19 de fevereiro de 2018

Aprenda como a metodologia OKR ajuda na produtividade da empresa!

Aprenda como a metodologia OKR ajuda na produtividade da empresa!

Metas complexas, difíceis de mensurar e avaliar: essa é a realidade de muitas empresas na atualidade. Porém, existem metodologias de gestão eficazes e que geram resultados, aumentando a produtividade da sua empresa. É o caso da metodologia OKR.

Entenda, neste artigo, como ela funciona e os benefícios que ela pode gerar para a sua organização.

Qual é importância de uma metodologia de gestão?

O mercado atual exige das empresas a adoção de metodologias de gestão eficazes no seu ambiente organizacional. Isso porque, é essencial que toda a empresa saiba aonde quer chegar e que todos os seus colaboradores entendam os seus papéis dentro da organização.

Porém, algumas metodologias têm se mostrado mais eficazes do que outras neste aspecto. É o caso da metodologia OKR, criada em 1970 pelo CEO da Intel, no Vale do Silício. O OKR se espalhou rapidamente e hoje é utilizado por diversas empresas de sucesso, como é o caso do Google.

O que é e como funciona a metodologia OKR?

OKR é uma sigla para Objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave, em português). A sua intenção é criar um alinhamento dos colaboradores de uma organização e o seu engajamento em torno de metas mensuráveis, que levam a organização a atingir os seus objetivos a longo prazo.

Ele funciona por meio do desdobramento de objetivos organizacionais em metas de equipe e individuais. A partir da definição dos objetivos, são estabelecidos de dois a cinco resultados-chave, mensuráveis objetivamente, que traduzem o conquista da meta inicial.

Esses objetivos e resultados-chave costumam ter uma duração de três meses, podendo ser avaliados semanalmente. Além disso, eles são definidos com a equipe, em vez de apenas repassados aos colaboradores.

Como essa metodologia é aplicada na prática?

Para ficar mais claro, imagine que a sua empresa busque aumentar as vendas. Para isso, ela define um objetivo para sua equipe de marketing: aumentar a visibilidade da organização nas redes sociais.

A partir da definição desse objetivo, a empresa estabelece três metas que devem ser atingidas nos próximos três meses.

Essas metas podem ser: aumentar em 30% o número de seguidores em sua página do Facebook, aumentar em 50% o número de posts divulgados em seu blog e aumentar em 35% o número de acessos no site institucional.

Quais as vantagens da metodologia OKR?

A metodologia OKR gera diversos benefícios para a sua empresa. Em primeiro lugar, ela é adaptável para qualquer tipo de organização, podendo ser implementada independentemente do tamanho e segmento de atuação da empresa.

Além disso, é uma metodologia clara e simples, o que poupa trabalho da sua equipe no que se refere ao estudo de métodos e técnicas mais complexas, como as tradicionais. Isso aumenta a velocidade do planejamento e simplifica a forma como a sua empresa coloca-o em prática.

Por contar com a participação dos colaboradores na definição de metas e objetivos, a metodologia OKR também aumenta o engajamento e motivação da sua equipe. Dessa forma, eles buscam atingir seus objetivos de forma mais eficaz. O resultado do trabalho também fica mais quantificável, aumentando a produtividade dos envolvidos.

Essa metodologia também facilita a comunicação e externalização das estratégias e objetivos a longo prazo da organização. Por ter como diretriz a reformulação dos objetivos a cada três meses, ela possibilita a criação de metas ágeis e atua como uma ferramenta de transformação cultural dentro da empresa, direcionando o negócio para um foco em resultados.

Gostou de aprender sobre a metodologia OKR? Então, compartilhe nas redes sociais e ajude outras empresas a melhorarem os seus métodos de gestão e potencializarem os seus resultados.

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