O setor de RH possui diversas responsabilidades, incluindo a manutenção de um ambiente propício ao trabalho e à promoção da motivação e engajamento dos colaboradores nas suas tarefas diárias. Porém, além dessas atribuições, também é papel dos gestores de RH atuar de forma a melhorar a comunicação interna da organização como um todo.
Isso pode trazer diversas vantagens, tanto para a rotina corporativa quanto para o posicionamento estratégico de mercado. Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre esses benefícios e dar dicas de como melhorar a comunicação com a equipe na sua empresa. Vamos lá?
Você vai ver:
TogglePor que melhorar a comunicação interna?
O diálogo e a comunicação são essenciais para garantir bons resultados. Ao aperfeiçoar a comunicação interna, há uma melhora no engajamento e motivação dos funcionários de uma empresa como um todo.
Isso ocorre pois os colaboradores adquirem mais consciência sobre suas funções e passam a compreender melhor a importância do trabalho que desenvolvem. Além disso, uma comunicação aberta possibilita que eles participem da tomada de decisão referente ao seu próprio trabalho, o que permite que eles escolham formas de trabalhar mais coerentes e adequadas ao seu perfil profissional.
A melhoria na comunicação interna também viabiliza o crescimento da organização, uma vez que os colaboradores se sentem mais livres para transmitir suas necessidades e dificuldades aos gestores. Eles passam a dar mais feedbacks, demonstrando os pontos de desenvolvimento dos seus colegas e propondo soluções para os possíveis problemas corporativos.
De que forma os gestores de RH podem melhorar a comunicação com a equipe?
O primeiro ponto para melhorar a comunicação interna de uma organização é a transparência. Os gestores de RH podem atuar na divulgação dos valores, objetivos estratégicos, metas e indicadores da empresa. Dessa forma, todos os colaboradores e gestores passam a ter mais clareza sobre o que é esperado deles.
Além disso, o gestor de RH deve atuar na capacitação de líderes e colaboradores, principalmente no que se refere à criação de uma cultura de feedback.
Existem técnicas específicas para dar e receber feedback de forma que eles tenham um impacto positivo na organização. A promoção desse comportamento permite que gestores e equipes se comuniquem mais abertamente em relação ao desempenho um do outro, aumentando a consciência sobre seus pontos fortes e áreas que devem ser aperfeiçoadas.
O gestor de RH também pode atuar na criação e implementação de canais de comunicação interna que atendam às necessidades da organização. Intranet, redes sociais corporativas, softwares de mensagens instantâneas e newsletter são alguns exemplos. O gestor é o profissional mais capacitado para identificar e escolher a ferramenta adequada à realidade da empresa.
Por que contratar uma assessoria?
Uma das formas para promover uma comunicação interna mais eficaz é por meio da contratação de uma assessoria com essa finalidade. Esse serviço atua como um parceiro do gestor de RH na melhoria da comunicação da sua organização.
Isso porque uma assessoria conta com profissionais capacitados e experientes no trabalho com empresas e diagnóstico das suas necessidades. Dessa forma, eles podem trazer para o gestor de RH uma visão externa e diferenciada sobre os seus problemas e necessidades da empresa.
Com isso, a assessoria auxilia na promoção de soluções mais eficazes para o seu setor de RH. Uma assessoria também dá suporte para a tomada de decisão do gestor de RH, já que fornece insumos para que esse processo ocorra de maneira mais assertiva.
Portanto, os gestores de RH possuem um papel central na melhoria da comunicação da empresa. Atuar nesse sentido significa aumentar a produtividade e engajamento dos seus colaboradores, gerando mais resultados para a organização.
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