27 de junho de 2022

Como desenvolver soft skills na equipe?

Como desenvolver soft skills na equipe? Confira 3 dicas!

Por muito tempo as habilidades técnicas e experiências eram os únicos critérios que determinavam se um candidato seria contratado ou não. No entanto, ao longo dos anos, as empresas perceberam que havia outro aspecto muito importante a ser considerado: o comportamento. Por isso, é de suma importância saber como desenvolver soft skills na equipe.

Mas, o que exatamente são as soft skills? Por se tratar de um conceito relativamente recente, muita gente tem dúvidas na hora de colocá-lo em prática. Pensando nisso, listamos neste post algumas dicas essenciais para você ficar por dentro do assunto. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que são soft skills?

As soft skills são as habilidades comportamentais ou sociais de um profissional. Por estarem relacionadas à personalidade do indivíduo, são muito mais difíceis de treinar que as competências técnicas (hard skills). Por exemplo: com estudo diário, qualquer pessoa pode aprender a falar um idioma ou operar um software. Já a desenvoltura na comunicação costuma ser uma habilidade inata, que leva muito mais tempo para ser desenvolvida.

As soft skills são muito importantes para o dia a dia do colaborador dentro da organização. Afinal, são elas que definem como a pessoa vai se relacionar com seus colegas e lidar com situações de pressão ou conflito. 

Quais soft skills são diferenciais ao contratar?

Muitos recrutadores priorizam as habilidades sociais na hora de realizar qualquer contratação. Segundo o relatório Global Talent Trends do LinkedIn , 92% dos profissionais de aquisição de talentos relataram que as soft skills são tão ou mais importantes para contratar do que as hard skills. Dessa forma, configurando algumas soft skills exigidas pelo mundo corporativo, como:

  • cooperação (trabalho em equipe);
  • comunicação;
  • gestão do tempo;
  • análise crítica;
  • resolução de problemas;
  • inteligência emocional.

Como analisar soft skills durante uma entrevista? 

A primeira vista pode parecer fácil para o recrutador, porém analisar competências técnicas são muito mais fáceis, por serem mensuráveis, dessa forma, testes podem ser aplicados para a avaliação. 

Já as habilidades sociais são muito mais complexas para serem detectadas de vista, para isso, surge a necessidade de aplicar perguntas certeiras que permitam identificar através da respostas dos candidatos às suas habilidades.

 

Como desenvolver soft skills na equipe?

Por mais que as soft skills sejam mais difíceis de desenvolver que as hard skills, essa tarefa se torna possível se forem utilizadas as ferramentas certas. Veja a seguir as principais maneiras de direcionar o comportamento dos seus colaboradores.

1. Ofereça treinamentos e defina metas

Plataformas de e-learning e gamificação são ótimos recursos para desenvolver treinamentos de soft skills. Por utilizarem uma linguagem lúdica, as aulas se tornam mais interessantes para os alunos, o que ajuda a reforçar o aprendizado.

É importante que esses treinamentos tenham metas alinhadas a situações reais. Se o intuito é capacitar a equipe para lidar com pressão, a atividade deve ser elaborada de modo a simular esse tipo de situação.

Outro ponto de atenção é a avaliação dos resultados. Eles precisam ser convertidos em notas ou pontuações para que haja uma métrica consistente na análise comportamental de cada colaborador.

2. Trabalhe uma soft skill por vez

Tentar trabalhar todas as soft skills de uma só vez não é a melhor saída para desenvolver a equipe. Se isso acontecer, o volume de informação será grande demais, o que pode confundir os funcionários e fazer com que eles não aprendam nada.

Foco é a palavra-chave. Treinamentos de 5 a 10 minutos abordando uma única competência são muito mais efetivos que longos cursos com conteúdo vasto. Com aulas curtas, o aprendizado e a retenção de informações se tornam muito mais eficazes.

3. Dê autonomia aos colaboradores

Quando um funcionário começar a sugerir novas ideias e ser mais participativo nos projetos da equipe, estimule essa atitude. É isso que faz um profissional crescer e se tornar capaz de alçar voos maiores na carreira. Mostrar apoio nesses momentos cria uma relação de confiança entre líderes e colaboradores. Assim, eles se sentem motivados e melhoram suas soft skills de independência e liderança.

Essas foram as nossas dicas sobre como desenvolver soft skills na equipe! Agora que você já está por dentro do assunto, é hora de colocar o que aprendeu em prática. Planeje treinamentos e observe o comportamento de cada funcionário no dia a dia. Assim, será possível tomar as atitudes certas para montar um time mais capacitado.

Quais as ferramentas utilizadas para desenvolver soft skills na equipe?

Hoje em dia é fundamental que as empresas estimulem os seus colaboradores a se desenvolverem constantemente, esse tipo de atitude fomenta um desenvolvimento mútuo, permitindo com que os seus colaboradores alavanquem seu rendimento, e consequentemente, os resultados da empresa.

Com isso surgem maneiras que ajudam empresas a estimularem o crescimento de seus colaboradores e selecionamos as duas principais mais utilizadas:

PDI – Plano de desenvolvimento individual

Esse tipo de plano permite com que os colaboradores, em comum acordo com os seus gestores, planejam-se para a realização de desenvolvimentos das suas habilidades. Os objetivos e metas são definidos, e com isso o próprio colaborador busca os meios de cumprir as etapas e tarefas enquanto, ao mesmo tempo, é acompanhado do seu coordenador.

Palestras e workshops

Workshops e capacitações não são dinheiro jogados fora, muitos gestores acreditam que realizar capacitações são onde as pessoas jogam o tempo fora, ficando improdutivas. Mas não funciona assim!

 

O resultado não é imediato, leva algum tempo até os profissionais digerirem o conteúdo e agregá-lo a sua rotina. Dessa forma, empresas que agregam valor profissional aos colaboradores, acabam influenciando positivamente, não apenas  a sua vida profissional, mas também na vida profissional. 

 

Como recrutar candidatos com as soft skills certas?

Sabemos que boas contratações são difíceis de serem realizadas, por isso criamos a solução certa para você! 

Gaste energia com o que é lucrativo para o seu negócio e deixe os processos de admissão com a gente!

A Rhopen solucionou os obstáculos e as dificuldades existentes no mercado de contratar profissionais com as soft skills certas para o seu negócio, gerando excelência na hora de realizar as contratações

Sabemos que você não tem processos bem definidos na hora de realizar a contratação da sua empresa, gerando atrasos e contratações de má qualidade.

RHOPEN é especialista em processos de admissão, juntando a experiência de 11 anos de mercado, encontramos a solução perfeita agilizar processos de admissão.

Quer realizar contratar profissionais qualificados para a sua empresa?

[button size=”medium” style=”primary” text=”CLIQUE AQUI” link=”https://conteudo.rhopen.com.br/apo-rhopen” target=””]

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket


Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?

Escolha a unidade Rhopen que vai te atender:

Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.