plano de carreira

Esse é o caminho mais rápido para chegar ao sucesso profissional e garante à empresa algumas vantagens como: aumento da produtividade e da lucratividade, serviços de qualidade, além da reduzir riscos e rotatividade dos colaboradores. Um plano de carreira atualizado é imprescindível na retenção e desenvolvimento de seus profissionais, sempre alinhando-os aos objetivos e metas de ambos — empresa e colaboradores.

Testes de habilidade

A avaliação de potencial é a forma mais eficaz de identificar a pessoa para um determinado cargo. O objetivo é mensurar o potencial de adequação para uma função específica.

Criação de metas de desempenho

O objetivo é incentivar o colaborador a fazer uso de seus pontos fortes e atingir sua alta performance nas tarefas designadas. Isso fará com que ele possa definir sua carreira com mais exatidão.

Treinamentos

Invista em capacitações e treinamentos para desenvolver as competências. Essa estratégia potencializa as habilidades do colaborador e traz bons resultados para a empresa.

Feedbacks

Uma boa comunicação envolve dar feedbacks, que devem ser precisos. Eles servem para orientar, corrigir comportamentos e ações que precisam de mudanças.

Sabe-se que o mercado está cada dia mais exigente e requer profissionais altamente eficientes que atendam às necessidades das organizações. A Rhopen é uma empresa de consultoria especializada no desenvolvimento de executivos e poderá contribuir para o sucesso do seu negócio.

Portanto, para transformar um talento em um profissional qualificado, entre em contato com a Rhopen e alcance os melhores resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *