Qual a importância da transparência nas empresas? Empresas inteligentes já perceberam a importância em conquistar a lealdade de seus profissionais. É imprescindível lembrar-se de que os objetivos, as metas e as estratégias organizacionais só terão valor se forem amplamente divulgados entre os seus colaboradores.
É preciso entender que somente as organizações que conseguem extrair o compromisso e a capacidade de aprender das pessoas de todos os níveis dentro da empresa são as que sobressairão no futuro. Os novos modelos mostram essa importância de que toda a relação é baseada em confiança. Os gestores têm o compromisso de levar clareza e coerência e de transmitir exatamente isso.
Portanto, os administradores devem compartilhar com seus colaboradores as novas ideias, comunicar-se com franqueza, formar uma visão compartilhada, trabalhando em conjunto com seus profissionais.
Uma das principais vantagens dessa gestão é o modelo de gerenciamento que opta pela clareza. Isso significa que as informações são grandes aliadas e atingem a todos, não sendo mais limitadas a um grupo de pessoas na pirâmide hierárquica, permitindo relações horizontais dentro da organização.
Você gostaria de saber mais sobre transparência? Veja, a seguir, algumas das vantagens da transparência nas empresas.
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ToggleCredibilidade para o negócio
A transparência é uma das atitudes essenciais para que os clientes confiem e acreditem no seu negócio. A confiança do cliente abre espaço no mercado, fortifica sua imagem, e sua marca é facilmente difundida. Portanto, é imprescindível entender e atender às reais necessidades dos clientes.
Busque sempre por inovações, automatização dos processos e capacite seus colaboradores. Não deixe que o seu cliente fique “só “satisfeito. É fundamental que ele fique completamente encantado por seus produtos ou serviços. Sabe-se que o sucesso de um negócio é resultado de um cliente altamente satisfeito.
Colaboradores mais confiantes
Não é nenhum segredo ter uma equipe de sucesso quando os colaboradores sabem que estão atuando em uma organização que prioriza excelentes resultados, tanto internos quanto externos. Profissionais que atuam em um ambiente onde a comunicação é transparente, mantendo a motivação e valorização dos colaboradores, investindo sempre em capacitação de seu pessoal, apresentam maior produtividade e alcançam metas.
Tudo devido à informação: quanto mais, maior a confiança. Os colaboradores que conhecem as metas, os obstáculos e os resultados de uma empresa serão mais autoconfiantes em relação à qualidade do seu trabalho e ao que pode ser feito para expandir a sua capacidade produtiva. Esses colaboradores são confiantes porque há comprometimento entre ambos os lados.
Diminuição da taxa de turnover
Onde existe confiança entre os colaboradores e seus empregadores a rotatividade será consideravelmente minimizada. A empresa que entende e pratica a transparência gera maior engajamento e alinhamento com seus funcionários.
Atração e retenção de talentos
A transparência nas empresas gera automaticamente essa atração e retenção. Esse é o grande diferencial dessas organizações que agem com clareza. Elas atraem e retêm seus talentos. Os funcionários sentem-se mais motivados, confiantes e engajados com as questões da organização. Como sabemos, eles são peças fundamentais para o desenvolvimento estratégico e sucesso dessas organizações.
Entendemos que as práticas gerenciais tendem a ficar mais parecidas entre si. Sem dúvida nenhuma, a transparência nas empresas é a base de uma organização que busca uma estrutura organizacional sólida e profissionais mais participativos. E isso só acontece quando as pessoas confiam no que fazem, na sua empresa e no seu negócio.
Você percebeu que uma organização que prioriza uma gestão transparente só tem benefícios a colher, como ambiente agradável, colaboradores motivados e valorizados, menos custos, dentre outros? Gostou deste texto? Deixe um comentário e nos conte as vantagens que você desconhecia!