Foi-se o tempo em que o setor de Recursos Humanos era exclusivamente operacional nas organizações. Com a mudança nas relações de trabalho, o departamento vem se tornando cada vez mais estratégico, e isso passa por apresentar resultados de forma eficiente. Por isso, é de suma importância que a equipe saiba como calcular ROI em RH.
O ROI é um dos principais KPIs (key performance indicators) do mundo corporativo, ou seja, uma métrica importante para avaliar o sucesso de um negócio. Para saber tudo sobre o conceito e como fazer esse cálculo, acompanhe o artigo!
Você vai ver:
ToggleO que é ROI?
A sigla ROI significa return on investment, ou retorno sobre o investimento, em português. É uma métrica já popular em setores como vendas e marketing, e que se tornou fundamental também nos processos de RH.
Como o próprio nome já diz, esse KPI avalia quanto a empresa ganhou ou perdeu ao investir em determinado projeto. O resultado se dá em forma de porcentagem, o que permite uma leitura consistente dos lucros e prejuízos das ações tomadas pela organização.
Esses dados são importantíssimos em uma gestão com foco em crescimento, pois ajudam a identificar falhas, oportunidades e ameaças.
Como aplicar o ROI no RH?
Em Recursos Humanos, utiliza-se o ROI para planejar ações de gestão de pessoas. Com isso, é possível fortalecer o capital humano da empresa e, assim, alavancar seus resultados. Entre as atividades que devem ter seus retornos calculados, podemos citar:
- investimento em softwares de automação;
- programas de treinamento;
- onboarding de novos colaboradores;
- retenção de talentos;
- saúde, segurança e bem-estar;
- processos seletivos;
- ações de engajamento;
- salários, benefícios e bônus.
Retornos tangíveis, como aqueles sobre os salários e benefícios, são mais simples de medir, uma vez que todas as variáveis envolvem números absolutos. Já no caso de benefícios mais subjetivos, é preciso definir métricas para possibilitar o cálculo.
Por exemplo: ao calcular o ROI de um treinamento, o ideal é avaliar a evolução nos resultados da equipe depois da atividade. Assim, você obtém números importantes que validam a análise do KPI.
Como fazer esse cálculo?
A fórmula para calcular o ROI em RH é bem simples:
ROI = [(benefício recebido – total investido) ÷ total investido] x 100
Para compreender melhor, pense em uma situação real:
Uma empresa investiu 4 mil reais em um processo seletivo. Passado um mês, o colaborador contratado teve ótimo desempenho e gerou 20 mil reais de lucro líquido para o departamento. Assim:
ROI = [(20 – 4) ÷ 4] x 100
ROI = [16 ÷ 4] x 100
ROI = 4 x 100
ROI = 400%
Qual é a relevância de calcular o ROI em RH?
Em muitos casos, o RH é mais visto pelos custos que gera que pelos resultados apresentados. Calcular o ROI é muito importante para mudar essa visão entre os colaboradores e líderes da empresa. Isso traz protagonismo para o departamento, já que ele passa a ter sua importância estratégica reconhecida na organização.
Além de mostrar em números o retorno de cada processo seletivo, treinamento ou evento, o ROI é uma ótima ferramenta de autoavaliação para o RH. A partir desses dados, é possível verificar o que vem dando certo e quais processos precisam ser ajustados, a fim de melhorar o desempenho constantemente.
Essas foram as nossas dicas sobre como calcular ROI em RH. Agora, basta aplicar o que você aprendeu no dia a dia. Com os indicadores corretos, certamente os resultados do seu negócio vão subir para outro patamar. Mãos à obra!
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