Dicas para você elaborar um bom planejamento estratégico empresarial

Saiba agora mesmo como elaborar um bom planejamento estratégico empresarial

O planejamento estratégico empresarial é o pilar que sustenta toda a organização, além de servir de estrutura para todas as atividades desempenhadas. Esse planejamento dá o direcionamento e agrupa todas as informações importantes para o negócio.

Já ouviu aquela história de que qualquer lugar serve para quem não sabe aonde vai? Esse desalinho não é bom para um empreendimento. Por isso, preparamos uma síntese do que você precisa fazer para determinar um planejamento excelente. Venha conosco e confira!

Defina os grandes objetivos

Quando abordamos o “objetivo” aqui, não estamos falando apenas sobre qual é o faturamento ou o lucro que a empresa quer gerar. Estamos falando de qual é o propósito da organização e o motivo por trás de sua atuação.

Por que a empresa existe? A resposta para essa pergunta deve ser um norte para todas as ações do negócio. Já que ela define o direcionamento das atividades empresariais, absolutamente tudo deve colaborar e combinar com esses tais propósitos.

Faça uma boa pesquisa de mercado

Você já sabe qual é o valor por trás da sua empresa e, também, por qual motivo a atuação dela deve se perpetuar no mercado, mas aqui entra um fator importantíssimo para que isso seja possível, o próprio mercado.

É fundamental conhecer a área de atuação, além de fatores econômicos. Saindo da escala macro, há determinações fundamentais e internas do negócio, como público-alvo e concorrência. Antes de qualquer coisa, é preciso levantar essas informações.

Ao saber quem são seus concorrentes diretos e indiretos, você pode aplicar práticas de sucesso na sua organização e se colocar no páreo na conquista de consumidores. Ao traçar as características do público-alvo, você sabe onde ele está e como se comunicar com ele.

Estabeleça metas factíveis

As metas são pequenos passos — em função do tempo — na direção do objetivo. Os grandes objetivos geram planos de ação, que criam mapas de desempenho, que por sua vez, são definidos para alcançar metas.

Um ponto de atenção importante, a gestão pode ser ousada, mas traçar metas impossíveis vai desanimar a equipe e tornar o trabalho frustrante.

É fundamental que todo o time cooperativo trabalhe a fim de cumprir o planejamento estratégico. Por isso, a comunicação eficiente do propósito deve ser pautada, isso também está nas mãos do RH.

Trace as diretrizes estratégicas

Falando da razão de ser da empresa, vamos à definição das diretrizes estratégicas. Visão, missão, valores, códigos de conduta, questões de responsabilidade social, todos esses fatores entram nesse hall.

Quanto mais clareza o negócio tiver nessas diretrizes — a palavra já diz tudo —, melhor são os processos e tarefas desempenhadas, pois eles estão alinhados ao propósito.

Essas diretrizes também colaboram na hora de fazer processos de recrutamento e seleção. Já que elas também falam sobre o fit cultural dos candidatos, a empresa deve contratar quem se identifica com as orientações estratégicas. Assim há pertencimento.

Otimize os processos do RH

O RH tem um papel fundamental no planejamento estratégico, pois essa gestão está constantemente em busca de melhoria dos processos e formas de alinhar o capital humano, tendo em mente os grandes objetivos e todas as diretrizes traçadas.

Principalmente para empresas que já iniciaram os trabalhos, mas ainda, não tem um planejamento e estratégia bem definidos, a estruturação do RH é o primeiro passo para iniciar o alinhamento das atividades.

Repare na importância dessa área: indicadores de desempenho, clima organizacional, retenção de talentos, comunicação interna, questões trabalhistas e custos envolvidos, entre tantos outros aspectos ficam sob responsabilidade do RH.

Conte com parcerias de qualidade

Planejar estrategicamente, bem como fazer manutenção desses planos, pode representar desafios árduos. Por isso, para dar o pontapé inicial, a recomendação é contar com expertise ao estruturar os Recursos Humanos e colocar a prática em cena.

Não espere que outros façam o trabalho para você. Só quem pode bater o martelo sobre o planejamento estratégico empresarial é a mente que alimenta os propósitos do negócio. No entanto, conte com a assistência em todos os outros aspectos, dando suporte e indicando a boa tomada de decisão.

Quer colaboração na hora de criar estratégias e aplicá-las? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *