A importância dos cursos livres para o desenvolvimento profissional

A importância dos cursos livres para a capacitação profissional

Atualmente, nada nem ninguém está em situação estável, seja uma grande empresa, um grande executivo ou qualquer outro colaborador. Pode-se afirmar que o sucesso de nossas carreiras está no constante aprendizado. E umas das formas de se manter atualizado é fazendo cursos livres, que nos ajudam a obter vantagens nesse mercado tão mutável.

Na “Era da Informação”, a tecnologia vem transformando a carreira dos profissionais e facilitando a busca constante por atualização. Assim, desenvolver novos conhecimentos passou a ser uma obrigação para todos que desejam aprimorar ou adquirir competências e habilidades. Você quer saber como os cursos livres podem ajudar nesse aspecto? Então, continue a leitura!

O que são cursos livres?

Cursos livres são cursos de curta duração (30 a 40 horas, em média), que podem ser feitos de forma online ou presencial. Ao término do curso, e geralmente após a realização de uma prova, você recebe um certificado de qualificação profissional.

Os cursos, que podem ser gratuitos ou pagos, são oferecidos por empresas ou instituições de ensino. Por serem focados em conhecimentos pontuais, normalmente não exigem uma formação específica dos alunos.

Quais são as vantagens desses cursos?

Os cursos livres deixam você sempre atualizado, com novas perspectivas e ideias, e preparam você para lidar com novas funções. Um curso superior ou uma pós-graduação nem sempre são suficientes para a qualificação profissional. As empresas precisam cada vez mais de pessoas capazes, com uma atuação mais ampla, nos processos produtivos e decisórios.

Curta duração e solução estratégica

A grande vantagem é que os cursos livres permitem a qualificação dos profissionais e garantem o crescimento das organizações, que se mantêm competitivas, gerando excelentes resultados no engajamento e crescimento dos colaboradores. Além disso, por serem de curta duração, permitem conciliar a rotina de trabalho com a evolução na carreira.

Possibilidade de crescimento profissional

Os cursos livres possuem uma metodologia mais prática, que permite aprendizado a respeito de diversos assuntos. Assim, você não fica “preso” à sua formação acadêmica — o que amplia a sua área de atuação e/ou interesse. Outros benefícios são:

  • redirecionamento da carreira profissional ou simplesmente aperfeiçoamento da sua graduação;
  • foco e motivação, resultando em maior engajamento;
  • ampliação da rede de contatos (networking), principalmente se o curso for presencial;
  • valorização do currículo e otimização do tempo;
  • reconhecimento profissional.

Destaque à organização

É importante a empresa incentivar e apoiar seus colaboradores a desenvolverem ou aperfeiçoarem seus conhecimentos, pois a organização irá colher os benefícios imediatos, tais como:

  • profissionais mais capacitados, especializados e eficazes;
  • equipe mais qualificada, com maior diversidade de conhecimentos técnicos, e mais competitiva;
  • qualidade dos serviços e/ou produtos, proporcionando, consequentemente, maior lucratividade;
  • comunicação das informações entre os setores e profissionais mais interativos;
  • metas e objetivos mais facilmente atingidos.

Atualização constante

Investir na capacitação e no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores é uma forma eficiente da organização manter-se competitiva no mercado. Logo, as empresas estão em busca de profissionais que estejam dispostos e preparados a renovarem sempre seus conhecimentos. Por isso, os cursos livres são ótimos aliados do constante aprimoramento. O mercado é exigente e cabe aos gestores incentivarem seus funcionários a buscarem novos horizontes.

Agora que você conhece a importância de dominar outros conhecimentos e sabe como fazê-lo por meio de cursos livres, entre em contato com a RHOPEN — uma empresa especializada em consultoria e assessoria na gestão organizacional. Nós podemos ajudar a sua organização a se destacar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *