Conheça os principais indicadores de RH e como eles podem ajudar o setor.

5 principais indicadores de RH que sua empresa deve acompanhar

Assim como ocorre em qualquer outro setor da empresa, mensurar resultados também é algo que deve ser feito no Recursos Humanos.

Por esse motivo, conhecer os indicadores de RH é algo muito importante para os profissionais dessa área, que podem acompanhar essas métricas para justificar ações e também apresentar resultados concretos para a diretoria ou a alta cúpula administrativa da empresa.

Ficou interessado em saber quais são esses indicadores e como mensurá-los? Então siga a leitura e confira agora mesmo!

1. Indicadores de competências

É interessante que o setor de Recursos Humanos consiga mensurar os indicadores de competências dos colaboradores da empresa. Isso quer dizer que devem ser listadas as habilidades especiais que cada funcionário tem e utilizar isso para preencher lacunas internas.

A ideia é que se tenha um mapeamento de todos aqueles que têm habilidades de liderança, por exemplo, e assim poder traçar um plano de carreira aos profissionais, ao mesmo tempo em que sana as necessidades momentâneas da empresa, como a substituição de um líder.

2. Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são fundamentais para o setor de RH de qualquer empresa. É preciso saber, numericamente, quanto cada equipe ou colaborador produz e, assim, tomar decisões estratégicas para melhorar os processos internos.

Se, por exemplo, um colaborador consegue fabricar 10 produtos em um período de tempo X, enquanto outro na mesma função fabrica apenas 7, pode-se investigar o que está causando a baixa produtividade de um dos funcionários e, assim, tomar decisões, como a realização de um treinamento ou workshop de otimização do tempo.

3. Indicadores de frequência

O setor de RH deve ter sempre mensurada a frequência dos colaboradores no trabalho. Deve-se verificar os atrasos e faltas, não apenas com o objetivo de descontar valores do salário dos funcionários, mas para tomar decisões para resolver o problema.

Se um funcionário tem dificuldade em cumprir o horário ou realizar as suas tarefas com qualidade, infelizmente, deverá ser desligado da empresa e substituído por alguém que se enquadre na cultura organizacional do local.

4. Indicadores de recrutamento

Para saber se os processos de recrutamento e seleção de pessoas são eficientes na sua empresa, também devem ser trabalhados alguns indicadores, como o número de pessoas que entraram em contato depois da publicação do anúncio de uma vaga, por exemplo.

É preciso analisar os canais utilizados para divulgação das vagas e, assim, verificar qual deles traz mais currículos de pessoas realmente qualificadas para a função que se busca para garantir a qualidade do processo seletivo.

5. Indicadores de treinamento

Uma importante atribuição do setor de Recursos Humanos é a realização de treinamentos para aperfeiçoar o trabalho dos colaboradores. Para garantir a eficácia desses cursos internos, no entanto, também é importante ficar de olho em indicadores.

Deve-se avaliar as melhorias nos processos internos após a realização do treinamento, aumento da produtividade etc.

Agora que você já conhece os principais indicadores de RH, basta colocar esse conhecimento em prática e mensurar as ações que realiza. Você também pode curtir a nossa página no Facebook e acompanhar mais dicas interessantes para melhor realizar o seu trabalho. A gente se vê por lá!

2 comentários em “5 principais indicadores de RH que sua empresa deve acompanhar

  1. Solange Prates says:

    È muito importante mensurar tudo isso. O problema é que a grande maioria das empresas, principalmente as pequenas nem sabe o que é indicadores de RH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *