Definir metas é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa, mas nem sempre os líderes fazem isso da forma correta. Muitos gestores estabelecem objetivos vagos ou impossíveis de serem alcançados, fazendo com que a organização tenha resultados muito abaixo do esperado. Contudo, existe uma boa maneira de resolver esse problema: aplicar a metodologia SMART.
Muita usada em coaching e gestão de negócios, essa ferramenta ajuda a estabelecer objetivos extremamente diretos, que não deixam espaço para suposições ou dúvidas. Trata-se de um acrônimo de cinco palavras que são a chave para transformar qualquer desejo em uma meta alcançável.
Quer saber mais? Acompanhe o post e confira tudo sobre a metodologia!
Você vai ver:
ToggleOs cinco atributos da metodologia SMART
As cinco palavras, em inglês, que formam os objetivos SMART são Specific (específico), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Relevant (relevante) e Timely (temporal). Uma meta adequada deve respeitar essas cinco regras simultaneamente. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.
Específico (S)
Traçar objetivos específicos evita a autossabotagem e facilita a conquista de bons resultados. Por exemplo: em vez de “comprar um carro”, prefira “comprar um carro 1.0, com quatro portas, câmbio manual, na cor prata e até dois anos de uso”.
Mensurável (M)
Tenha indicadores exatos para avaliar seus resultados. Apenas definir que a empresa seja mais rentável no mês seguinte não é suficiente. É preciso estabelecer “quanto a mais” o negócio deve faturar: 10 mil reais? 20 mil? 100 mil? Sempre traduza seus objetivos em números!
Alcançável (A)
Pensar grande é ótimo, mas jamais defina metas impossíveis de serem atingidas. Caso contrário, você nunca experimentará a sensação de dever cumprido e se sentirá frustrado.
Relevante (R)
Por outro lado, definir objetivos fáceis demais acaba tirando sua relevância. Quando uma pessoa ou equipe precisa superar limites para atingir uma meta, ela terá grande valor quando for conquistada.
Temporal (T)
Toda meta precisa ter prazo para conclusão. Mesmo pessoas disciplinadas rendem mais quando definem um período de tempo para conquistar um objetivo. Em vez de “perder peso”, é muito melhor definir como meta “perder 5 kg em 30 dias”.
Aplicação da metodologia SMART no ambiente corporativo
Para aplicar a metodologia SMART em uma empresa é preciso que os líderes tenham coerência ao estabelecer diretrizes. Cada objetivo precisa estar alinhado com o propósito da organização. Caso contrário, eles perderão relevância entre os colaboradores, o que prejudicará o engajamento da equipe e os resultados finais dos projetos.
Com isso, bastará respeitar as regras citadas anteriormente para a criação de metas efetivas. “Abrir quatro filiais na cidade de São Paulo no prazo de 12 meses” ou “Aumentar em 40% as vendas de carros compactos até o mês de outubro” são bons exemplos de objetivos específicos e atingíveis, que seguem todos os atributos propostos pela metodologia SMART.
Benefícios da metodologia SMART para o negócio
Seguir as regras SMART na definição de metas traz muitos benefícios para a rotina de um negócio. Confira abaixo os principais.
Organiza as ações da empresa
Ter objetivos específicos e com prazo para conclusão faz com que os processos de trabalho sejam muito mais organizados. Afinal, os funcionários sabem exatamente o que devem fazer e onde devem chegar, o que facilita a execução das tarefas e a entrega de resultados.
Reduz o tempo de execução das tarefas
Metas bem definidas evitam que as equipes percam tempo pensando em como realizar as atividades da melhor forma. Afinal, todo o caminho já está traçado: basta seguir o planejamento. Isso representa um ganho precioso no tempo de finalização dos projetos.
Aumenta a produtividade
Com processos mais organizados e eficientes, o aumento da produtividade das equipes é uma consequência natural. Além disso, recompensar os colaboradores a cada meta atingida é uma ótima forma de deixá-los ainda mais motivados.
Como fazer Metas SMART na prática?
A metodologia SMART é muito prática e fácil de ser planejada, caso você esteja em uma posição de liderança, construa junto com a sua equipe, assim a metodologia fica mais realista e mais fácil de ser executada.
(S) Específico
Para definir os objetivos específicos, é necessário realizar as seguintes perguntas:
- O quê? Defina o objetivo final
- Por quê? Explique por que esse objetivo é importante
- Quem? Defina os responsáveis por cada tarefa e meta.
- Onde? Defina o lugar onde o objetivo está inserido.
- Como? Defina quais os critérios necessários para chegar no objetivo final.
(M) Mensurável
Nessa etapa são definidos os indicativos mensuráveis.
- Quanto tempo demora até essa meta ser concluída?
- Qual o resultado que é esperado ao final da meta? (Ex: Aumentar 50% nos indicadores. Esse tipo de pergunta só deve ser feito quando a meta é mensurável)
(A) Atingível
Nessa etapa, caso esteja realizando com a sua equipe, as metas SMART devem ser realizadas de acordo com a opinião do time. Para isso, faça perguntas como:
- Esse objetivo está sendo realista com a atual situação da equipe?
- Conseguimos atingir esse objetivo nesse prazo?
Aqui, o líder deve levar em consideração a opinião da sua equipe de forma sincera e empática, dessa forma, os colaboradores ficarão mais engajados e dispostos para concluir o objetivo final.
(R) Relevante
Quando falamos de relevância, estamos refletindo sobre o quanto essa meta será benéfica para a equipe e consequentemente para a empresa. É necessário pensar sobre o quanto esse objetivo faz sentido para o momento atual da empresa e se ela é prioridade para a corporação como um todo nesse momento.
Nesse momento, coloque a equipe para definir as suas prioridades de rotina, se a meta tiver grande urgência e prioridade, será necessário que os colaboradores repensem as suas tarefas de modo com que os objetivos sejam alcançados dentro do prazo estipulado.
(T) Temporal
Toda meta deve ser ter um prazo, para isso seja realista com a sua equipe.
Erros que devem ser evitados ao aplicar essa metodologia
Não conhecer a realidade da empresa
Um motivo fundamental é determinar metas que sejam alcançáveis. Sua empresa e você podem ter um grande engajamento, com ações possíveis de serem atingidas. Primeiramente, tenha em mente a realidade da sua empresa e defina o que é possível alcançar no momento. Tenha em mente que estabelecer metas inalcançáveis pode tirar a sua motivação e a da sua equipe.
Não fazer um planejamento
Nesse item, não menos importante, verifica-se a necessidade de seu planejamento ser temporal. Ou seja, é preciso ter um prazo para ser finalizada. Dessa forma, você e sua equipe saberão como se organizar para alcançar a meta dentro do prazo estabelecido.
Não contar com o engajamento dos colaboradores
É primordial que sua meta seja específica, direta e muito bem definida. No ambiente corporativo, é essencial que ela seja clara para que todos os colaboradores se engajem e é preciso direcionar a sua equipe para o caminho certo até alcançar o objetivo definido.
Não mensurar os resultados
Já foi experimentado em estudos de gestão e liderança que colaboradores, quando mensurados, são mais eficazes nos resultados. No entanto, não espere mais para efetuar essa prática. Caso contrário, os resultados poderão ser opostos do que foi programado.
Estabeleça o hábito de acompanhar suas metas todos os meses. E o melhor é que essa metodologia serve igualmente para atingir e organizar as suas metas pessoais, aumentando suas oportunidades de sucesso, não somente no âmbito profissional, mas também em equilíbrio com os seus sonhos de vida. Por isso, não deixe de mensurá-los.
Não adequar os pontos já existentes
Olhe para o interior da organização, analise seus pontos fracos e fortes e observe quais recursos hoje são pouco utilizados e podem otimizar suas ações para alcançar o que espera. Caso não realize as adequações necessárias, os problemas serão sempre os mesmos, dando margem para erros totalmente reversíveis.
Chegamos ao fim do nosso post sobre a metodologia SMART! Agora que você já sabe os detalhes dessa poderosa ferramenta, é hora de aplicar esse conhecimento na sua empresa. Fique atento a todos os fatores que envolvem a criação de metas efetivas e mãos à obra!
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