4 de julho de 2023

Estas são as habilidades profissionais mais desejadas da atualidade

segundo idioma é uma das habilidades profissionais mais desejadas da atualidade

Investir no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades profissionais dos colaboradores sempre foi uma iniciativa importante no mundo competitivo empresarial.

Atualmente, essa necessidade aumentou, já que estamos passando por um momento marcado pela readaptação profissional (reskilling). Como consequência da digitalização acelerada, o ambiente de trabalho está se tornando cada vez mais dinâmico e fluido.

Além das questões estruturais, essas mudanças afetam profundamente a maneira de trabalhar e exigem desenvolvimento e aprimoramento de novas competências.

Produtividade em ambientes remotos

Assim, entre as habilidades profissionais mais desejadas atualmente, tanto por gestores de áreas quanto por profissionais em busca de desenvolvimento, estão aquelas ligadas à comunicação, colaboração, liderança e, claro, ganho de produtividade em ambientes remotos.

O desenvolvimento dessas habilidades comportamentais, táticas e técnicas, exige cada vez mais agilidade e critério por parte das empresas, pois investir nas competências erradas pode custar muito caro para a empresa. Portanto, promover o crescimento profissional se tornou uma tarefa ainda mais desafiadora.

Essa é uma consequência direta dos impactos causados pela pandemia. Mas além disso, a necessidade crescente por mais diversidade, equidade e inclusão potencializam as mudanças.

Desta forma, o processo de atualização de competências, que sempre existiu, intensificou-se. A seguir, vamos falar sobre as habilidades profissionais mais importantes no mundo do trabalho atual.

Sabemos que, em um ambiente tão vasto e de mudanças aceleradas, é difícil cobrir todas as áreas e particularidades profissionais. Mas, de maneira geral, o cenário é bastante característico e dá sinais claros de quais caminhos seguir em termos comportamentais, táticos e técnicos.

Aprendizado constante

A responsabilidade dos gestores por promover o desenvolvimento constante dos colaboradores aumentou. É fundamental que as soluções de aprendizagem sejam contínuas, ágeis e efetivas.

Não importa se o colaborador da empresa está atuando em uma usina de aço, num ponto de venda, dentro de uma unidade hospitalar ou na casa da mãe, no interior de Minas. É fundamental que ele possa desenvolver suas habilidades de acordo com as demandas atuais e futuras.

Portanto, se quiser manter a competitividade, a empresa precisa investir em fornecer um ambiente adequado para aprendizagem.

Habilidades comportamentais: de soft skills a power skills

Já falamos aqui sobre o desenvolvimento de soft skills. Se antes este conjunto de habilidades era chamado desta forma, hoje a coisa mudou. Cada vez mais relevantes para o ganho de produtividade, essas competências agora são ainda mais valorizadas, tornaram-se mais desejadas e ganharam um novo conceito: power skills.

São chamadas assim agora porque, no mundo atual, se tornaram primordiais para que as empresas continuem tendo resultados positivos em ambientes híbridos e remotos de trabalho.

Razões para desenvolver as power skills:

  • Possibilitar e contribuir com a evolução da operação da empresa em ambiente remoto
  • Promover a contínua adequação às novas formas de trabalho que vão surgir
  • Agregar valor além das possibilidades de automatização e aplicação de inteligência artificial (diferenciação ser humano x máquina)

Power skills mais desejadas na atualidade

Comunicação e trabalho em equipe:

  • Assertividade
  • Facilitação
  • Redação para negócios
  • Pensamento crítico
  • Escuta ativa

Liderança e gestão

  • Diversidade e inclusão
  • Direção para resultados (OKRs)
  • Pensamento estratégico
  • Resolução de problemas
  • Liderança facilitadora
  • Mentoring
  • Design Thinking

Produtividade e colaboração

  • Familiaridade com tecnologia
  • Gestão do tempo
  • Conhecimento em Windows 10
  • SharePoint
  • PowerPoint
  • Conhecimento em Word
  • Confluência

Desenvolvimento pessoal e cuidados com a saúde

  • Segundo idioma (inglês)
  • Design de interiores
  • Teoria musical
  • Piano
  • Fitness
  • Segundo idioma (alemão)

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Habilidades táticas: as ferramentas para o dia a dia

Com o avanço da tecnologia, novos programas, aplicativos, metodologias,  conceitos e ferramentas surgem para auxiliar os colaboradores nas tarefas do dia a dia.

Ao investir no treinamento e desenvolvimento das habilidades de uso destas soluções, a empresa motiva os colaboradores e reduz o turnover da força de trabalho. Enquanto isso, valoriza a sua qualidade de marca empregadora, já que dá aos seus colaboradores a perspectiva de crescimento na carreira.

Análise de negócios

  • Excel Analytics
  • Certificação em Tableau
  • Business Analytics
  • Estatística
  • Excel

Design e Usabilidade

  • Design gráfico
  • Design de produto
  • Adobe Premiere
  • Design para web
  • Design para aplicativo mobile
  • Interface de usuário
  • Adobe XD

Finanças e contabilidade

  • Criptomoeda
  • Algorítmos para trading
  • Day trading
  • Contabilidade
  • Solidity
  • Análise técnica
  • Mercado financeiro

Recursos Humanos

  • Criação de cursos online
  • Gestão de Treinamento e Desenvolvimento
  • Design instrucional
  • Gestão de produtividade
  • Técnicas de Recrutamento e Seleção

Marketing

  • Análise de Marketing
  • Estratégia de Marketing
  • Marketing de conteúdo
  • Google Analytics (Certificação)
  • Social Ads
  • Branding
  • Mídias sociais (Instagram)

Gestão de projetos

  • Srum (Cerfificação)
  • Gestão da Qualidade
  • PMI (Certificação)
  • PMP (Certificação)
  • BPM
  • Gestão de riscos
  • Lean

Vendas e experiência do cliente

  • Persuasão
  • Negociação
  • Vendas B2B
  • Customer Success Management
  • Habilidades de Vendas

Habilidades técnicas – mercado de TI

Quando falamos de habilidades técnicas, cada área possui um universo amplo a ser explorado. Contudo, e área de Tecnologia da Informação vem apresentando um comportamento peculiar em termos de evolução e adaptação.

A velocidade com que a tecnologia avança determina um ritmo acelerado de adoção de novas soluções. Portanto, a necessidade de aprendizado é constante. Confira as habilidades mais buscadas neste momento na área de TI divididas por tópicos:

Computação em nuvem

  • Google Cloud (Certificação)
  • Microsoft AZ 500
  • Microsoft Azure
  • Amazon AWS
  • Arquitetura de nuvem (Google Cloud)
  • AWS Lambda
  • AWS CloudFormation

Cibersegurança

  • CompTIA Cysa+ (Certificação)
  • CISM – Gestão de Segurança da Informação (Certificação)
  • CompTIA PenTest+ (Certificação)
  • CISSP – Certificado de Profissional de Sistema de Segurança da Informação)
  • Wireshark
  • Segurança de rede
  • Hacking ético

Ciênia de Dados

  • Amazon Sagemaker
  • AWS Machine Learning (Certificação)
  • Apache Airflow
  • Apache Spark
  • Especialista SAS (Certificação)
  • Pandas
  • Processamento de Linguagem Natural
  • Elasticsearch

Operação de TI

  • Gestão de banco de dados
  • Gestão de IT Service
  • Administrador Kubernets (Certificação)
  • Armazenamento de rede
  • Oracle GoldeGate
  • Server
  • Cisco Nexus
  • Rede de computadores
  • PowerShell

Desenvolvimento de Software

  • Terraform
  • Phyton
  • React Hooks
  • Prometheus
  • SwiftUI
  • Especificação de APIs abertas
  • Dart

Conclusão

Para reunir essas habilidades profissionais mais desejadas, recorremos a um estudo feito pela plataforma de ensino Udemy e informações da consultoria McKinsey and Company. Como dissemos anteriormente, este é apenas um resumo, mas um ótimo direcionamento para que profissionais de RH e gestores de negócios tracem o plano de desenvolvimento para suas equipes.

O ponto relevante é perceber que a necessidade por novas habilidades é uma regra. Portanto, as empresas precisam manter uma cultura de aprendizado constante e conhecer profundamente as lacunas de conhecimento tático, técnico e comportamental da sua força de trabalho.

Cada vez mais, investir no desenvolvimento das habilidades profissionais certas representa a diferença entre as empresas que terão sucesso no futuro e aquelas que ficarão perdidas no passado.

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Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.