Em linhas gerais, o código de conduta de uma empresa é uma forma de promover a consolidação da sua cultura organizacional, a cooperação entre os colaboradores e a definição de regras para ações que devem ser tomadas para o sucesso das tarefas e o bem-estar de todos.
Nesse sentido, ele apresenta-se como um aspecto bastante significativo para, por exemplo, realizar a gestão de empresas inovadoras. Afinal, por meio dele é viável trabalhar com ferramentas relevantes para corporações atuais que têm uma cultura mais aberta e transparente — o que contribui para valorizar a autonomia dos profissionais e, por isso, gerar mais engajamento.
A fim de que ele seja elaborado de maneira justa, consciente e empática, é necessário seguir alguns passos que são primordiais. Dessa forma, além de melhorar a comunicação entre setores, é possível criar uma atmosfera de confiança entre os integrantes das equipes.
Neste artigo, vamos expor os itens necessários para fazer o código de conduta de uma empresa de forma eficiente. Confira!
Você vai ver:
ToggleCriar um comitê
O código de conduta de uma empresa só gera benefícios para todas as partes envolvidas. Para que ele seja elaborado com qualidade, é fundamental que se crie um comitê responsável por fazer e manter essas regras no cotidiano dos profissionais.
Os integrantes desse comitê precisam ter uma visão sistêmica da corporação e conhecer o perfil dos colaboradores, com o objetivo de tomar decisões certeiras que vão, de fato, gerar melhorias no ambiente corporativo.
Definir o conteúdo
Após criar o comitê, é necessário definir os conteúdos a serem discutidos. Isso significa fazer uma análise detalhada das condutas que estão sendo adotadas na corporação, verificar o que está sendo positivo e o que já não é tão produtivo em termos econômicos e referentes ao bem-estar dos colaboradores.
Feito isso, fica mais fácil realizar propostas de mudanças de conduta e de aprimoramento de antigos comportamentos que já estavam gerando bons resultados. Com isso, o comitê deve reunir o maior número de ideias que forem sugeridas para que sejam discutidas em conjunto no momento posterior.
Discutir a proposta
Nessa etapa, temos um comitê consciente do estado atual da empresa e de seus colaboradores. Também já existem propostas que foram sugeridas pelos integrantes visando elaborar um novo código de conduta que atenda às necessidades de todos e promova o crescimento da entidade e a satisfação dos funcionários.
Para que o resultado seja positivo, convém o código de conduta ser claro e informar as punições e as bonificações ao se descumprir ou cumprir as regras, respectivamente. Além disso, ele precisa ser de simples compreensão e acessível a todos, afinal, só se pode cobrar um comportamento quando o indivíduo tem conhecimento de sua causa e dos seus efeitos.
Colocar em prática
Por fim, com o código de conduta estabelecido, é o momento de colocá-lo em prática. Aqui, deve ser feito o alinhamento dos direitos e deveres de cada setor e das áreas que ficarão responsáveis por manter essas regras — geralmente, a responsabilidade é do próprio comitê. Também devem ser definidas datas para a realização de reuniões que visam à apresentação de feedbacks, de modo a observar se o que foi determinado está dando certo.
Como vimos, o código de conduta de uma empresa é de extrema importância para que ela se mantenha competitiva no mercado, gere melhores resultados, promova maior satisfação e alinhamento entre os colaboradores e tenha capacidade de ser proativa. Logo, independentemente do porte da corporação, é crucial elaborar um código de conduta eficiente.
Então, que tal elaborar seu código de conduta agora mesmo? Entre em contato conosco e conte com uma equipe visionária e competente que vai ajudá-lo a multiplicar seus resultados!