O planejamento estratégico é o norte para todas as ações de um negócio. Podemos dizer que ele é o caminho que é traçado rumo ao grande objetivo da empresa. Nesse esquema, o propósito é alçado e metas aparecem para alcançá-lo, por isso ele é tão importante para o desenvolvimento de ações e engajamento da equipe.
Pensando nisso, hoje vamos falar sobre como planejar estrategicamente para evitar erros e adotar métodos de melhoria contínua, evoluindo dia após dia, perpetuando, assim, o trabalho da empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Veja, a seguir, os resultados de um plano bem estruturado!
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ToggleClareza nos objetivos e metas
Você já ouviu aquela famosa frase: “quem não sabe para onde quer ir, aceita qualquer caminho”? É um bom argumento para falar sobre planejamento estratégico. Toda empresa tem valores em seu DNA e políticas que direcionam todos os procedimentos. A pergunta aqui é: com qual propósito? Ao planejar estruturalmente, fica bem claro quais são os objetivos a longo prazo e quais metas devem ser alcançadas para chegar lá.
Base para a tomada de decisão
O planejamento estratégico dá poder para que a gestão compare o que está sendo feito com o que foi decidido, além de criar um panorama para a interpretação dos resultados. Você pode, literalmente, comparar as ações ao que era esperado, fazendo o mesmo com as metas e os reais resultados.
A partir daí, você toma decisões de melhorias, reavalia cenários e consegue julgar com precisão as medidas cabíveis, sempre sendo orientado pelos grandes objetivos do negócio. O que realmente colabora para o seu business, segundo a sua estratégia, para alcançar o que é desejado? Sem planos, não existem bases para tomar boas decisões.
Mapeamento das ações
É importante deixar claro onde quer chegar e, além disso, como vai fazer para que isso se torne realidade. Assim, metodologias — que traduzem objetivos em atividades — são definidas. Uma empresa que tem ações bem mapeadas, tem também um bom fluxo de trabalho, visto que todas as possibilidades já foram previstas e resolvidas.
A definição de metas concerne ao alcance de um propósito em função de um certo tempo. Ao decidir que a empresa vai crescer X porcento em Y anos (pesquisando tudo que se precisa para determinar essa meta), por exemplo, a direção estabelece um passo a passo para atingir tal objetivo. Isso se reflete nas ações cotidianas, bem como na postura do negócio no mercado.
Envolvimento da equipe
Reter talentos, engajar o time, fazer uma comunicação transparente e incentivar a equipe: tudo isso pode ser um desafio na gestão de pessoas. Entretanto, quando o planejamento está bem definido, todas as áreas são beneficiadas, desde o RH até a linha de frente. O processo de alinhamento começa desde o primeiro trabalho, na seleção.
O fit cultural deve estar estabelecido e os métodos a serem usados são definidos com base no que é realmente importante. A equipe fica por dentro do que o negócio pretende com sua atuação e é envolvida pela atmosfera do alcance dessas metas. O reconhecimento desses colaboradores reafirma esse comportamento — tudo isso previsto pelo planejamento.
Processos bem estruturados
Imagine: há um objetivo maior (fazer da empresa uma referência em tal assunto, tornar sua atuação perene e ser líder do mercado), que se desdobra em metas menores, como estabelecer arquétipos para o marketing, fortalecer a presença digital, expressar os valores da empresa e criar um diferencial competitivo para se destacar da concorrência.
As equipes e o cotidiano da empresa trabalham com essa visão, enquanto a gestão acompanha as métricas, decidindo sobre o que deve ser mantido e o que precisa ser ajustado. Se isso não está acontecendo, é hora de rever o seu planejamento estratégico: é elementar e altamente necessário.
Lembre-se de que melhorar os resultados depende do quão alinhado o negócio está. Quem faz a direção deve estar atualizado sobre tudo de seu mercado de atuação, além das melhores práticas e movimentos da área: assine a nossa newsletter e fique por dentro do que há de melhor!