23 de novembro de 2023

Crescimento Empresarial: confira o guia para expandir seu negócio

Crescimento Empresarial

Uma organização é considerada em crescimento empresarial quando expande suas operações, o que dependerá da natureza do serviço. Por exemplo, uma varejista cresce quando abre novos pontos de vendas. A indústria quando amplia a região de entrega do produto. Em serviços, quando a carteira de clientes e o próprio serviço prestado aumenta.

Geralmente, o momento certo para a expansão é quando a estrutura está consolidada e o faturamento e lucro subiram. Entretanto, é preciso desenvolver um planejamento para crescimento para ocorrer de forma sustentável e a empresa seja abatida por questões externas que fogem do seu controle, como crise econômica ou até mesmo a pandemia.

Impactos do crescimento empresarial

Os impactos positivos do crescimento empresarial vão muito além da expansão do seu faturamento. Como falamos anteriormente, exige planejamento e envolvimento dos sócios, líderes e colaboradores de modo geral.

Assim, seus impactos positivos são sentidos em todas essas esferas. Enquanto os sócios aumentam a lucratividade, os profissionais têm oportunidades de crescer na carreira, ocupando posições de liderança ou como especialistas no organograma.

Não podemos esquecer dos clientes. Se o negócio está se expandindo, é porque seu modelo faz sentido e agrada ao mercado. A ampliação das ofertas e melhorias que acompanham esse processo também é um benefício para os consumidores.

Dicas para alcançar o crescimento empresarial

Seja porque seu faturamento não para de subir, seja porque você está vendo a concorrência decolar e sente que está ficando para trás, mudanças são necessárias para conduzir o crescimento empresarial. Veja 3 detalhes simples que não podem passar batido neste processo.

Invista em pessoas

Invista nas pessoas. Seu negócio não vai crescer ou agradar clientes se não houver investimento na atração, retenção e bem-estar dos profissionais. É preciso sustentar este pilar em políticas internas sólidas, que expressem o valor, a missão e a cultura organizacional.

Código de ética e conduta, ouvidorias, canais de denúncias, responsabilidades e deveres dos colaboradores, além dos processos gerais de gestão de pessoas, devem estar bem fundamentados. Regras são necessárias, precisam ser estabelecidas e seguidas. Uma consultoria especializada pode ajudar nessa construção.

Invista em tecnologia

Pense nas maiorias empresas que você conhece. Tente imaginar como os processos internos são conduzidos. Certamente não é com lápis e papel ou planilhas de Excel.

O mundo corporativo está apoiado em softwares e sistemas que otimizam a rotina, automatizam tarefas repetitivas, capturam e tratam um grande volume de dados, entre outras funcionalidades que aumentam a eficiência operacional do negócio. Não há como crescer sem esse investimento.

Enquanto as máquinas dão conta desse trabalho, os profissionais utilizam os resultados gerados para uma atuação mais estratégica. Os processos de tomadas de decisões se tornam mais acertados e a empresa amadurece.

Invista em marketing

Muitas pessoas sentem atração pela área do Marketing, estudam sobre o assunto e até entendem um pouco como funciona. Entretanto, o trabalho é complexo, composto por vários subsistemas e, conduzido por amadores, atrasa o crescimento, pois deixa de utilizar todo o seu potencial.

Invista em um time experiente, em estratégias omnichannel e mantenha-se atualizado sobre as melhores práticas do mercado. Contrate e desenvolva pessoas comprometidas, engajadas e antenadas aos novos desafios das mídias online e off-line.

Entendemos que muitas empresas chegaram onde estão hoje com pouco investimento em divulgação, mas lembre-se sempre de que o perfil do consumidor muda constantemente e ter atenção ao marketing e publicidade é fundamental para a sustentabilidade do negócio.

Erros que impedem o crescimento empresarial

Assim como você deve seguir 3 dicas simples para crescer, também deve evitar 3 erros básicos que podem atrapalhar seus planos e gerar consequências catastróficas.

Falta de realização de melhorias nos processos

Todos já ouvimos a frase “em time que está ganhando não se mexe”. Entretanto, no mundo empresarial, pode significar tornar a empresa obsoleta. Se o negócio cresce, suas unidades expandem e o quadro de colaboradores também, não faz sentido permanecer executando os mesmos processos.

Por exemplo, um simples recrutamento e seleção. Para uma loja pode ser simples e rápido, mas para 50 lojas exige ferramentas que agilizam o processo, além de atingir a um número maior de pessoas na hora de divulgar a vaga. 

Falta de planejamento

Com tantos investimentos exigidos pelo crescimento profissional, a falta de planejamento pode se tornar a grande sabotadora do processo. Planejar todas as etapas envolvidas em cada fase da reestruturação significa definir os caminhos a serem seguidos e as metas que devem ser conquistadas.

Cada conquista é o passaporte para ir à próxima etapa com segurança, estratégia e organização financeira. Além disso, o planejamento também considera possíveis crises, trazendo segurança ao processo.

Má gestão financeira

De nada adianta organizar as estratégias se o fluxo de caixa não estiver organizado. A saúde financeira do negócio é fundamental para o seu crescimento e a falta de controle traz sérios riscos ao trabalho.

Empréstimos bancários, alta dos juros e gastos inesperados com a gestão de pessoas são exemplos de obstáculos que podem arruinar não só o crescimento, como a empresa. Controle e consciência são palavras de ordem para não errar.

Tenha em mente que o crescimento de uma empresa é sempre influenciado por dois fatores, o externo e o interno. Os fatores externos são, de modo geral, incontroláveis e impactam a todo e qualquer negócio.

Já os fatores internos são aqueles que podem ser controlados. Empresas que permanecem em crescimento independentemente do cenário externo conduzem o negócio de forma favorável. Seus processos estão alinhados, seu time de colaboradores é engajado e suas ações são organizadas.

Seja qual for o seu objetivo empresarial, seja aumentar a produtividade, a agilidade, a sincronia ou alcançar resultados excepcionais, o segredo está em entender a sua organização de forma precisa. Faça o diagnóstico organizacional e identifique por onde começar a mudar. Baixe agora!

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket


Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?

Escolha a unidade Rhopen que vai te atender:

Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.