Foi o escritor francês Victor Hugo quem cunhou a frase “Nada mais poderoso que uma ideia cujo o tempo chegou”. Desde dezembro de 2019 o mundo passou a enfrentar uma crise que acelerou processos de mudança em todos os aspectos da vida e, em especial, no mundo do trabalho.
Neste cenário, a Terceirização de Mão de Obra Especializada ganha a devida importância como uma excelente solução para que empresas possam se adequar a este novo momento e continuar prosperando.
Neste post vamos abordar os benefícios que a Terceirização de Mão de Obra traz para o negócio. Esperamos que ao final da leitura, você tenha uma visão clara deste modelo de contratação e tenha mais segurança ao contratar serviços de Terceirização/Outsourcing. Acompanhe!
Você vai ver:
ToggleTerceirização de Mão de Obra é lei
Desde de 2004 o projeto de Lei n.º 4330 regulamentou a Terceirização de Mão de obra, também conhecida como Outsourcing, como uma prática de administração do trabalho. Na época, o projeto apresentava no texto a justificativa de que o modelo de contratação e gestão por terceirização já era uma realidade e que o projeto vinha para corrigir um atraso legislativo em relação às praticas usuais no mercado.
A partir daí estavam garantidos por lei os direitos dos trabalhadores terceirizados e as responsabilidades de empresas prestadoras de serviços de Terceirização de Mão de Obra. O PL estabeleceu também as responsabilidades das empresas contratantes da modalidade.
Em 2017 a legislação da Terceirização avança com a Lei n.º 13.429/2017, e passa a permitir que qualquer atividade da empresa seja terceirizada. Agora, mesmo aquelas atividades consideradas “fim”, relacionadas ao objeto principal da empresa, podem ser repassadas por meio do modelo de Terceirização de Mão de Obra.
O que é a Terceirização na prática
De maneira resumida, quando uma empresa “terceiriza a mão de obra”, ela contrata outra empresa para gerir a força de trabalho terceirizada. A empresa contratada se torna responsável pela mão de obra.
O modelo de Terceirização de Mão de Obra não gera vínculo empregatício entre a empresa contratante – que terceirizou – e os profissionais. Trata-se de um contrato estabelecido entre duas empresas, onde a responsabilidade pela contratação, pagamento e gestão dos funcionários é da empresa contratada para oferecer a mão de obra.
Acompanhamento e prevenção
Em alguns casos específicos a lei estabelece que a empresa contratante poderá ser chamada a arcar com o pagamento de terceirizados. É o caso, por exemplo, se a empresa contratada decretar falência e não puder cumprir com as suas responsabilidades perante os funcionários.
Para se precaver e aproveitar todos os benefícios da terceirização, é importante que a empresa contratante passe a fiscalizar as atividades da contratada. Desta forma, garante que todas as obrigações estejam em dia e que a qualidade do serviços prestados estejam de acordo com o que foi contratado.
Benefícios da Terceirização
Ganho de tempo e energia para focar na estratégia central da empresa sempre foi visto como o principal benefício da Tercerização. Com a transformação do cenário no mundo do trabalho desencadeada pela crise do Coronavirus, outros aspectos ganham mais relevância:
Contratação à distância
A Terceirização de Mão de Obra pode ser realizada à distância. Desta forma, é possível contratar profissionais de maneira remota e passar a contar com a execução de tarefas também de forma remota. Este modelo é muito comum nas áreas de Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos.
Redução de custos operacionais
Custos com Recrutamento e Seleção, Folha de Pagamento, encargos trabalhistas e Treinamento e Desenvolvimento ficam a cargo da contratada.
Priorização de investimentos
Com a amortização dos custos na contratação e gestão de mão de obra, a empresa contratante dos serviços de terceirização pode direcionar investimentos de maneira estratégica, privilegiando o negócio de maneira direta.
Profissionais já preparados
O core business de empresas que fornecem serviços de terceirização é disponibilizar para o mercado mão de obra especializada e preparada para produzir com qualidade e agilidade. Sendo assim, se a empresa contratante fez a escolha certa no mercado, vai receber profissionais de qualidade.
Segurança na contratação
Todo o processo de contratação de profissionais, do Recrutamento e Seleção à assinatura de contrato é de responsabilidade da Terceirizada.
Alinhamento ao cumprimento das leis
É de responsabilidade da empresa contratada garantir que estão sendo respeitados todos os direitos trabalhistas. A contratação deve seguir todas as normas exigidas pela legislação.
Economia de tempo
A Terceirização de Mão de Obra é um modelo ágil de contratação que facilita a entrada de novos colaboradores nas linhas de produção. Assim, a empresa contratada pode usufruir mais rapidamente dos ganhos de aquisição de colaboradores.
Facilidade de substituição
Em caso de necessidade, a substituição de funcionários acontece de forma acelerada já que a empresa terceirizada conta com disponibilidade de mão de obra em banco para reposição.
Avaliação de competência
A Terceirização também pode servir como um período de testagem de profissionais. É comum empresas terceirizarem profissionais por um tempo e depois primarizarem esses profissionais após este período de avaliação.
Modelo prático
Como foi dito, é provável que diante de um cenário pós pandemia a Terceirização de Mão de Obra se consolide como um modelo ainda mais prático e usual. Mas é fundamental que o processo de seleção e contratação de uma empresa especializada seja conduzido com atenção e cautela.
Esperamos que tenha ficado claro quais são os benefícios da Terceirização. Para continuar recebendo mais conteúdo sobre Gestão de Recursos Humanos, Carreira, Mercado de Trabalho e Tecnologia, assina a nossa newsletter.